Móveis para varanda gourmet: 5 dicas para você se inspirar

9 dicas de decoração para varandas de apartamentos

Varandas de apartamentos são ambientes ideais para diversos momentos, como relaxar, interagir com amigos, ler, ou mesmo apreciar a paisagem para começar o dia em grande estilo!

Dessa forma, buscar alternativas modernas e com qualidade, sempre de olho nas tendências do mercado de móveis, objetos de decoração e outros detalhes que agradem o gosto dos seus clientes, é algo muito importante no momento de elaborar o seu projeto.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de decoração para varandas de apartamentos, para que você possa se inspirar e levar aos seus clientes as melhores ideias e sugestões. Confira!

1. Escolha o seu estilo

Antes de dar início ao projeto, é preciso definir qual o seu estilo de decoração. Com um padrão estabelecido, fica muito mais fácil montar a sua composição e, principalmente, transmitir a sua personalidade ao espaço.

Neste caso, é preciso analisar alguns tópicos, como: quais as suas cores preferidas para um ambiente externo, quais os tipos de móveis mais chamam a sua atenção e, principalmente, qual proposta você deseja levar para a varanda. Descubra qual o seu estilo e crie um ambiente único!

Clássico e atemporal

Diferente do que muitos imaginam, o estilo clássico não necessita de peças vintage para as suas combinações. Nesta decoração, o que conta é o design rebuscado e imponente dos móveis, bem como o requinte nos detalhes da arquitetura.

Outra característica são as suas cores sóbrias, como o azul-marinho, o verde-oliva e o marsala, que compõem o ambiente junto a objetos produzidos a partir de materiais metálicos e sofás ou poltronas com revestimentos em tecidos mais pesados, como é o caso do veludo, jacquard e o couro.

Para apostar nesse estilo, o morador deve prezar pelo luxo, materiais ricos em texturas e peças tradicionais e de valor, caso dos tapetes.

Contemporâneo

Trazendo uma proposta mais clean, sofisticada, e visando o conforto, uma decoração contemporânea ou moderna é pautada por peças mais atuais e de novas tecnologias, como a fibra de vidro, plástico ou acrílico.

Nesse estilo a praticidade é a protagonista e a beleza da combinação está presente de um modo mais minimalista, com traços simples e sem tanta ostentação. Cores neutras e suaves, formas geométricas e iluminação artificial também são encontradas nele.

Se você adora novidades e tecnologia e acredita na máxima de que “menos é mais”, o estilo contemporâneo vai levar muito conforto ao seu espaço, mas sem perder o charme!

Rústico

Presente em ambientes campestres, o estilo rústico vem ganhando espaço nas residências urbanas. Com influência nos costumes rurais britânico e norte-americano, essa decoração pede por móveis produzidos em madeira e que remetam à sensação de aconchego do campo.

Os tons neutros e terrosos compõem a cartela de cores em combinação aos tecidos confortáveis e, muitas vezes, produzidos artesanalmente. Uma outra característica, é o uso de elementos naturais, como a palha, a cerâmica ou a lã.

Esse estilo é perfeito para quem adora artesanato e peças recicláveis, cores quentes e um ambiente preparado para curtir varanda até mesmo nos dias mais frios.

Industrial

Em alta na decoração, o estilo industrial surgiu nos anos 1960 e até hoje é conhecido pelo mix de itens rudimentares. Na composição você vai encontrar revestimentos aparentes, como é o caso das paredes com tijolinhos ou tubulações, peças em bronze ou metal envelhecido e demais detalhes urbanos e inusitados.

Cheio de personalidade, este padrão oferece originalidade, móveis compactos e de alvenaria, além dos tons urbanos, como o branco ou preto. Já as cores mais fortes são encontradas nos objetos decorativos.

Quando falamos em decoração para varandas, a combinação industrial é ideal para um perfil mais despojado, que adora as artes e preza pela simplicidade, criatividade e conforto. Você vai se surpreender!

Tropical

Leve e descontraído, o estilo tropical é indicado tanto para uma residência à beira-mar, quanto para um apartamento na cidade. Oferecendo a sensação de frescor e bem-estar, essa decoração traz cores vivas e alegres, como o azul, o verde, o amarelo, além de estampas florais ou listradas.

Boa iluminação, tecidos leves e redes de descanso não podem ficar de fora! Para completar, peças decorativas em bambu ou palha, como vasos, cestos ou pufes, fazem com que você esteja sempre em sintonia com a natureza.

Na decoração para varandas, esse estilo é indicado para quem preza por um lifestyle mais tranquilo, adora decorar a casa com plantas e busca por mais qualidade de vida. Invista nesse padrão e crie o seu espaço ideal!

2. Considere pedriscos e deques para o chão da varanda

Que tal dar à varanda do apartamento do seu cliente um ar mais rústico, com um estilo semelhante ao ambiente caseiro de uma fazenda, dispondo pedriscos em todo o solo da varanda e deques de madeira ou plataformas sólidas de cimento para acomodar alguns móveis ou facilitar a locomoção?

Além do ar elegante e sofisticado, essa ideia pode também ser extremamente prática caso o seu cliente tenha animais de estimação no apartamento, já que terão um local mais arejado para ficarem.

3. Invista em banquetas acompanhando a arquitetura do ambiente

Algumas varandas têm como finalidade serem um espaço gourmet no apartamento, com churrasqueiras, fogões a lenha e balcões de alvenaria ou madeira, por exemplo.

E nesses casos, uma boa dica é apostar nas banquetas, que servirão como uma apoio às conversas e aos momentos em torno dessas bancadas, já que têm estrutura alta, são confortáveis e decoram o ambiente.

Hoje em dia existe uma variedade considerável de banquetas para enriquecer um projeto de decoração, versando entre estilos, materiais e cores diferentes e para todos os gostos.

4. Use plantas e outras opções “verdes” para integrar a decoração

Principalmente em apartamentos em que geralmente não há muitos espaços abertos como quintais ou jardins de inverno, contemplar a varanda com a presença de plantas, pode ser uma boa dica para trazer mais vida ao seu projeto de decoração.

Você poderá empregar diversos tipos de plantas que não necessitam de tanta exposição ao ar livre ou aos raios solares, como a Echeveria, ou rosa de pedra, Palmeira-rápis ou a Begônia.

Essa ideia abre portas para também esbanjar criatividade na hora da escolha dos vasos, de seus ornamentos e até, quem sabe, inovar com os modernos jardins verticais.

5. Aposte em redes e “ninhos” para os momentos de descanso

Ideais para relaxar ou ler um bom livro, as redes e os ninhos — estrutura semelhante ao ninho dos pássaros — além de práticos, certamente contribuirão para uma decoração moderna e arrojada.

E se quebrar as paredes for um problema para o seu projeto de decoração, atualmente existem redes de chão — feitas em madeira e alumínio — sem deixar o conforto de lado e respeitando o projeto arquitetônico original do apartamento, já que dispensam o suporte para a fixação da rede.

O ninho é ideal para quem deseja aconchego e conforto em um só móvel. Feito em fibra sintética, este item pode está disponível em diversas cores, combinando com uma decoração mais refinada.

6. Arrase nas cores

Apesar de ser um ambiente menor em comparação ao restante do apartamento, a varanda também merece uma atenção especial nas cores que receberá em suas paredes.

Por se tratar de um local onde a luz do sol geralmente está presente boa parte do dia, o seu projeto poderá contemplar o colorido e algumas tonalidades mais escuras, como o laranja, azul ou verde.

Caso a cor escolhida seja muito forte, você poderá escolher apenas uma das paredes para receber as demãos de tinta, e o restante da varanda poderá acompanhar o tradicional branco, por exemplo, ou até apostar em papéis de parede, que são mais práticos e igualmente bonitos.

7. Saiba optar pelo sofá ideal

É claro que, como referência quando o assunto são móveis, o sofá também deve ser levado a sério no momento de decorar a varanda do apartamento.

Isso porque, em meio a um projeto mais descontraído e despojado, por exemplo, o recomendado seria a escolha de um sofá com acabamento em fibra sintética, com um trançado que lembraria os móveis de casas de praia.

Agora, se a decoração tender a uma pegada diferenciada, com móveis que definam a personalidade autêntica do seu cliente, que tal apostar em um sofá com linhas e design inovador?

A cor das almofadas e diferentes tipos de acabamento também podem influenciar em uma decoração que contemple o bom gosto e o estilo, lembrando também das mesas de centro, dos tapetes e aparadores, complementando essa opção de móvel.

8. Tenha cuidado com a iluminação

A iluminação da varanda de um apartamento pode também contribuir para que a sua decoração fique muito melhor. Uma boa sugestão são os spots de luz, que, acoplados ao teto ocupam menos espaço, cumprem sua função prática e deixam o ambiente mais moderno e refinado.

Ou, então, você poderá propor a utilização de abajures, que também são peças encontradas em diversas cores, tamanhos e modelos. Inclusive, eles fazem uma bela combinação com aparadores ou mesas laterais, também boas pedidas e muito pertinentes a qualquer projeto de decoração.

9. Utilize nichos para pequenos itens de decoração

Os nichos que já há algum tempo vêm conquistando o gosto de clientes e arquitetos quando o assunto é decoração também são uma alternativa bastante viável para você que deseja incrementar o projeto de decoração da varanda.

No projeto para a decoração de uma varanda de apartamento, eles podem ser instalados sobre pias, no caso de varandas gourmet, ou em outros locais em que possam recebem pequenos objetos e assim integrar com graça e beleza a estética geral do seu projeto.

Eles podem ser feitos em cores, materiais e tamanhos diferentes, indo do quadrado ao retangular.

Viu só como existem atualmente opções versáteis para um projeto de decoração de uma varanda de apartamento? Com essas alternativas, é possível criar diversas combinações de estilos e agradar aos mais diferentes gostos, sem prejuízo à arquitetura do local e à estética do ambiente, além, é claro, de cumprir com os seus aspectos práticos e funcionais.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe-as com os seus amigos nas redes sociais!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply