Captura de pantalla 2017-07-20 a las 10.35.32

Iluminação inteligente: conheça essa tendência

Quando se fala em decoração e arquitetura, projetos de iluminação ganham destaque e importância. Luzes aplicadas e posicionadas da forma correta podem fazer a diferença na hora de deixar os ambientes mais bonitos, harmônicos e confortáveis.

Para os profissionais mais antenados, o projeto luminotécnico pode ganhar ainda mais valor agregado quando é elaborado pensando em uma das últimas tendências de mercado: a iluminação inteligente.

A iluminação inteligente vai além do convencional e lança mão de meios tecnológicos para gerir não apenas as lâmpadas, como também muitos dos equipamentos eletrônicos da casa. Por isso, fizemos este breve guia para te explicar tudo sobre iluminação inteligente.

O que é iluminação inteligente?

Fugindo dos padrões e assumindo um papel pioneiro, a iluminação inteligente definiu um conceito diferenciado no que diz respeito à ativação da luz: ela não precisa mais ser feita de um interruptor.

Em linhas gerais, toda a regulagem da luz é realizada de forma automática por sensores de presença. No Brasil, desde 2010, esse tipo de tecnologia era realizado por interruptores que possibilitavam somente apagar, acender e controlar a intensidade da luz por controle remoto.

Hoje em dia, com a evolução desse dispositivo, os projetos de iluminação inteligente funcionam de forma muito mais eficaz, englobando aparelhos como ar-condicionado, televisão, DVD, geladeira, entre outros.

Como funciona?

O funcionamento é simples. No que diz respeito ao controle de luminosidade dos ambientes, sua ativação acontece por meio de sensores de movimento ou de presença que controlam o acendimento de luminárias e lâmpadas.

Já o controle da intensidade se dá com o uso do dimmer, um dispositivo que ajuda a criar diferentes tipos de ambientes e cenários, aumentando ou diminuindo a luz de acordo com o clima que se quer criar.

Outro ponto importante é que a iluminação inteligente é um aliado na segurança de quem reside na casa. Um casal de idosos, por exemplo, passará a se locomover de forma mais estável, já que as luzes estarão acesas sempre que alguém estiver no local.

Há ainda mais vantagens no uso de iluminação inteligente. Além de poder ser feita de forma remota, por internet ou celular, ela possibilita a integração com outros aparelhos, como ligar a TV para gravar um programa ou fechar as cortinas em um horário de muito sol.

Há economia de energia?

Há duas coisas que estão diretamente ligadas: iluminação inteligente e economia de energia. Como todo o projeto luminotécnico é programado para atender a cada ambiente da casa individualmente, o desperdício de energia é consideravelmente reduzido.

Estima-se que projetos de iluminação inteligente proporcionam uma economia de cerca de 35% do consumo de energia. Essa porcentagem pode aumentar se o sistema usado for abrangente e aplicado a outros aparelhos eletrônicos.

Como esse sistema ajuda o meio ambiente?

Além da economia de energia incidir positivamente no bolso do cliente, ela tem uma enorme importância para o meio ambiente. A iluminação inteligente é um influenciador no controle do uso de energia elétrica, oferecendo resultados reais e palpáveis, no que diz respeito à sustentabilidade.

O uso desse tipo de tecnologia promove, indiretamente, a conscientização e a mudança de hábitos dos usuários sobre o uso abusivo de energia. Nota-se, também, uma preocupação com a durabilidade das lâmpadas, por exemplo, gerando um senso de responsabilidade ambiental.

Iluminação inteligente nos centros urbanos?

Apesar de sua larga utilização em projetos residenciais, o objetivo da iluminação inteligente não é apenas reduzir o consumo doméstico de energia. Essa economia também vem sendo buscada em âmbitos maiores.

Muitas cidades ao redor do mundo têm feito grandes investimentos na utilização da iluminação ativada por sensores em vias públicas. Um grande exemplo é o trabalho do designer holandês Chintan Shah.

Desenvolvedor do Tvilight, o holandês sugeriu um sistema em que as luzes são acesas apenas quando são detectadas a presença de pessoas, bicicletas e veículos. Com sua ideia, o designer aponta para uma economia de bilhões de euros na conta de energia de muitas cidades europeias.

Como unir iluminação inteligente e decoração?

Sempre que se fala em decoração, a ideia é conseguir ambientes bonitos, cheios de personalidade, um toque de requinte, conforto e aconchego. Para isso, a iluminação inteligente se tornou uma aliada dos projetos de decoração.

A funcionalidade na hora de criar cenários que permitem ambientar jantares, por exemplo, é uma das principais vantagens. O controle da iluminação também ajuda explorar a valorização de peças artísticas usadas na decoração.

Além disso, as luzes aplicadas da forma correta contribuem para expor a estética criada pelo projeto decorativo, direcionando as atenções para itens como móveis de luxo ou peças de importância afetiva.

Quais são as tendências nessa área?

Há uma grande variedade de produtos nacionais e importados podem ser encontrados para atender a todo tipo de necessidade. Eles cumprem seu papel funcional no projeto de iluminação inteligente, mas também oferecem estética porque são desenhados em linhas mais modernas que permitem ser incluídos como peças decorativas.

Lustres e luminárias têm que harmonizar com a decoração escolhida para cada ambiente. Por isso, é possível encontrar todo tipo de peças que refletem originalidade e design diferenciado, como aquelas assinadas por artistas plásticos, que são uma tendência.

O que se percebe é que são usados novos materiais e técnicas para que a iluminação ganhe contornos de personalização e um ar de exclusividade. Entre os produtos mais procurados atualmente está a conhecida vela LED. Apesar do nome, ela é um dispositivo de iluminação que, alimentado por uma bateria, simula a luz da chama de uma vela.

Esse dispositivo virou o objeto de desejo de muitos decoradores, não apenas para a decoração de residências, mas também por ajudar a ambientar todo tipo de evento. Elas podem ser vistas em mesas de jantares, decoração de casamentos e, inclusive, em suítes de lua de mel para ajudar a criar um clima minimalista e romântico.

Além da segurança de não lidar com fogo propriamente dito, usar essas velas oferece benefícios como longa duração e controle da intensidade. E mais, por serem recarregáveis, podem ser usadas por mais de 10 mil horas ininterruptamente.

Agora que você já sabe como a iluminação inteligente pode ser usada de forma a valorizar os sistemas luminotécnicos, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e dê destaque aos seus projetos de decoração!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply