004

5 dicas para atrair clientes como designer freelancer

Para ter sucesso em uma carreira de designer freelancer é preciso ter muito mais do que talento. Além de bons trabalhos, é fundamental adotar as estratégias certas para ganhar destaque no ramo e atrair a atenção de clientes em potencial.

Dentro desse contexto, existem algumas ações simples que podem ser altamente efetivas. Quer descobrir algumas delas? Então, confira o conteúdo a seguir:

Elabore um portfólio de qualidade

O seu portfolio funciona como uma espécie de cartão de visitas e é por meio dele que você deve mostrar aos seus clientes todo o seu potencial. No material, você deve catalogar os seus melhores trabalhos de forma clara e organizada, fazendo com que as pessoas se encantem à primeira vista.

Além de fazer uma seleção de projetos que tragam uma boa ideia do tipo de resultado que eles alcançarão ao contratarem os seus serviços de designer freelancer, lembre-se de investir em uma capa bonita e condizente com o seu estilo profissional.

Amplie suas formas de contato

Outro passo fundamental para ser um designer freelancer de sucesso é se tornar facilmente localizável pelo cliente. Lembre-se de que você não terá nenhuma empresa ou organização por trás para garantir serviços e público para novos trabalhos, portanto, tudo dependerá do seu contato direto com as pessoas.

Além de um número de telefone fixo, mantenha também um celular ativo e carregado 24 horas por dia. Contar com linhas de operadoras diferentes também costuma ser interessante. Um aplicativo de comunicação como o WhatsApp é uma boa tática, assim como perfis profissionais no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Utilize o marketing digital

O trabalho dos designers de hoje em dia mantém uma forte relação com a internet e o seu universo. Por isso, é fundamental utilizar o marketing digital para divulgar os seus serviços para clientes em potencial.

Uma boa ideia é contar com um blog. Nele, você pode escrever artigos relevantes sobre a área e, ainda, divulgar trabalhos antigos. Se você for mais ousado, vídeos no YouTube também podem ajudá-lo a se tornar referência no mercado.

Disponibilize diferentes métodos de pagamento

Receber pelos seus serviços apenas em dinheiro pode limitar consideravelmente o número de clientes que você pode ter. Se você deseja ter sucesso como designer freelancer, é essencial aumentar as formas de pagamento e estar completamente preparado para lucrar com o seu trabalho.

Depósitos ou transferências eletrônicas são os métodos favoritos de muitas pessoas. Por isso, ter uma conta em um banco com presença em diversos locais é importante. Outra tendência são os sites como o PagSeguro e o mundialmente famoso PayPal, que servem para receber pagamentos de maneira fácil usando um simples e-mail.

Monte uma tabela de preços

Por fim, muitos designers acham que uma tabela de preços pode limitar os lucros, mas a verdade é que ela ajuda muito na hora de se programar financeiramente. Você não precisa sequer divulgá-las, mas utilize-a como referência para se organizar melhor e cobrar pelos seus projetos.

Inclua o preço por hora trabalhada, considerando seus gastos fixos mensais. Você também pode considerar algumas variáveis, como projetos impressos em uma gráfica terceirizada, por exemplo. Isso ajuda a manter um piso de custo e a não pegar trabalhos que possam ser pouco lucrativos.

E agora, pronto para ter sucesso como designer freelancer? Gostou do conteúdo? Então, siga o perfil da Mac Design no Facebook e no Instagram!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply