Casa Santa Monica Jardim - angela meza

Saiba como usar técnicas de paisagismo na arquitetura

Com um mercado cada vez mais saturado, é preciso encontrar maneiras de se destacar. No caso do profissional de arquitetura, não há segredo: para ser bem-sucedido, ele precisa ter conhecimentos interdisciplinares, principalmente ao executar um projeto em uma área externa de uma residência. Isso quer dizer que o arquiteto deve conhecer as técnicas de paisagismo para desenvolver projetos.

Você não sabe como usar essas estratégias? Fique tranquilo! Neste post, listamos 5 técnicas de paisagismo simples e práticas para deixar qualquer ambiente mais atraente. Confira:

Saiba aproveitar o espaço

O 1º passo para executar um projeto em uma área externa de uma residência é encarar o espaço disponível. É preciso entender que, só porque um jardim tem uma área pequena, não significa que não seja possível criar um belo paisagismo.

Em ambientes menores, vale investir em minipalmeiras, jardins verticais e plantas em vasos, por exemplo. Esses itens ocupam menos o lugar e, ainda assim, rendem um resultado muito charmoso.

Caso o espaço seja maior, o projeto pode incluir uma variedade mais ampla de plantas, como árvores maiores.

Instale fontes e espelhos d’água

As fontes e os espelhos d’água são fundamentais para todo projeto paisagístico porque criam um ponto focal e deixam o ambiente mais fresco.

De acordo com o tamanho do jardim, você pode optar por mini fontes ou grandes espelhos d’água. Independentemente da opção, você deve instalar uma bomba para manter a oxigenação e a movimentação da água.

Arremate essa parte do projeto com algumas plantas aquáticas, como:

  • papiro;
  • aguapé;
  • flor-de-lótus.

Crie um caminho

Para apreciar todos os detalhes do projeto de perto, é preciso percorrer um caminho, certo? Então, instale pisantes de pedra, de madeira ou de cimento. Além de ligar as partes importantes do projeto, um caminho cria corredores que deixam o jardim mais fluído.

Invista em uma boa iluminação

A área externa também pode ser ocupada depois do pôr-do-sol, como em uma agradável noite de verão. Por esse motivo, você deve investir em uma boa iluminação.

Spots na fonte ou no espelho d’água dão um toque de sofisticação; lâmpadas ao longo do caminho ajudam a aumentar a segurança da circulação; luzes instaladas na altura do chão ajudam a valorizar a beleza de algumas flores e plantas.

Se possível, dê preferência às lâmpadas de LED, que são mais econômicas e não esquentam, sendo mais “amigáveis” para o jardim.

Use móveis externos de qualidade

A principal ideia de um projeto em uma área externa de uma residência é aproximar os moradores da natureza. Sendo assim, eles devem ter a opção de poder relaxar e apreciar o jardim.

Nada mais indicado do que a ajuda de bons sofás, mesas, cadeiras e outros móveis, não é verdade? Escolha itens fabricados com materiais resistentes, isto é, que vão suportar o sol, a chuva e outras mudanças climáticas.

Você gostou deste post sobre técnicas de paisagismo? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply