5-dicas-de-decoracao-e-arquitetura-para-cozinha-americana.jpeg

5 dicas de decoração e arquitetura para cozinha americana

Ambiente misto entre sala e cozinha, em que não há paredes dividindo os cômodos, apenas uma bancada ou mesa separam onde se prepara ou se come a refeição. Sabe de que espaço estamos falando, não é mesmo? É a cozinha americana.

Você, arquiteto, melhor do que ninguém, sabe que o projeto para uma cozinha americana apresenta certas particularidades. E para garantir que o cliente fique satisfeito com o resultado, é preciso prestar atenção a alguns detalhes que contribuem para compor o ambiente e deixá-lo prático, funcional e confortável.

No post de hoje, confira 9 dicas de decoração e arquitetura para cozinha americana que deixarão o seu projeto incrível e do jeito que o seu cliente sempre sonhou. Confira:

1. Avalie todos os aspectos da planta

O primeiro passo, antes de definir como vai ser o projeto, é analisar criteriosamente a planta e o espaço disponível. Dessa forma, tudo pode ser planejado de acordo e, caso seja necessário derrubar alguma parede, será preciso a avaliação de um engenheiro, de modo a certificar que não há fiação elétrica ou pilares.

Além disso, essa primeira etapa será primordial para que você considere o tamanho dos itens que serão necessários — sejam eles comprados prontos ou planejados, como é o caso de um balcão e da ilha.

2. Deixe a área ampla para circulação

Sabe quando falamos no último tópico sobre a importância de analisar o espaço disponível? Isso vai ser importante nessa etapa. Você precisa garantir que o cômodo seja amplo e que a circulação seja natural. O ideal é garantir 1,50 m para a abertura dos armários.

Dessa forma, de nada adianta considerar uma cozinha americana em locais pequenos e com muitos moradores, pois certamente eles não conseguirão ficar juntos na cozinha. O principal objetivo é tornar a vida dessas pessoas mais prática e funcional, não se esqueça disso!

Já se é para um apartamento pequeno, para dar a sensação de amplitude, uma alternativa é investir em tons claros. Usar portas de correr também reduz a quantidade de espaço utilizado.

3. Invista em revestimentos de qualidade

O balcão vai ser um dos itens mais utilizados da cozinha americana, pois pode servir de apoio durantes as refeições, em momentos de descontração ao receber amigos e familiares ou até para preparar os alimentos. Portanto, é imprescindível investir em revestimentos de qualidade.

Uma forte tendência é apostar em MDF, alvenaria ou madeira. Já para o tampo, o ideal é sempre focar naqueles que garantirão a praticidade, como o quartzo ou o granito.

4. Escolha com cuidado os móveis

É muito interessante que os móveis da cozinha e da sala conversem entre si, de modo a garantir que esses espaços tenham equilíbrio.

Para dar um ar mais sofisticado, por exemplo, procure investir em armários com vidro, que podem deixar a louça exposta. Banquetas podem ser colocadas do lado da sala, em frente ao balcão, dando mais uma possibilidade de uso para o item, sendo muito útil na hora de receber convidados na casa.

Além do sofá, outra boa pedida é colocar pufes na sala, pois dão um toque moderno e jovial ao ambiente, além de combinarem bastante com esse tipo de espaço. Uma estante de livros também pode ser adicionada ao “lado” da sala.

5. Aposte em janelas amplas

A cozinha existe para ser usada, não é mesmo? E de nada adianta ela estar toda montada se o futuro morador não tiver coragem de usá-la, pois não quer que o cheiro de gordura se espalhe pela casa.

Por isso, primeiro deve ser avaliada a possibilidade de incluir na planta janelas amplas e que permitam a ventilação. Se não for o caso, vai ser preciso investir em eletrodomésticos como um exaustor e a coifa, que são ótimos para retirar toda a fumaça e gordura.

6. Pense nos itens decorativos

Outros itens decorativos também podem ser utilizados para dividir os espaços, além do balcão, mesa ou sofá. Uma excelente alternativa e que está em alta atualmente é o cobogó. Ele proporciona estilo e modernidade à decoração desses ambientes.

Escolha também objetos que possam dividir bem cada ambiente, mas, apesar de apresentarem funções diferentes, devem seguir um mesmo estilo decorativo, para não pesar ou deixá-los incoerentes e desarmoniosos.

Desse modo, siga a mesma paleta de cores, invista em plantas, eletrodomésticos e luminárias, além de almofadas, diferentes texturas e quadros (até mesmo na cozinha). Outra opção é seguir uma decoração mais minimalista.

Pense o seguinte, se a cozinha for toda branca, dê mais cor à sala de modo a destacar que, apesar de estarem unidos, cozinha e sala são espaços diferentes.

7. Proporcione praticidade

Um dos pontos-chave de uma cozinha americana é que tanto sala quanto cozinha deixam tudo exposto. Portanto, quanto mais praticidade esses ambientes forem capaz de proporcionar, melhor.

Na hora de escolher os móveis, opte por aqueles que além de deixarem o ambiente mais bonito sejam funcionais, armazenando todos os utensílios de maneira prática.

8. Considere usar o mesmo tipo de piso nos dois ambientes

A cozinha americana é a junção entre a sala e a cozinha, é claro. Portanto, uma possibilidade é adotar o mesmo tipo de piso nos dois lugares.

Esperamos que ao seguir nossas dicas o planejamento de uma cozinha americana se torne muito mais fácil! O importante é que você seja criativo, seguindo as principais referências e tendências atuais e, também, o estilo do seu cliente.

Pensando no nosso último tópico, ou seja, proporcionar praticidade, uma dica é escolher o porcelanato que pode ser molhado, é mais simples de limpar e retirar sujeiras.

9. Certifique que os dois ambientes estarão bem iluminados

Além de spots e luminárias, que tal apostar em pendentes em cima da bancada? Além de contribuir para a decoração, isso pode aumentar a luminosidade do cômodo.

Busque mesclar esse espaço com toda a decoração da casa, de modo que ele realmente represente quem está morando ali!

Gostou dessas dicas e quer ficar sempre por dentro das novidades e tendências que compartilhamos em nossos posts? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply