como-orcar-um-projeto-de-design.jpeg

Como orçar um projeto de design?

Orçar um projeto de design não é uma tarefa simples, especialmente para quem trabalha como freelancer. É fundamental chegar a um valor de consenso, que cubra adequadamente todos os custos envolvidos (inclusive os honorários propriamente ditos), mas que também mantenha um preço competitivo e atraente para os clientes.

Infelizmente, por falta de experiência ou até mesmo descuido, o profissional pode não lucrar com um serviço bem-feito ou até mesmo acabar amargando um indesejável prejuízo. E você, quer descobrir como fazer corretamente um orçamento para um projeto de design? Então, confira as dicas que separamos a seguir:

Avalie o tempo gasto com a pesquisa

O primeiro passo para um projeto malfeito é não levar em consideração o tempo total que será gasto, incluindo não só desenvolvimento e execução, mas também a pesquisa que ele vai demandar para o profissional.

Muitos iniciantes fazem isso e, no final das contas, acabam realizando tudo com pressa para tentar não amargar prejuízos posteriormente. E é aí que a qualidade vai por água abaixo.

Pense que quanto mais intensa for a sua análise das demandas do cliente e quanto mais aprofundada for a sua busca por referências, tendências, ideias e conceitos, melhor será o seu desempenho e mais satisfeito ficará o seu público. Portanto, o melhor é reservar um período adequado, refletindo sobre cada aspecto detalhadamente. Isso reduzirá muito as chances de problemas.

Considere a forma de pagamento

Como em qualquer área de atuação, a forma de pagamento deve ser levada em conta na hora de orçar um projeto de design. Se o cliente desejar pagar tudo à vista, por exemplo, cabe a você avaliar e conceder um desconto considerável, tendo em vista que você terá não apenas a garantia do dinheiro em mãos, mas também a chance de aplicar no banco e receber algum percentual extra em dividendos.

Já para quem faz a prática mais comum do mercado, que é definir uma entrada (usualmente entre 20 e 50% do valor total) e receber o resto parceladamente, o preço deve ser cheio. De qualquer maneira, é fundamental que esse sinal exista, pois isso garante que a pessoa realmente anseia pelo seu serviço e não está ali de brincadeira. No caso de cheques ou cartão de crédito, a incidência de juros fica a critério de cada designer.

Procure ser extremamente detalhado

Outro erro comum em designers iniciantes é ouvir vagamente a ideia do cliente e já fazer um orçamento. Não caia na tentação de fazer isso. Antes de fechar um valor, tenha certeza de que o projeto estará abordando todas as necessidades, demandas e expectativas de quem está pagando. Para isso, a comunicação é vital.

Na hora de orçar, tente detalhar minuciosamente todos os serviços que serão contratados e quais são os seus respectivos valores. Procure debater com pensamento aberto e se mostre flexível. Além disso, seja o mais claro possível: não deixe dúvidas sobre o que o seu cliente está contratando.

Não se esqueça dos custos extras

Por fim, considerar os custos extras é essencial para orçar um projeto de design. Pense nas visitas e lembre-se que a quantidade de encontros deve ser definida previamente no contrato. Os valores das imagens compradas em bancos profissionais específicos do gênero também precisam entrar nessa conta.

Lembre-se de que, muitas vezes, o cliente sequer sabe que esse tipo de serviço é pago, portanto cabe ao designer colocar esse tema em pauta na hora do orçamento, por exemplo. Precificar corretamente envolve muita calma e paciência, mas o fato é que agindo com inteligência, você pode experimentar excelentes lucros até mesmo como freelancer.

E agora, pronto para orçar um projeto de design? Conte para nós nos comentários a sua experiência com o assunto!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply