móveis de área externa Mac

6 tendências da arquitetura e design para ficar de olho

As tendências ditam o tom da arquitetura e design e determinam como os espaços pessoais podem definir estilos de vida. Estar atento a essas tendências é essencial para criar ambientes modernos, agradáveis e que reflitam a personalidade de seus clientes.

Pensando nisso, listamos algumas das mais importantes tendências de arquitetura e design para ficar de olho em 2016. Confira!

1. Espaços abertos

O conceito de espaços abertos e integrados está com tudo na arquitetura e design! A demarcação de espaços entre quartos, salas e cozinha não precisa mais ser definida por portas e paredes. Em vez disso, mudanças sutis de cores, texturas e tipos de pisos criam essa sensação de diferentes espaços, dando maior fluidez entre os ambientes.

O conceito de espaço aberto ainda deixa a casa com uma impressão de mais espaço, facilitando a circulação pelos ambientes.

6 tendências da arquitetura e design para ficar de olho
Spa da Casa da goianiense Karine Espírito Santo / Casa Cor GO

2. Integração de ambientes internos e externos

Ainda seguindo a tendência de espaços abertos, a integração entre os ambientes externos e internos será ainda maior. Essa tendência vale tanto para casas residenciais quanto para os escritórios comerciais.

O que antes eram paredes e pequenas portas de acesso para a área externa viram grandes janelas de vidro, que possibilitam aos cômodos internos se integrarem a parte externa da residência, trazendo mais luminosidade e vida para os ambientes.

Outra grande tendência nesse sentido são jardins internos, onde é possível criar um ambiente confortável para receber visitas ou relaxar sem sair de casa.

3. Design funcional

A palavra de ordem nessa tendência é adaptabilidade. Cada vez mais, é possível observar cômodos sem um propósito definido, justamente para que as pessoas consigam transformar um ambiente em outro de forma fácil e sem que sejam necessárias grandes reformas.

O design funcional, por exemplo, permite adaptações fáceis em qualquer cômodo da casa e tornou-se uma excelente opção para casais que pretendem ter filhos no futuro, mas não querem sair do local em que moram atualmente.

newhouseimages
Sala da Licença / newhouse images

4. Casas inteligentes

Já ouviu falar em automação residencial? Essa é uma grande tendência de arquitetura e design, impulsionada pela difusão de gadgets e da conectividade à internet.

As casas inteligentes são conectadas a esse tipo de tecnologia de forma que as pessoas possam realizar diversas atividades pelos seus smartphones, como apagar ou acender as luzes ou, até mesmo, programar o termostato para manter uma temperatura agradável no ambiente.

maxresdefault

5. Design consciente e sustentável

As mudanças de mentalidade em relação ao consumo e ao planeta como um todo também influenciam diretamente na arquitetura e no design. Por isso, construções que prezam pela sustentabilidade e economia de energia serão cada vez mais solicitadas.

Ainda nesse sentido, a demanda por materiais e itens de decoração amigáveis ao meio ambiente aumentará! Tudo isso, claro, unindo muito conforto e um design funcional.

6. Ambientes de personalidade

Por fim, ambientes que reflitam a personalidade e o estilo de vida de seus moradores estarão cada vez mais em alta. Isso quer dizer que não existirá mais apenas uma tendência ou orientação de estilo em uma residência, e sim, uma combinação de materiais, objetos, cores e texturas, que criem ambientes que consigam transmitir a identidade da pessoa.

De forma geral, a simplicidade e a funcionalidade são as duas tendências que estão ditando a arquitetura e design nos próximos tempos. Tanto as construções quanto a decoração de ambientes deverão facilitar ao máximo a vida das pessoas e fazer com que elas se sintam bem e relaxadas em suas residências e locais de trabalho.

Ana Campos Décor / Florianópolis SC
Ana Campos Décor / Florianópolis SC

Não perca mais nenhuma tendência e novidade arquitetura e design! Assine nossa newsletter e receba mais dicas como essa!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply