Living Garden  Gracita Lopes Arquitetos2

Decoração de sala: 6 ideias de objetos de decoração para sala

Independentemente do estilo de decoração escolhido para compor os ambientes, são inúmeras as maneiras de trazer mais conforto e estilo para os cômodos da casa. A sala, por exemplo, deve ter um equilíbrio entre os atrativos sociais e o aconchego privativo.

Isso deve ser feito com uma escolha cuidadosa dos objetos de decoração para sala, já que eles podem conferir muita personalidade ao décor.

Para inspirar novas ideias nos seus projetos, selecionamos algumas dicas especiais que vão te ajudar a pensar nos melhores itens para deixar a sua sala com uma decoração incrível, cheia de estilo e criatividade. Confira!

Espelhos como objetos de decoração para sala

Não é de hoje que são apontados os benefícios de um espelho na ambientação do lar, não é mesmo?

Para salas pequenas, principalmente de apartamentos, a elegância do espelho é igualmente funcional, uma vez que ele traz a sensação de amplitude ao cômodo.

Há também a vantagem de usar o espelho em salas integradas, buscando harmonizar a sofisticação da área da sala de jantar com a versatilidade da sala de estar a partir do reflexo do espelho, posicionado em um dos extremos do ambiente.

Bandejas para decorar de forma sofisticada

Salas modernas e de inspirações clássicas têm a mesma predileção por aparadores e buffets para compor a decoração. No entanto, uma bandeja sobre eles é capaz de agregar ainda mais estilo à composição.

Nela podem ser acomodadas velas decorativas, vasos com flores, que combinem com o material dela (existem modelos em madeira, metal ou acrílico), e até mesmo suas bebidas favoritas, improvisando um prático e rústico bar.

Além disso, para a sala de estar, a bandeja pode decorar racks e mesas de centro. Fácil de combinar e complementar o estilo adotado no cômodo.

Quadros e pôsteres para contar histórias

Decorações clássicas ou minimalistas ficam ainda mais ricas com um quadro ajeitado sobre as paredes da sala de estar.

Já os pôsteres, caprichosas peças que têm recuperado prestígio em ambientes de decoração contemporânea, podem ser colocados com ou sem a moldura, dando um tom mais despojado à sala.

Vale, inclusive, emoldurar fotografias — pessoais ou não — para contar histórias. Alinhadas ou em proposital desarranjo, elas ficam bem na complementação de um estilo decorativo mais moderno.

Almofadas para dar aconchego ao ambiente

As almofadas vestem bem todo tipo de ambiente, desde salas pequenas e modernas, até os cômodos mais espaçosos e clássicos. É uma tendência que dificilmente sai de moda.

Fáceis de trocar e de aplicar, existem almofadas com estampas que combinam facilmente com o estilo decorativo escolhido. Além disso, essas peças têm o poder de tornar o ambiente ainda mais convidativo.

Para intenções decorativas irreverentes, abuse dos tons alegres e estampas criativas, enquanto a sobriedade das salas pode ser preservada com tons neutros e sem estampa.

Além de darem um toque de charme e cor ao ambiente, as almofadas também são muito funcionais, já que podem deixar os sofás e poltronas muito mais confortáveis. Além disso, um modelo mais robusto também pode ser usado como assento extra durante a realização de eventos informais.

Luminárias para dar luz às boas ideias

Luminárias podem trazer diversos benefícios para a composição da sala de estar, a começar pela iluminação indireta. Sobre mesas de canto, podem focar o facho de luz para outras direções, gerando um efeito interessante.

Já luminárias de chão conferem mais destaque ao objeto, por isso, são mais indicadas para espaços amplos. As luminárias ainda são ótimas para compor um charmoso cantinho de biblioteca, já que oferecem uma iluminação mais suave e apropriada para a leitura.

Pendentes estão em alta

O uso de pendentes na decoração é uma das maiores tendências da arquitetura de interiores contemporânea. Além de cumprir a principal função da iluminação, eles são usados como verdadeiros objetos de decoração.

Hoje, existem pendentes de todos as cores, modelos e personalidades no mercado, de forma que podem ser aproveitados em quase todos os estilos de decoração.

Para as composições mais modernas, o ideal é apostar em peças com design arrojado e cores ousadas, enquanto uma inspiração mais clássica pode contar com modelos refinados de materiais nobres.

Para as decorações rústicas e românticas, é possível encontrar, até mesmo, itens com detalhes de elementos naturais, como madeira, palha e pedra, o que completaria o ambiente com maestria.

Baús para conservar seus tesouros

Os baús não são itens que servem apenas para decorar ambientes rústicos. Quando pensados como objetos de decoração para sala, se transformam em produtos multifuncionais.

Ao lado do sofá, o baú pode virar, tanto um item para armazenar objetos pouco utilizados, como uma providencial mesa de canto. Já no centro da sala de estar, ele ganha os contornos de uma convidativa mesa de centro para decorar e relaxar com muito bom gosto decorativo.

A característica multifuncional dos baús ainda traz a grande vantagem de também propiciar um espaço de armazenamento, principalmente nos imóveis mais compactos, que precisam de soluções criativas como essa para um dia a dia prático e elegante.

Artigos afetivos para dar o toque pessoal

Não é só uma decoração impecável que faz com que a sala agrade a moradores e visitantes. Os objetos de decoração para a sala têm o poder de transformar uma casa em lar ao incluir artigos afetivos na composição. Afinal, o que é uma casa sem histórias e lembranças?

Eles podem ser de vários estilos, desde fotos pessoais até objetos de heranças familiares. Essas peças herdadas, além de carregarem um valor sentimental, ainda podem deixar o seu ambiente ainda mais interessante, já que será um item com exclusividade, e a decoração com influência vintage continua uma grande tendência da arquitetura.

Além de pequenos itens, também é possível recuperar móveis antigos, como poltronas ou mesas de canto que já pertenceram a familiares queridos. Hoje em dia, existem várias empresas especializadas em reformar esse tipo de mobiliário, o que garante ao móvel não só uma boa estrutura, mas também uma boa repaginada no design.

Plantas para trazer vida ao ambiente

É sempre bem-vindo o uso de plantas na decoração. Com várias cores e formatos diferentes, elas podem ajudar a compor diversos estilos de decoração de forma primorosa, além de conferir ao ambiente uma sensação de bem-estar incrível.

Para saber qual a espécie mais adequada para o cômodo, é importante observar a quantidade de luz e ventilação do local e escolher aquelas que tenham necessidades similares a essas características.

Com muito volume e cores vivas, as samambaias voltaram a ter muito prestígio, principalmente nas decorações mais antenadas. Para as salas integradas com a cozinha, instalar uma horta vertical, com ervas e temperos, pode deixar o cômodo com um ar mais rústico.

E você, já está inspirado para seguir as nossas dicas e redecorar a sala sem precisar de grandes mudanças? Como você viu, são os detalhes nos objetos de decoração para a sala que ajudam a compor o ambiente com muito estilo e bom gosto!

Compartilhe este post e marque seus amigos que também estão em busca de ideias criativas para a casa! Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply