Móveis para varanda gourmet: 5 dicas para você se inspirar

Móveis para varanda gourmet: 6 dicas para você se inspirar

A área externa de uma residência — seja ela uma casa plana ou apartamento — é o espaço ideal para receber amigos ou passar bons momentos com a família. Por isso, planejar uma composição de móveis para varanda gourmet, sem abrir mão do conforto e da praticidade é, sem dúvida, indispensável para tornar os momentos nesse local ainda mais inesquecíveis.

Pensando nisso, selecionamos seis dicas de móveis para você se inspirar, os pontos mais importantes para montar um espaço aconchegante e garantir a integridade das peças por mais tempo. Confira!

1. Sofás e poltronas

Para qualquer varanda gourmet é importante ter em mente uma mobília versátil que acompanhará as conversas e momentos de interação entre os moradores e os seus convidados com total conforto, como é o caso dos sofás e poltronas.

Esses móveis oferecem uma série de opções de formatos, cores, estampas e tecidos, possibilitando combinar o gosto do cliente com as necessidades práticas de organização estética e funcional do local.

Isso porque, dependendo do espaço que você terá disponível para mobiliar, talvez um sofá seja excessivo e desproporcional. Com isso, recorrer a outras opções — como é o caso das poltronas — faz com que seja possível atender aos desejos do cliente de maneira mais adequada.

A possibilidade de uso de ambos não significa, necessariamente, a obrigação de optar por peças do mesmo conjunto. Um sofá de linhas retas combina tanto com poltronas minimalistas quanto com modelos arredondados e mais rebuscados. Use a criatividade de acordo com o estilo de cada projeto.

2. Mesas e cadeiras

Partilhar uma bela refeição com a família e os amigos em um ambiente exclusivo torna-se ainda melhor quando ocorre em móveis que se adéquem perfeitamente ao espaço, assegurando a estética e o conforto.

É o caso, por exemplo, das mesas com estilo mais rústico e bancos únicos, nos quais todos os convidados sentam lado a lado, em um mesmo assento, proporcionando uma experiência de coletividade e união.

Outra boa alternativa é apostar em uma mesa redonda, facilmente adaptável a ambientes menores — como algumas varandas gourmet de apartamentos —, junto com cadeiras de encosto alto e estofamento confortável. Essa opção permite ainda a escolha de móveis em diversos tipos de material e em cores que vão se adequar perfeitamente ao clima do local e à decoração escolhida para o ambiente.

Os modelos com tampo de circunferência menor podem, ainda, ser combinados com bancos mais altos, oferecendo um apoio versátil com visual mais informal e despojado ao espaço.

3. Mesas de centro e laterais

Uma bela mesa acompanhará com maestria os sofás, poltronas decorativas ou qualquer outro móvel destinado a criar um espaço de interação entre as pessoas dentro da varanda gourmet. Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos, cores, materiais e design, permitindo que sua utilização seja feita em ambientes abertos ou fechados, cumprindo o seu papel com beleza e sofisticação.

Ambientes menores são ideais para a utilização de modelos com nichos, que proporcionam um espaço a mais de armazenagem para as revistas, os brinquedos das crianças e outros itens diversos.

O ideal é que cada pessoa sentada tenha um ponto de apoio. A altura das mesas de centro deve ser compatível com a altura dos assentos, enquanto as laterais precisam ser proporcionais às medidas dos braços dos sofás e poltronas.

4. Banquetas e pufes

É comum que existam bancadas nas varandas gourmet que possam ser utilizadas para diversas tarefas, inclusive servir como um balcão para pequenas refeições, troca de ideias e interação. Dessa forma, dispor algumas banquetas nesse local é uma ótima opção para aproveitar o espaço e criar alternativas variadas de utilização do ambiente da melhor maneira possível.

Uma boa dica para projetos mais modernos é a escolha de banquetas com estrutura de alumínio e assento em material acrílico, o que aumentará sua durabilidade já que — mesmo quando cobertas ou em áreas internas — as varandas gourmet tendem a ser mais expostas ao sol, à chuva e ao vento.

Além de aumentar a quantidade de assentos, a utilização de pufes é especialmente interessante nos ambientes menores, pois alguns modelos permitem que eles sejam usados também como mesa de apoio ou espaço de armazenagem.

5. Armários modernos

Mais que confortáveis, alguns móveis precisam ser práticos e funcionais, permitindo que o manuseio, o preparo das refeições e as outras atividades ali executadas sejam feitas com máxima qualidade e praticidade.

Nesse sentido, pensar na aquisição de armários modernos, que estejam adequados às necessidades de manutenção e conservação de eletrodomésticos, alimentos e utensílios necessários a uma área externa gourmet são alguns exemplos a serem observados em seu projeto.

Outro ponto importante é escolher armários que sejam fabricados e recebam acabamentos em materiais resistentes, por exemplo, à exposição aos raios solares — uma vez que a maioria das varandas recebe muita incidência de luz ao longo do dia, ou são construídas em locais a céu aberto.

Atente-se para inserir no projeto apenas os armários que forem realmente necessários para a funcionalidade do ambiente, pois seu uso em demasia pode tornar o espaço apertado ou dar a sensação de que ele é menor do que, de fato, é.

6. Futons

Alguns espaços — principalmente os reduzidos — têm a versatilidade como palavra-chave para que a decoração seja funcional. Em casos assim, uma ótima alternativa é a utilização de futons, que são almofadas diferenciadas de origem japonesa que podem ser utilizadas sobre bancos ou diretamente no piso.

Há diversos modelos disponíveis, sendo os mais tradicionais:

Kakibushi

É composto por almofadas quadradas unidas sob o mesmo tecido, formando um colchão estreito que pode ser utilizado sobre bancos ou dobrado em três ou quatro partes para ser usado como pufe. Dependendo do tecido utilizado para o revestimento, também é uma ótima opção para a área ao redor de piscinas.

Shikibuton

Trata-se de um colchão em peça única que pode ser dobrado para formar um sofá sobre paletes ou diretamente sobre o piso. É encontrada em tamanho individual ou para mais de uma pessoa.

Zabuton

É o formato mais conhecido: uma almofada quadrada e macia, disponível em diversas cores ou estampas. É a peça ideal para dar mais conforto ao assento de cadeiras e bancos de madeira.

Segredos para montar uma varanda irresistível

A arte de decorar bem um ambiente se inicia no completo entendimento da utilização do espaço. Todas as ideias e escolhas precisam ter a satisfação das necessidades e desejos dos usuários como objetivo principal.

Sendo assim, é imprescindível considerar detalhes como a incidência de vento e raios solares, quantidades de pessoas que costumam ocupar o espaço, atividades que são (ou pretendem ser) realizadas etc.

Com o conhecimento pleno dessas e de outras questões, será possível ponderar a utilização de cortinas de vidro, necessidade de troca de revestimentos e de instalação de pontos de água e energia, entre outros. De modo geral, para criar uma varanda gourmet completa lembre-se de:

  • definir os objetivos de uso do espaço;
  • priorizar a funcionalidade e o conforto;
  • investir na iluminação adequada;
  • preferir móveis projetados para a área externa;
  • evitar o acúmulo de mobília e objetos desnecessários;
  • use plantas para completar a decoração.

Se a varanda em questão tiver uma vista bonita, da cidade ou de uma paisagem, valorize-a colocando os móveis principais de frente para ela.

Cuidados na escolha dos móveis para varanda gourmet

Não adianta montar um ambiente incrível se a beleza e a funcionalidade dele não forem duradouras, não é mesmo? Por isso, são necessárias algumas precauções para que seu projeto seja seguro, resistente e atemporal. Por exemplo:

Procure produtos de qualidade

Além de buscar fornecedores idôneos, com bom nome e experiência no mercado, certificar-se da boa qualidade dos materiais usados na fabricação dos móveis escolhidos é fundamental para não ser surpreendido com incidentes desagradáveis em um futuro próximo.

Toda a mobília e decoração escolhidas para áreas externas precisam ser resistentes para não desbotar, quebrar ou ressecar com facilidade. Para isso, opte sempre pelos materiais mais adequados, como aço inoxidável, alumínio, fibras (preferencialmente sintéticas), madeira com tratamento de proteção apropriado e tecidos impermeáveis.

Tenha em mente o estilo do ambiente

Adotar uma tendência não significa que a ornamentação precisará ser trocada de tempos em tempos de acordo com as novidades da moda. O ideal é captar e entender as preferências e necessidades dos moradores para empregar uma identidade visual compatível com suas expectativas.

Definir um estilo — ou uma mistura deles —, direciona a escolha de todos os elementos para a varanda, facilitando e agilizando essa etapa do projeto. Se a opção for pelo clássico, por exemplo, aposte em móveis imponentes e elegantes, cheios de detalhes. Por outro lado, se a ideia for criar um clima rústico, priorize peças marcantes de madeira natural com visual mais simples, como poltronas grandes.

Agora, se a preferência for por um ambiente mais “descolado”, não significa que um projeto não seja necessário. Pelo contrário, o ambiente pode acabar sem identidade e sem charme se não houver um bom planejamento do uso de cores fortes e elementos divertidos na decoração, como pôsteres, almofadas temáticas e afins.

Cuide bem dos móveis da varanda

Para manter as características originais de cor e resistência da mobília por mais tempo, é preciso ter atenção com a limpeza. Se não houver outras recomendações específicas do fabricante, o ideal é que seja usado apenas um pano macio seco ou com uma pequena quantidade de detergente neutro.

Quando a aplicação de cera, silicone ou verniz for necessária, siga as orientações de fábrica. A utilização de produtos não prescritos pode danificar as peças e diminuir sua vida útil, comprometendo todo o projeto.

Além dessas dicas, vale ressaltar que uma varanda gourmet pode tornar-se ainda mais versátil com a integração de outros ambientes da casa a esse espaço, criando ambientes únicos para o compartilhamento de experiências e momentos fabulosos.

Isso pode ser feito com a ajuda das dicas de móveis que demos e muitos outros existentes, uma vez que eles poderão servir como elemento integrador entre a área externa e os demais cômodos.

A escolha dos móveis para varanda gourmet é uma etapa crucial para o sucesso do projeto de uma área externa. Tenha sempre em vista a combinação entre os benefícios estéticos e funcionais para alcançar um resultado que satisfaça — e ultrapasse — as expectativas dos seus clientes.

Gostou das sugestões? Então faça agora o download do manual com o passo a passo para você inovar na decoração e no paisagismo de áreas externas. Acompanhe também as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no Youtube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply