7-dicas-de-estampas-para-decoracao-de-ambientes.jpeg

7 dicas de estampas para decoração de ambientes

Cores neutras e tecidos lisos, foi-se o tempo em que decoração de bom gosto era sinônimo de estilo minimalistas. O colorido, as cores fortes e as estampas para decoração de ambientes estão de volta. Se bem utilizadas, elas podem trazer estilo e charme para a casa.

Então, se você está pensando em mudar sua decoração ou quer entender essa tendência, continue a leitura. No artigo de hoje, traremos uma série de dicas incríveis! Vamos lá?

1. Listras

 

Linha Vida Boa com almofadas estampadas decoram o projeto da arquiteta Ana Campos de Florianópolis
Linha Vida Boa com almofadas estampadas decoram o projeto da arquiteta Ana Campos de Florianópolis

 

Vamos começar por essa estampa bem tradicional, mas que a maioria das pessoas tem receio de utilizar: as listras. Para quem está começando a se aventurar na composé — mistura de estampas em um mesmo ambiente — optar por estampas que trazem conforto visual, mas que cumprem a função de destacar um elemento é a melhor escolha.

Por serem simétricas, as listras permitem diversas combinações e misturas, vão bem com outras estampas e objetos menores. Além disso, listras horizontais e verticais passam a sensação de amplitude dos ambientes.

2. Estampas personalizadas

A produção digital está cada vez mais abrangente e já chegou às estamparias — atualmente é possível fazer estampas personalizadas nos tecidos.

A estamparia digital permite que o cliente escolha a cor, os padrões e os modelos, produzindo, assim, trabalhos únicos. De fotos a desenhos feitos à mão, independentemente da sua escolha, esse recurso agrega originalidade aos projetos de decoração.

3. Bolinhas

 

Imagem de Poltrona Vintage com estampa em bolinhas

 

Se você prefere ou está em busca de um estilo mais vintage, uma das melhores opções é a famosas estampa de bolinhas, também conhecida como polka dots ou petit.

A própria estampa é muito versátil, pois pode apresentar diversos tamanhos e cores. Mas não para por aí, ela consegue dar um charme bem especial aos espaços, seja revestindo uma parede ou em detalhes, como almofadas e roupas de cama.

4. Estampas de animais

Também conhecidas como animal print, as estampas animais podem sim ser utilizadas para dar destaque a algum elemento da decoração. Existe uma grande variedade delas (tigre, zebra, onça, etc) e os segredos são: não misturá-las, não exagerar e alinhar as cores. Harmonia e o equilíbrio são prioridades.

5. Estampas florais

 

Imagem de Poltrona com Textura Floral

 

Para quem está em busca de um estilo mais romântico, as estampas florais podem ser a escolha correta. Entretanto, é preciso ficar atento:

  • Não misture motivos florais diferentes em um mesmo ambiente;
  • Dê preferência a fundos claros ou brancos;
  • Não misture com outras estampas que possuam muito informação, principalmente com as de animal print.

6. Xadrez

 

2347-tendencias-de-decoracao-dicas

 

Essa é uma das estampas para decoração de ambientes que transmite personalidade. O xadrez na decoração de interiores pode ser uma escolha acertada ou um grande erro. E evite escolher uma estampa que possua duas cores dominantes, dando preferência à combinação de uma cor neutra e outra dominante.

7. Composé

Nas dicas anteriores, mostramos algumas das estampas que estão em alta e que podem compor sua decoração de acordo com seu estilo. Nossa última dica falará sobre a possibilidade de misturá-las de forma harmoniosa.

O mix de estampas não é fácil, mas se bem-feito, é capaz de dar um toque incrível. As regras são:

  • Planeje antes: não vale agir por impulso de jeito nenhum. Compre retalhos ou amostras dos tecidos e faça testes;
  • Alinhe as cores: harmonia é a palavra de ordem. Pesquise paletas de cores, suas combinações e usos em ambientes;
  • Faça combinações: o mais aconselhável é usar estampas que possuam duas ou mais cores em comum. Cuidado para não ficar com um ambiente “poluído”.

Gostou das dicas de estampas para decoração de ambientes e já começou a planejá-lo? Conta pra gente, estamos ansiosos para conhecer seu projeto!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply