arquitetura-urbana-aprenda-tudo-sobre-as-intervencoes-artisticas.jpeg

Arquitetura urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas

Das mais complexas às mais simples, as intervenções artísticas estão cada vez mais presentes na arquitetura urbana e são tendências mundiais. Quer notá-las? Basta prestar atenção ao redor enquanto circula pelas grandes metrópoles.

As opções são variadas: grafites em São Paulo, instalações em Milão e colagens em Paris. Prédios surpreendentes em Dubai, paredes verdes em Madri e intervenções de arte em Nova York. Sem falar nas projeções feitas em importantes edificações turísticas — até o Cristo Redentor já serviu como cenário.

O objetivo é destacar lugares que muitas vezes passam despercebidos por olhos desatentos de quem sempre está na correria do dia a dia. O movimento, que já foi underground, hoje atrai admiradores dos mais moderninhos aos clássicos. Já que está em alta, melhor entender tudo sobre assunto, não é mesmo?

O que é a intervenção urbana?

Intervenção urbana é um movimento artístico relacionado a qualquer tipo de ação visual feita em espaços públicos. Ela pode ter um tom de protesto, educativo, reflexivo ou simplesmente mudar a paisagem de pontos das cidades. A ideia é despertar a atenção de quem passa por esses lugares.

Onde as artes podem ser aplicadas?

As artes estão em todo lugar! No chão, no teto e até nas paredes. Estão também em pontes, edifícios e em veículos abandonados. Nas poltronas, em mesas e nas redes de descanso. Atualmente, até pontos comerciais, ambientes corporativos e residenciais apostam na intervenção artística em suas fachadas.

Tipos de intervenções artísticas urbanas

  • Grafite: artes psicodélicas, muitas vezes com cores vibrantes, em estilo 3D e com elementos caricatos ilustram pontos das metrópoles;

  • Colagens: lambe-lambes com mensagens e desenhos de protesto e de reflexão. Adesivos que juntos formam uma única obra artística. As colagens tomam contam das paredes e postes das cidades;

  • Vídeos: projeções em prédios, paredes ou monumentos. As imagens podem ser psicodélicas, de filmes, interativas e muito mais;

  • Fotografia: fotos do passado, de personagens importantes, de pessoas comuns e de marcos históricos podem ser ampliadas e expostas nos espaços urbanos. O efeito é bem interessante;

  • Materiais alternativos: objetos que seriam jogados fora, itens de reciclagem, lã, papéis, tecidos, areia, pedras, ou seja, tudo pode virar arte;

  • Plantas: as trepadeiras são as queridinhas de quem quer contrastar o cinza dos ambientes urbanos com o verde da natureza. Flores coloridas também dão o tom quando o assunto é dar vida em meio ao caos.

Artistas de sucesso dedicados à arte urbana

OSGEMEOS

Gustavo e Otávio Pandolfo são irmão conhecidos mundialmente por seus grafites. Eles desenvolveram técnicas próprias de pinturas e têm obras por países, como: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Banksy

O britânico não revela a sua real identidade, mas é o mais famoso artista urbano do mundo. Suas artes estão espalhadas pelo mundo e são feitas com a técnica de estêncil.

SpY

O artista espanhol é destaque nas intervenções urbanas. Seu trabalho transforma elementos urbanos comuns e cotidianos em obras de artes. Barris, câmeras de segurança e até carros de polícia são matérias-primas para SpY.

Compartilhe este post com as explicações sobre intervenções artísticas em arquitetura urbana nas suas redes sociais. Assim mais pessoas vão ficar atentas ao movimento que já faz parte da arte mundial!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply