_MG_0871-Pano_Haruo Mikami (NXPowerLite)

Iluminação de área externa: 4 dicas para acertar na escolha

Designers e decoradores costumam dizer que a iluminação de um ambiente é um dos itens mais importantes de um projeto de reforma ou construção. Tanto que algumas empresas têm se especializado na área da luminotécnica, que leva em conta a aplicação de luz em um determinado ambiente para criação de efeitos que valorizem tanto a área externa quanto interna de uma residência.

Uma boa iluminação de área externa deve levar em conta uma série de fatores, como o tipo de lâmpada, a composição com os outros elementos dispostos no local, o estilo que combina com o do proprietário (ou função do edifício), as cores, etc.

No post de hoje, vamos mostrar 4 dicas para você acertar na iluminação da sua área externa e receber elogios dos seus amigos. Confira!

A iluminação de área externa deve ter o seu estilo

Antes de mais nada, é preciso entender que a iluminação de um ambiente como jardim, área gourmet, piscina ou qualquer outro que fique do lado de fora da sua casa é fundamental. Isso porque, dependendo das escolhas que você fizer, a área externa pode ter uma cara completamente diferente do imaginado.

Dito isso, é preciso planejar e se perguntar: qual é o meu estilo? Clássico, moderno, clean, rústico? Para seguir algum desses “modelos”, você deve utilizar conceitos de iluminação diferentes. Portanto, antes de mais nada, pense com calma no tipo de estilo que pretende adotar nesse ambiente.

Tipos de lâmpadas

Incandescente

Cada tipo de lâmpada tem suas características próprias, o que contribui para dar um efeito diferente na iluminação de área externa. As incandescentes, por exemplo, transmitem uma luz amarelada, agradável, mas como converte boa parte da energia em calor, ela acaba por esquentar o ambiente.

Fluorescente

Também são conhecidas por lâmpadas frias, já que não dissipam calor como as incandescentes. Em geral, emitem iluminação branca ou levemente azulada e estão disponíveis em formatos tubulares ou compactas.

Halógenas

Também amareladas, são mais fortes que as incandescentes porque geram menos calor. É ideal se utilizada como facho de luz direcional para destacar objetos de decoração.

LED

Hoje em dia, as lâmpadas de LED têm sido mais usadas por uma série de fatores, como a maior durabilidade e custo-benefício, já que além de durar mais, essas lâmpadas consomem menos energia.

Iluminação + decoração

Outro ponto para prestar atenção é a combinação perfeita entre o uso das luzes e a decoração. Se na sua área externa se destaca um jardim, o ideal é destacar as plantas mais bonitas, vasos, esculturas e outros adornos que fazem a ornamentação do local, por meio de luzes direcionais e criar um jogo de luzes e sombras.

Se a intenção é iluminar todo um ambiente, como uma área gourmet, é preciso investir em luminárias e focos de luz bem distribuídos, para que nenhum canto fique escuro. Peças com design arrojado chamam atenção e podem ser uma boa pedida para a decoração.

Se o espaço tem uma piscina, por exemplo, vale a pena pensar em lâmpadas subaquáticas que destacam a cor das paredes da piscina, bem como luzes direcionadas a paredes que possuem texturas diferentes.

Criando um clima

O objetivo de uma boa iluminação de área externa é sempre criar um clima. Luzes mais baixas deixam um ambiente intimista, luzes coloridas chamam a atenção para o aspecto moderno do anfitrião, lustres dão um ar clássico. Nessa busca pelo clima perfeito, vale testar várias opções até encontrar o que melhor se encaixa no seu estilo.

Gostou dessas dicas? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply