EBAC_-2

Conheça 5 projetos arquitetônicos incríveis pelo mundo para se inspirar

Ousadia e inovação são, com certeza, 2 dos conceitos que marcam os principais projetos arquitetônicos ao redor mundo. E, para provar isso, listamos 5 obras inspiradoras. Neste post, você vai conhecer as suas características, descobrir onde elas estão e saber o que as torna tão relevantes no mundo da arquitetura. Confira:

Capela de Santa Cruz, nos Estados Unidos

Quando viajou para Nova York em 1932, a arquiteta americana Marguerite Staude notou que, dependendo do ângulo de observação, era possível ver uma cruz no Edifício Empire State. Inspirada por essa descoberta, Marguerite decidiu projetar uma capela.

Depois de visitar vários lugares da Europa e dos Estados Unidos em busca do lugar ideal para erguer o seu templo, a arquiteta decidiu iniciar as obras em Sedona, nas terras norte-americanas. O trabalho foi concluído em abril de 1956 e, hoje, atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano.

Casa Dançante, na República Checa

Originalmente chamada de Fred e Ginger, a casa dançante é resultado do trabalho conjunto entre o arquiteto croata Vlado Milunić e o canadense Frank Gehry. O design arrojado do projeto causou polêmica, mas foi apoiado pelo então presidente checo Václav Havel, que viveu durante décadas ao lado do edifício.

Construída em um terreno baldio no centro de Praga, capital da República Checa, a Casa Dançante começou a ser erguida em 1992 e só foi concluída 4 anos mais tarde, em 1996. Atualmente, o edifício abriga um restaurante francês e várias empresas multinacionais.

Conjunto Calakmul, no México

Projetado pelo arquiteto mexicano Agustín Hernández, o Conjunto Calakmul ou “La Lavadora” (a máquina de lavar roupas, em português) faz alusão à antiga cidade de Calakmul, já que um dos seus elementos compõem a imagem de uma divindade maia.

Situado em Santa Fé, um distrito nobre da Cidade do México, o conjunto foi construído em uma área aterrada. O projeto se iniciou em 1990 e foi entregue 7 anos depois, em 1997. Hoje em dia, a Lavadora abriga a sede de muitas empresas locais e multinacionais.

Habitat 67, no Canadá

O arquiteto israelo-canadense Moshe Safdie escolheu o cubo — símbolo da estabilidade, da sabedoria e da perfeição moral — para compor o seu projeto Habitat 67. A obra é feita de 354 blocos de cimento armado sobrepostos, que formam 146 apartamentos.

Localizado em Montreal, no Canadá, o Habitat é considerado um marco arquitetônico e foi erguido para uma das principais exposições do tema no mundo, a Expo 67, realizada entre abril e outubro de 1967.

Nakagin Capsule Tower, no Japão

A Nakagin Capsule Tower (torre cápsula Nakagin, em tradução livre) é um imóvel residencial e comercial projetado pelo arquiteto Kisho Kurokawa e se trata do 1º edifício em forma de cápsula para o uso cotidiano.

Segundo Kurokawa, os módulos foram concebidos para serem totalmente substituídos a cada 25 anos — o que nunca aconteceu por causa de desentendimentos entre os proprietários das unidades.

A torre está em Tóquio, no Japão, e foi entregue em 1972. Além do pioneirismo no formato, a Nakagin Capsule Tower também é um exemplar do metabolismo japonês, um movimento cultural que simboliza o reerguimento do país no período pós-guerra.

Voltando ao Brasil…

Ilustrando esse post utilizamos o interior da Escola Britânica de Artes Criativas, EBAC. Localizada em São Paulo/SP, a escola é um centro de ensino inovador com padrão de qualidade mundial. O escritório multidisciplinar russo FORM foi o responsável por projetar o layout dos ambientes internos do belo edifício de Isay Weinfeld que sedia a Escola. Com o intuito de criar ambientes para cultivar a criatividade, o escritório firmou uma parceria com a Mac Design para o fornecimento de mobiliário para as áreas comuns do prédio. Nessa imagem o banco Lolly Stick Bench é uma dos mobiliários Mac fornecidos para o projeto. Você pode ler mais a respeito da EBAC na matéria exclusiva que fizemos na Revista Bons Ventos #2.

 

Você gostou deste post sobre os projetos arquitetônicos mais incríveis ao redor do planeta? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Arquitetura urbana: aprenda tudo sobre as intervenções artísticas”. Apostamos que você vai gostar!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply