5-tipos-de-mesas-perfeitas-para-decoracao-da-area-externa.jpeg

5 tipos de mesas perfeitas para decoração da área externa

A escolha adequada do mobiliário de uma casa precisa considerar características como durabilidade, estilo, beleza e aplicação, especialmente, quando se trata de um projeto para áreas ao ar livre.

É essencial conhecer bem os tipos de mesa disponíveis para alcançar os melhores resultados, surpreender positivamente os clientes e, assim, conseguir um lugar de destaque no mercado.

Neste artigo, você vai conhecer as características e funcionalidades de 5 modelos, descobrir como utilizá-los para criar ambientes incríveis na área externa de uma residência e obter dicas para acertar na escolha das peças. Boa leitura!

1. Mesa bistrot

Inspirada nos bistrôs franceses, ela pode ser encontrada em diversos formatos de superfície (quadrado, retangular, redondo, sextavado, entre outros) e tem o tamanho reduzido do tampo como característica principal.

Mesmo estando disponível em alturas diferentes, as mais altas são as mais indicadas para compor ambientes versáteis, estando ou não acompanhadas de banquetas ou cadeiras com elevação regulada.  

O modelo da mesa bistrot é perfeito para servir petiscos e bebidas, além de estimular conversas mais descontraídas e intimistas por causa da proximidade que proporciona às pessoas que estão confraternizando ao seu redor.

2. Mesa lateral

É recomendado que haja pelo menos uma superfície de apoio para cada assento que houver em um cômodo. No caso das áreas externas, essa recomendação torna-se fundamental, pois como se trata de um ambiente para relaxar, receber convidados ou praticar atividades de lazer, sempre haverá alguém com um copo, prato ou livro nas mãos.

Por isso, não se esqueça de incluir as mesas laterais no seu projeto — com a mesma altura dos braços das poltronas e sofás, de preferência. Além de oferecer maior comodidade, a grande variedade de modelos disponíveis permite a criação de ambientes com estilos variados e únicos.

3. Mesa de centro

A grande vantagem desse tipo de mesa é que, além do apoio para copos e outros objetos, ele oferece espaço para a exibição de ornamentos, vasos e outros itens que conversem com a decoração e a utilização da área externa. Se houver a necessidade, a mesa de centro pode até armazenar artigos como mantas, toalhas, jogos, revistas etc.

Para não haver erros na escolha do modelo, leve em consideração a quantidade e a altura dos assentos. O design e o material devem ser selecionados de acordo com o estilo e os objetivos do projeto.

4. Mesa dobrável

É um modelo prático e funcional, principalmente, para uso ocasional ou quando os ambientes em questão acumulam mais de uma finalidade (como receber convidados e colocar hobbies em prática, por exemplo).

Por ser fácil de guardar e transportar, esse tipo de mesa permite mudar a configuração da mobília com mais facilidade e deixar espaços livres — ou oferecer mais superfícies de apoio — sempre que necessário.

Caso o uso das mesas dobráveis seja esporádico ou as variações das condições climáticas sejam intensas e constantes, lembre-se de garantir um espaço apropriado para o armazenamento delas. Assim, é possível evitar as avarias ou o desgaste precoce causado pelo mau acondicionamento das peças.

5. Mesa para refeições

Quando o objetivo do ambiente for a confraternização frequente com diversos convidados — e o espaço disponível for suficiente —, considere a alternativa de utilizar uma mesa grande para refeições no seu projeto de áreas externas. Além de ser mais ergonômico para as reuniões acompanhadas de brunch, almoço e jantar, essa opção permite que todos os convidados permaneçam juntos por mais tempo.

Para evitar que a varanda ou jardim pareça apenas uma sala de jantar do lado de fora da casa, capriche na informalidade e na leveza, escolhendo cadeiras com almofadas removíveis ou bancos como assento para mesas retangulares.

Bônus: dicas para escolher o tipo de mesa ideal

Algumas atitudes podem fazer toda a diferença na finalização de um projeto para área externa de sucesso, pois elas demonstram profissionalismo, criatividade e dedicação ao trabalho. A seguir, listamos alguns exemplos. Acompanhe!

Fique atento aos materiais

Móveis de madeira, vidro, fibras e metal são muito utilizados em varandas e jardins. No entanto, é preciso ficar atento às variáveis que podem prejudicar a vida útil ou segurança na utilização das peças, como:

  • certificar-se que a madeira utilizada recebeu tratamento adequado para ser resistente às intempéries;

  • não incluir mesas com tampo de vidro próximo às piscinas ou outras áreas molhadas;

  • preferir os materiais sintéticos e o aço inoxidável quando for utilizar peças de fibra e metal, por serem as alternativas mais resistentes e duráveis.

Não exagere na quantidade

A análise do espaço disponível deve ir além das medidas. Lembre-se de que as áreas externas são ambientes de lazer e confraternização, por isso, precisam ter zonas adequadas para a circulação de pessoas. Dessa forma, priorize sempre o conforto e não hesite, por exemplo, em trocar duas mesas laterais por uma de centro que seja um pouco maior (ou o contrário) se isso deixar o projeto mais ergonômico e harmonioso.

Acerte no fornecedor

Sua credibilidade é colocada à prova quando você define os móveis de um projeto. Afinal, os clientes confiam no seu conhecimento e na sua experiência — e não nos fornecedores — para aceitar que aquelas são, de fato, as melhores opções possíveis para que as suas necessidades sejam supridas e que os seus desejos sejam atendidos.

Por isso, compre os móveis de fabricantes que sejam atentos ao design e, especialmente, à qualidade das peças. Lembre-se de que, nesses casos, o descaso pode sair muito caro, pois, além da questão financeira, a reputação do seu escritório e a confiabilidade do seu trabalho também estarão em jogo.

Uma variedade tão grande de tipos de mesa disponível no mercado pode tornar complicada a tarefa de escolher as melhores opções para uma residência. No entanto, isso vai acontecer apenas com quem não conhece as particularidades de cada modelo — o que não é mais o seu caso. Com essas informações em mente, você conseguirá indicar os melhores produtos e deixar os seus clientes cada vez mais satisfeitos.

Agora é a hora de colocar suas ideias em prática com móveis perfeitos para a decoração de áreas externas! Entre em contato com a Mac Design agora mesmo e conheça nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Pinterest.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply