como-escolher-os-moveis-para-casa-de-acordo-com-o-espaco-disponivel.jpeg

Como escolher os móveis para casa de acordo com o espaço disponível?

Ao contrário do que muitos pensam, beleza e conforto não são os únicos fatores a serem considerados na hora de mobiliar a casa. Também é importante levar em conta o espaço disponível. Só assim é possível compor uma decoração prática, funcional e esteticamente harmoniosa.

Quantas pessoas adquirem móveis se deixando levar unicamente pelo visual das peças e só depois elas percebem que o item nem mesmo cabe no espaço, mal passa pela porta ou não combina com a proposta do ambiente?

Para que esse tipo de problema não aconteça com você, vamos compartilhar 6 dicas exclusivas que vão te ajudar a escolher os móveis para casa de acordo com o espaço disponível. Confira:

Comece fazendo um bom planejamento

Antes de ir às compras de móveis, o ideal é planejar a decoração do ambiente. Isso norteará suas escolhas e possibilitar aquisições inteligentes. Analise o espaço que você tem disponível, meça as paredes e liste as peças de mobília que pretende colocar no ambiente. Inclua, primeiramente, os móveis maiores na lista e, só depois, insira os móveis pequenos e os acessórios.

Faça uma simulação da disposição da mobília

Depois de planejar a decoração do ambiente e definir quais os móveis irão compor o espaço, simule a disposição das peças no cômodo. Use folhas de jornal ou fitas adesivas para demarcar a posição de cada móvel. Lembre-se de deixar uma área livre para circulação. É recomendável que haja, de 60 a 90 cm entre um móvel e outro.

Invista em móveis funcionais

Uma maneira excelente de otimizar o espaço é investir em móveis multifuncionais, aqueles famosos dois em um. As peças com dupla função, além de práticas e modernas, são indicadas para aproveitar cada centímetro do ambiente. Aposte em camas com baú, pufes que podem ser usados como mesinhas, sofá-cama, bancos dobráveis, mesas extensíveis, etc.

Evite excessos

Tome cuidado para não encher o ambiente com muitos móveis, afinal, isso gera poluição visual e compromete o aproveitamento do espaço. Prefira criar uma decoração leve, sofisticada e clean, com poucos – mas marcantes – elementos.

Aqui, importa mais a qualidade do que a quantidade. Antes ter móveis lindos e de alto padrão, do que muitos móveis de baixa qualidade, estética duvidosa e acabamento ruim.

Considere o design dos móveis

Outro aspecto a ser considerado é o design da mobília. Linhas finas e retas geram a sensação de amplitude no ambiente e, ainda por cima, agregam charme e beleza ao cômodo.

Vale a pena incluir móveis com um belo design no ambiente, só tome cuidado para fazer uma escolha proporcional ao tamanho do espaço. Não vá colocar um sofá enorme em uma sala muito compacta e nem um sofá minúsculo em uma sala ampla. Não faz sentido, por mais que a peça seja linda.

Aproveite os espaços aéreos

Use nichos, armários suspensos e prateleiras nos ambientes. Especialmente nos imóveis pequenos, essa é uma solução inteligente para otimizar o espaço e tornar o cômodo mais bonito, prático e funcional. O melhor de tudo é que esse tipo de mobília não impacta negativamente a área de circulação.

E aí, você gostou das nossas dicas para escolher móveis para casa de acordo com o espaço disponível? Se você curtiu essa postagem, certamente vai gostar do nosso post sobre móveis para compor a varanda gourmet!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply