Imagem3

Decoração minimalista: 4 dicas para aplicar esse estilo em projetos

Inspirado pela cultura japonesa, a decoração minimalista nasceu do movimento artístico que ganhou força no século XX, sobretudo nos anos 1980. A sua ideia é extinguir tudo o que é desnecessário e valorizar linhas e formas simples.

Graças a essas características, é extremamente fácil aplicar o estilo minimalista no seu lar: basta investir em cores neutras, exibir poucos objetos pelos cômodos e se preocupar em criar um espaço funcional.

De qualquer forma, é muito importante tomar alguns cuidados para garantir que o equilíbrio seja encontrado. Pensando nisso, criamos este post com 4 dicas sobre como incorporar a decoração minimalista em um projeto de design de interiores. Confira:

1. Escolha uma paleta de cores clean

Os ambientes que têm uma decoração minimalista são pautados, basicamente, em um único conceito: a simplicidade. E, além da limpeza e da organização, as cores também desempenham um papel muito importante nesse estilo de design de interiores.

De maneira geral, o minimalismo preza por ambientes claros. Por isso, o teto, o piso e as paredes devem ter tons mais claros, como o branco, o off-white e o bege. A melhor parte é que, além de garantir que o ambiente siga a tendência minimalista, essas cores contribuem com a boa iluminação e causam a sensação de que o espaço é mais ventilado.

Uma dica: para evitar que a casa ou o apartamento fiquem parecendo uma clínica médica, insira elementos com cores mais fortes ou em tons pastel. Essa estratégia quebra a monotonia de qualquer projeto.

2. Aposte na praticidade

Lembre-se sempre de que o minimalismo preza pela praticidade. Por esse motivo, os móveis devem ser escolhidos com muito cuidado, de modo que cumpram a sua função — e, mais do que isso, facilitem as tarefas diárias e não obstruam o espaço livre para circulação.

Sofá, mesa, cadeiras: todo o mobiliário deve ser eleito com muito critério, pois a decoração minimalista permite apenas o essencial. Os móveis inteligentes, como pufes, sofás-camas e mesas expansíveis, também são muito bem-vindos.

3. Invista em móveis sem detalhes

Como vimos ao longo deste post, o minimalismo valoriza ambientes claros e decorados com poucas peças. Por que, então, ignorar essas características durante a compra dos móveis?

Quando você estiver escolhendo as peças do mobiliário em uma loja, dê preferência aos itens feitos com madeira ou com qualquer outro material de cor clara, com poucas texturas e com um design simples. Círculos, triângulos e retângulos são as formas mais aplicadas nessa tendência.

4. Trabalhe a iluminação como um toque final

Como a luz do dia não está disponível 24 horas por dia, é importante criar um projeto de iluminação com fontes distribuídas pela casa ou pelo apartamento. As lâmpadas LED são mais econômicas, duráveis e frias — o que não causa nenhum desconforto térmico.

Quanto ao design, opte por luminárias e pendentes de cores claras e livres de muitos detalhes. O metal e (mais uma vez) a madeira são os materiais mais indicados.

Você gostou deste post sobre decoração minimalista? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply