tendencias-de-materiaprima-para-moveis-veja-o-que-esta-em-alta.jpeg

Tendências de matéria-prima para móveis: veja o que está em alta!

As tendências de matéria-prima para móveis atualmente segue regras ecologicamente corretas e sustentáveis. As transformações recentes nas formas de lidarmos com o meio ambiente, procurando afetá-lo o mínimo possível, têm sido a norma principal no que diz respeito a decorações, tanto das áreas internas como externas.

Nesse artigo, falaremos sobre algumas tendências de matéria-prima para móveis e materiais mais utilizados na confecção de artigos de decoração. Confira:

Madeiras de reflorestamento

No Brasil, setores da indústria de produção em larga escala, que têm como principal matéria-prima a madeira, encontram nas floretas replantadas do país sua principal fonte de material — principalmente os pinus e eucaliptos.

Esse tipo de material tem sido amplamente utilizado na construção de móveis e consiste em uma das maiores tendências atuais em decoração. Os painéis de MDF, por exemplo, são construídos com madeira de pinus.

A demanda desse tipo matéria-prima tem aumentado consideravelmente com a tendência de conscientização sobre o impacto negativo do homem sobre a natureza. A decoração de ambientes tem dado prioridade para materiais naturais de forma geral, entre eles as madeiras de reflorestamento.

Madeiras de demolição

As madeiras de demolição ganharam popularidade ao longo dos últimos anos, alinhando-se perfeitamente à ideia de desenvolvimento sustentável que vêm se fortalecendo cada vez mais.

A principal técnica consiste em reaproveitar pedaços de madeira para o revestimento de móveis e outras peças da decoração. Essa tendência tem um toque de rusticidade e envelhecimento transformados em glamour.

A madeira rústica de demolição combina perfeitamente com outros materiais como aço, ferro e vidro. Além disso, dá ao ambiente um clima aconchegante e proporcionar a sensação de maior proximidade com um ambiente natural. Ela está presente em ambiente internos e externos de casas, lojas, corporações, ou seja, praticamente todos os tipos de cenários.

Tecidos Naturais

Além das madeiras de demolição e reflorestamento, os tecidos naturais têm sido muito utilizados na confecção de móveis, almofadas, futons, etc. As principais matérias-primas utilizadas nos tecidos de decoração são o linho e o algodão.

A combinação desses tecidos com retalhos de couro e veludo dá um estilo marcante às composições, geralmente acompanhadas de cores fortes.

A feira Salão do móvel de Milão 2016, realizada em agosto, não deixou dúvida sobre a tendência do uso de materiais naturais em todos os tipos e decoração. A presença de materiais naturais harmonizados com elementos sintéticos está em todos os cômodos. Essa, certamente, é a tendência dominante da decoração nos próximos anos.

Pallets de feiras

Outra tendência que veio com tudo no material para produção de móveis, são os pallets (ou caixotes) de feira. Eles podem ser usados para decorar todos os ambientes, internos ou externos, do quarto à varanda.

Podem ser utilizados também para fazer estantes, mesas de centro, criado-mudo, camas, sofás, futons, entre outros.

As tendências de matéria-prima para móveis acompanha a necessidade atual de uma maior consciência ambiental e prioridade em adotar técnicas sustentáveis. Desde o reaproveitamento de madeiras de demolição até a utilização de tecidos naturais para forrar os móveis, é a natureza a grande protagonista desse novo estilo.

Agora que você já entende melhor sobre matéria-prima para móveis, leia o nosso post e conheça algumas dicas de estampas para decoração de ambientes!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply