assimetria-na-arquitetura-conheca-essa-tendencia-e-saiba-como-aplicar.jpeg

Assimetria na arquitetura: conheça essa tendência e saiba como aplicar

A arquitetura e a decoração ainda hoje são pautadas em boa parte dentro do conceito de simetria. Ou seja, existe um comprometimento com a proporção, sendo o equilíbrio e a organização os pontos fortes do projeto. Entretanto, sobretudo a partir da Feira de Milão de 2013, tem-se observado uma forte tendência para a assimetria na arquitetura.

Você sabe sobre o que trata esse conceito? Confira abaixo o que é e como é possível aplicar a ideia em seus projetos de arquitetura e decoração.

O que é assimetria na arquitetura

A assimetria na arquitetura, de forma simples, refere-se à disparidade, ao que não é divisível por um eixo longitudinal. Essa ideia surge com o objetivo de romper com a monotonia da simetria e dar espaço a uma arquitetura mais personalizada.

É possível dizer que na arquitetura, geralmente, existe uma busca pelo equilíbrio. Esse equilíbrio aparece por meio de projetos com linhas, disposição de móveis e uso de cores de forma simétrica e organizada, que buscam transmitir uma ideia de perfeição.

Foi somente com a arquitetura moderna que esse conceito ficou de lado e passou-se a utilizar métodos assimétricos de construção e decoração.

Como exemplo desse conceito temos Bauhaus, a primeira escola de design do mundo e também a primeira a ensinar a utilização do equilíbrio dinâmico — com a ausência de simetria.

Já na decoração, podemos observar a composição de objetos com design menos óbvio e mais inusitados — como as formas livres e o desenho orgânico da poltrona La Chaise, famosa criação do designer Charles Eames, datada de 1948.

Como usar a assimetria nos projetos

O uso da assimetria na arquitetura se dá na composição dos espaços e nos formatos irregulares dos móveis, assim como na disposição desses pelo ambiente. Dessa forma, a casa ganha fluidez e a decoração sai da obviedade, demonstrando a personalidade dos moradores.

A ideia é buscar beleza no que é fora do padrão. Assim, trabalhar com uma decoração assimétrica oferece a oportunidade de arriscar e ser mais ousado nas combinações. O estilo contemporâneo explora bastante o conceito, com o uso de pontos de cores de destaque e variação de objetos em cada lado do cômodo.

Maneiras de aplicar a assimetria

  • Invista em objetos personalizados, com formatos únicos e de presença. Coloque sofás com larguras diferentes das poltronas ao lado, e uma mesa de centro que fique estrategicamente fora do centro. Você também pode mexer na disposição dos quadros na parede, por exemplo, alinhando-os com um lado do sofá, e não com o centro.

  • Aposte em materiais que possibilitem efeito de curvas, como fibra de vidro, metais e madeira. O uso da arquitetura orgânica também pode trazer as curvas naturais da natureza para o projeto, assim como a variação de texturas.

  • O uso de cores variadas e sua disposição pelo ambiente também contribuem na construção da assimetria. Em ambientes padronizados pela simetria, por exemplo, é possível fugir da obviedade com o uso de cadeiras com diferentes cores.

Como podemos perceber, a assimetria pode aparecer tanto no formato dos objetos utilizados na decoração como em sua disposição pelo ambiente, e também no uso de cores e texturas e do uso do espaço.

Agora, o importante para um ambiente pautado na assimetria é um estudo das proporções, para que não sejam cometidos erros. Apesar da liberdade possibilitada pelo conceito, é preciso saber dosar o uso e a disposição dos elementos para ajustes suaves e mais arrojados.

Preparado para aplicar a ideia em seus novos projetos? Aproveite para descobrir novas dicas de arquitetura e decoração seguindo as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply