piscina-de-borda-infinita-saiba-como-usar-essa-tendencia.jpeg

Piscina de borda infinita: saiba como usar essa tendência

Não mais uma exclusividade de hotéis e resorts, a piscina de borda infinita chega aos projetos residenciais, levando alta decoração e sofisticação para a área de lazer. Esse tipo de piscina cria a ilusão de que a borda se mistura à paisagem do entorno, dando a impressão de que a piscina não tem fim, principalmente em horizontes com mar ou lago.

Quer saber mais sobre piscinas de borda infinita? Então acompanhe este artigo e saiba tudo sobre essa novidade que levará muito requinte aos seus projetos.

Por que ocorre a impressão de amplitude?

A sensação de amplitude que se consegue com a piscina de borda infinita ocorre por causa do transbordamento da água em uma de suas laterais. Esse transbordamento funciona de modo a “esconder” a borda, estabelecendo uma ligação da água da piscina com o horizonte.

É por esse motivo que, para um projeto desses, o entorno da piscina deve abrigar um cenário tão bonito quanto o desenho e a estrutura de toda a residência. Afinal, é essa paisagem que ajudará a causar o impacto esperado.

O efeito é conquistado por meio de uma estrutura pelo menos dois centímetros menor que a altura da piscina e que fica em uma das bordas, onde ocorrerá o transbordamento. Essa estrutura serve para receber a água que cai e encaminhá-la a um reservatório, onde será filtrada e devolvida para a piscina.

Os resultados são ainda melhores quando existe um declive natural no terreno, de forma que a borda com transbordamento fique mais alta que o horizonte. A sensação de infinito também é acentuada quando pelo menos uma das outras bordas faz contato com o terreno — o que oferece ainda mais segurança ao entrar e sair da piscina.

Revestimentos com cores semelhantes ao ambiente em volta também ajudam a integrar a piscina com a paisagem.

Outra dica espetacular é direcionar a borda de transbordamento para o lado em que o sol se põe, se possível. Assim, você consegue melhor aproveitamento do sol no aquecimento da água e, ainda mais importante, cria uma oportunidade fabulosa para os banhistas admirarem o pôr do sol na piscina.

Como fazer uma borda infinita?

Existem basicamente duas formas de se construir uma borda infinita na piscina. Na primeira, conforme já mencionamos, deve-se construir uma calha de altura inferior à da piscina na borda em que se quer o transbordamento.

Assim, a água cai nessa calha e volta para a piscina através de uma tubulação, que a encaminha para o reservatório por meio de uma motobomba. É essa motobomba, também, que fará com que a água caia continuamente pela borda, dando o efeito de transbordamento.

Por uma questão de segurança, é recomendado que a calha tenha ao menos 20 centímetros de largura, para evitar que as pessoas se acidentem ao sair por esse lado — o que, inclusive, deve-se evitar.

Essa solução, entretanto, encarece o projeto da piscina em cerca de 10%, devido às tubulações, à motobomba extra e ao reservatório para a água que transborda.

A segunda forma, mais simples e mais barata, é utilizar uma “falsa borda infinita”. Coloca-se também uma calha mais baixa em uma das bordas, com cerca de 50 centímetros de profundidade, para onde a água pode escorrer ao transbordar.

Entretanto, essa calha não precisa de motobomba e tubulação para devolver a água à piscina, e pode ser preenchida com pedriscos, para um melhor efeito estético. Assim, a água transborda com a movimentação do uso da piscina, mas não retorna.

Os pedriscos ainda deixam o jardim mais bonito, harmonizando o projeto da piscina com o de paisagismo e sem parecer que é um truque para escoar a água da piscina. Como a solução dispensa tubulações e o uso de bomba para devolver a água, o projeto custa menos e alcança o mesmo efeito.

Quais os materiais recomendados para a construção?

De forma geral, a piscina deve possuir uma calha para escoamento da água, um tanque de captação e uma bomba exclusiva para encaminhamento da água que transborda, caso seja optado pelo projeto tradicional.

O material mais indicado para uma piscina com esse tipo de borda é o concreto armado. Esse concreto deve ser impermeabilizado e utilizado na borda por onde a água transbordará.

É possível, ainda, o uso de vinil, já que os fabricantes de piscinas vinícolas também produzem a borda infinita. Porém, esse material desbota facilmente quando não está molhado, o que não ocorre com o concreto armado. É importante levar isso em consideração, uma vez que a piscina, quando não estiver em uso, ficará com a borda seca.

É preciso atentar ainda para o fato de que a piscina com borda infinita necessitará, naturalmente, de maior quantidade de revestimentos, de um sistema completo de calha e drenagem, além de bomba e tubulações para a circulação da água que cai, o que elevará o custo da construção.

O que fazer para que a água não vaze?

Antes de tudo, esse tipo de projeto precisa de um espaço mínimo para ser elaborado. Uma piscina com borda infinita deve ser construída em um terreno que tenha, no mínimo, trinta metros quadrados de área.

A calha precisa ser impermeabilizada, para evitar a absorção da água pelos poros do concreto. Também deve ser revestida com o mesmo material do restante da piscina — pois a água que transborda precisa se manter limpa, uma vez que retornará à piscina.

É recomendado também verificar a calha regularmente, para evitar entupimentos e, consequentemente, vazamentos.

Como deve ser o ambiente ao redor?

Para que a piscina de borda infinita tenha o efeito desejado, é preciso que o ambiente no entorno seja bastante aberto e com horizonte. Paisagens enclausuradas não podem reproduzir o efeito de continuidade desejada, e a borda infinita não terá razão de ser.

Da mesma forma, embora possa ser utilizada com qualquer estilo de arquitetura, a borda infinita fica especialmente bem em projetos com ares modernos, que utilizam formas geométricas e linhas retas.

Para o revestimento da piscina, existem atualmente pastilhas de todos os tipos e cores, e são lançados novos modelos regularmente. Busque por pastilhas antiderrapantes, para evitar acidentes.

Também é interessante o uso de pastilhas com cores diferentes, como verde, amarelo ou até vermelho. O ideal, entretanto, é que a cor harmonize com a paisagem, de forma que a borda infinita se integre perfeitamente ao ambiente.

Para a área molhada, ao redor da piscina, você pode utilizar pedras naturais, que são lindas e decorativas. Prefira aquelas com baixa porosidade e que tenham resistência à água.

Agora que você já tem um referencial sobre o que é e como funciona uma piscina de borda infinita, que tal integrá-la em seus projetos e deixar a área de lazer mais luxuosa? Compartilhe a ideia em suas redes sociais!

Siga a Mac Design no Instagram ou Facebook para ficar por dentro de novidades sobre decoração e design.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply