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Branding em arquitetura: o que é e como aplicar?

Você se lembra de todos aqueles filmes dentro de empresas nos anos 80? Ainda bem que o tempo dos escritórios em tons de cinza e azul pálido ficou para trás.

Além de ergonomia e bem-estar dos trabalhadores, as empresas passaram a se preocupar muito com o branding na hora de contratar novos projetos para seus espaços corporativos.

Para ajudá-lo a acompanhar esta tendência, nós vamos explicar o que é e como utilizar o branding em arquitetura! Confira:

Entendendo o branding em arquitetura

A maioria das empresas, principalmente aquelas de porte maior, apostam em uma identidade visual forte para passar uma mensagem clara ao seu público.

Recentemente, elas começaram a perceber que o local de trabalho também deve refletir esta identidade, tanto para a integração dos funcionários quanto para a experiência de clientes, investidores e parceiros que são convidados ao escritório.

O branding em arquitetura é fundamental para criar essa conexão entre o espaço corporativo e a identidade de uma empresa, tornando o escritório uma representação física do que a marca representa.

Dicas de como aplicar o branding em seus projetos

Para criar essa relação entre espaço e mensagem, o arquiteto deve ser um tradutor visual e entender de verdade o que cada empresa quer representar com sua marca. Por isso, os profissionais que realizam esse tipo de trabalho são tão valorizados.

Se você quer começar a praticar o branding em arquitetura, nós vamos dar algumas dicas essenciais:

Destacar a marca e as cores da empresa

Esse é o princípio mais básico do branding em arquitetura. O escritório ou edifício empresarial deve vestir o uniforme da empresa. Isso significa utilizar as cores institucionais e expor a marca de forma destacada, principalmente na recepção.

Mas cuidado para não exagerar! Crie áreas de respiro, use cores adicionais e móveis diferenciados para não tornar o espaço monotemático.

Criar identificação com a cultura empresarial

Esta é uma tendência de branding muito fácil de perceber em empresas de tecnologia, com projetos de arquitetura descontraídos e espaços mais flexíveis.

Mas esse conceito pode ser aplicado em qualquer escritório. O arquiteto deve entender qual é a cultura da empresa e transferi-la para o espaço, tornando-o confortável e receptivo tanto para os profissionais quanto os clientes.

Reforçar a imagem corporativa internamente e externamente

Um branding bem-feito em arquitetura é uma mensagem forte que a empresa passará tanto para quem visita quanto para quem frequenta o espaço.

Por isso, o projeto deve ser feito pensando em reforçar a identidade e a imagem corporativa, o que não significa apenas uma mudança visual.

Deve ser levada em conta a forma como os profissionais trabalham e o que a empresa espera deles. Também a experiência dos visitantes e o que eles podem levar de significante de um passeio pelo escritório.

Com um projeto criativo e alinhado com a identidade da empresa, um espaço corporativo pode se tornar um atrativo a novos talentos profissionais e outra ferramenta de publicidade para o público geral.

Incorporar o branding em arquitetura é uma forma de diferenciação muito valorizada no mercado corporativo. Empresas de todos os setores buscam profissionais capacitados para esse tipo de serviço, o que pode se tornar uma nova oportunidade de trabalho para você!

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