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5 dicas para atrair clientes para o seu escritório de arquitetura

Ter um negócio estável, garantir um bom lucro e aumentar a satisfação da clientela é o desejo de todo profissional antenado, não é mesmo? E, quando falamos em sucesso na arquitetura, é preciso estar ainda mais atento ao marketing do seu negócio para atrair clientes para o escritório.

Porém, como fazer isso de forma organizada e efetiva? Neste post, você encontra todas as respostas em 5 dicas infalíveis para conquistar de vez a sua clientela e impulsionar sua empresa. Acompanhe!

1. Saiba identificar o projeto ideal

Que tipo de projeto é ideal para a sua empresa? O que você pode oferecer para os seus clientes? Qual é o seu público-alvo? Responder a essas questões é fundamental para conseguir identificar o potencial criativo do seu escritório de arquitetura e o tipo de público a que os serviços se destinam.

Portanto, elencar esses fatores é o primeiro passo para atrair uma clientela compatível com o seu negócio, já que o cliente se sentirá seguro e confortável ao saber que aquele serviço atenderá perfeitamente as necessidades dele.

Para ajudar você a chegar a essas respostas, utilize sua rede de contatos para atingir seus potenciais clientes e sempre procure ir até onde eles estão — eventos, mostras etc. Além disso, faça uma pesquisa profunda sobre o perfil desse cliente e quais as melhores estratégias para atingi-lo.

E lembre-se: encontrar um cliente perfeito é uma utopia. Contudo, é plenamente possível se alinhar o máximo possível ao perfil da clientela ideal, captando projetos que serão vantajosos tanto para a empresa quanto para a satisfação do seu público.

2. Apresente seu trabalho por meio de objetos portáteis

O apelo visual da arquitetura e demais áreas correlacionadas é indiscutível. Por isso, não hesite em apresentar seu trabalho utilizando-se de pequenas amostras dos projetos. Obviamente, essa tarefa vai muito além de possuir um bom site e portfólio, pois esses já são pré-requisitos básicos de todo arquiteto bem-sucedido.

A ideia aqui é selecionar os seus melhores trabalhos e colocá-los à mostra em formato de cases de sucesso. Sim, você pode utilizar um espaço privilegiado do site ou rede social da empresa para isso. Mas também vale muito a pena investir em objetos portáteis como maquetes ou seleção fotográfica para deixar suas melhores criações sempre à vista no escritório.

3. Transforme sua empresa em uma marca

Assim como os traços de um arquiteto artista são facilmente reconhecidos nos projetos que assina, as qualidades da sua empresa também devem estar atreladas à figura do empresário, fazendo de seu escritório uma verdadeira marca no segmento A & D.

Falando em escritório, comece por ele. Possuir um local de trabalho bem arquitetado e com um design característico é essencial para fazer com que o público se sinta atraído pelo negócio. Afinal, que cliente não gosta de entrar em um ambiente corporativo que, de imediato, já transmite confiança e credibilidade?

Por isso, jamais subestime a identidade visual da sua empresa, pois não há como atrair clientes potenciais sem possuir um escritório devidamente ornamentado e condizente com os serviços que você oferece.

Como profissional da área, você não terá dificuldades nessa tarefa. Mas aqui vão algumas sugestões: apostar em um design clean e uniforme faz com que a identidade visual da marca sobressaia no ambiente, valorizando ainda mais a missão e a visão da sua empresa diante do público.

Além disso, investir em um mobiliário de alto padrão e de primeira linha também é imprescindível para compor um ambiente que reflita as características da empresa como, por exemplo, trabalhar com o que há de melhor no mercado, sempre prezando pelo alto padrão e qualidade dos projetos.

4. Divulgue seu trabalho nas redes sociais para atrair clientes

Como dissemos, a arquitetura é uma área extremamente visual. Portanto, ela precisa ser vista! E, nesse caso, nada melhor do que utilizar as redes sociais a favor do seu trabalho, concordam?

Ferramentas como o Facebook, Pinterest e, sobretudo, o Instagram são perfeitas para divulgar seus projetos, tanto os atuais como os cases de maior sucesso da empresa. Porém, é preciso saber utilizá-las.

Dedique um pouco de seu tempo para aprender a extrair o melhor das redes sociais e, certamente, essas plataformas vão atrair mais clientes para o seu escritório de arquitetura.

Investir em marketing digital é outra sugestão que, sem dúvidas, trará bons resultados para o seu negócio. Essa atividade consiste basicamente em atrelar as funcionalidades e potenciais da sua marca a blogs institucionais da empresa, atraindo o público para os seus produtos a partir de textos e demais conteúdos relevantes sobre o assunto em pauta.

5. Capte “embaixadores” para sua marca

Estar antenado é característica unânime entre todos os profissionais da arquitetura, seja com as tendências do mercado, com as necessidades do público ou com as estratégias de marketing.

Sim, isso tudo é muito importante para o sucesso da empresa. Mas existe outro quesito que anda lado a lado com essa questão: o famoso networking. Nunca foi segredo que possuir uma rede de contatos efetiva é um dos caminhos mais curtos para se fazer reconhecido no mercado, atingindo a clientela ideal.

Portanto, fortaleça seu networking! Afinal, quando você se torna uma pessoa bem relacionada, você capta verdadeiros embaixadores para a sua marca. Por isso, é tão importante manter os contatos em dia e cultivar bons relacionamentos com os profissionais mais bem-sucedidos da área, mesmo que sejam concorrentes.

Lembre-se de que, em algum momento — seja por conta da agenda cheia ou pela confiança no seu trabalho — eles poderão indicar o seu escritório para algum cliente específico.

Também é muito importante sair do escritório. Concordamos que é necessário passar boas horas do dia lá dentro, mas, sempre que possível, saia do escritório e vá aos eventos da área: palestras, workshops, mostras, exposições, entre outros. Essa ainda é a maneira mais eficaz de saber o que vem sendo feito no mercado, de estudar a clientela e, principalmente, de fazer bons contatos.

Por último, mas não menos importante: tenha grandes parceiros! Essa é uma dica de ouro para atrair clientes para a sua empresa. Afinal, contar com bons fornecedores dos ramos de materiais, móveis etc é garantia de projetos seguros, bem executados e de alto padrão.

Viu só? Atrair a clientela não é uma tarefa difícil, basta fazer o percurso certo. Para ter certeza de que você está nesse caminho, não deixe de conferir este post sobre o que é importante na formação do profissional de arquitetura! Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

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