_MG_0417

Como ousar e acertar na combinação de cores de um projeto?

Olhe ao seu redor neste momento e perceba quantas cores o rodeiam. Os tons são usados em todos os objetos e em qualquer ambiente para embelezar e, mais do que isso, para transmitir uma mensagem e causar sensações nas pessoas. Você sabe como usá-los a seu favor?

Neste post, listamos 4 opções de combinação de cores para ajudá-lo a realizar projetos incríveis. Confira:

A combinação de cores quentes

As cores quentes — como o amarelo, o laranja e o vermelho — são os tons que provocam uma sensação de energia, de criatividade e de proximidade. Além disso, essa paleta tem matizes que, quando aplicadas em objetos, criam uma impressão de amplitude, pois aparenta “expandir” os itens.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com essas cores: quando usados em ambientes, esses tons podem causar efeitos indesejados. Alguns estudos apontam que as cores quentes fazem as pessoas perderem a noção de tempo e que deixam o ambiente mais estressante. Aqui, moderação é a palavra-chave.

A combinação de cores frias

As cores frias — como o verde, o azul e o violeta — são os tons que provocam uma sensação de calma e de bem-estar. Por esse motivo, esses matizes são indicadas para ambientes de trabalho, onde as pessoas precisam de tranquilidade para focar nas suas atividades.

Além disso, as cores frias criam uma impressão de amplitude nos espaços, o que as faz cair como uma luva em casas, apartamentos e escritórios pequenos. Mas vá devagar! Quando usados em excesso, esses tons podem deixar o espaço monótono e depressivo.

A combinação de cores vibrantes

Você se deparou com um lugar cujas paredes são brancas, beges ou cinzas. O que fazer? Saiba que não é preciso investir em tantas latas de tinta para repaginar o visual do ambiente.

Em vez disso, as cores neutras podem funcionar como uma base (muito elegante, diga-se de passagem) para elementos coloridos pontuais. Assim, o destaque vai ficar por conta de itens em tons vibrantes, como cadeiras amarelas, estantes laranjas ou luminárias vermelhas.

Vale dizer que a combinação com alto contraste é muito usada para criar ambientes modernos.

A combinação monocromática

Ao contrário do que muitos arquitetos e designer de interiores acreditam, é possível, sim, usar tons de uma mesma cor para decorar um ambiente. Nesse caso, você deve ter o dobro de atenção e trabalhar muito bem com as variações da cor para que o cômodo não se torne excessivamente monótono. Usar diferentes texturas para repetir uma cor, por exemplo, ajuda a contornar o marasmo que ameaça surgir.

Por fim, vale lembrar que a iluminação é outro fator que influencia — e muito — a combinação de cores em qualquer ambiente. Isso acontece porque a luz é capaz de influenciar no tom, destacando ou removendo a acentuação de uma cor. Lembre-se disso durante o seu planejamento, combinado?

Você gostou deste post sobre combinação de cores? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply