tajmahal_india_03

6 obras de arquitetura no mundo que você precisa visitar

Quem foi que disse que é preciso ir a museus para ver de perto artes impressionantes? Nas ruas é possível também se surpreender com obras de arquitetura no mundo, planejadas por arquitetos renomados e com uma criatividade sem igual.

No post de hoje, listamos algumas das construções mais incríveis que você precisa visitar. Confira:

1. Bibliotheca Alexandrina (Egito)

O que dizer dessa obra de arquitetura moderna, presente em um local repleto de história e construções milenares?

A Bibliotheca Alexandrina reúne mais de oito milhões de livros e é considerada um dos mais impressionantes projetos finalizados ultimamente. Sua inspiração, claro, é na Biblioteca de Alexandria, construída no século 3 a.C.

Sua arquitetura chama atenção pela ousadia e inovação do seu formato: é um impressionante disco inclinado, representando o nascer do Sol no Mediterrâneo.

2. Sagrada Família (Espanha)

Por mais incrível que pareça, essa exuberante e impressionante obra ainda não foi finalizada. Projetada por Antoni Gaudí, a Sagrada família começou a ser construída em 1882 — o arquiteto dedicou-se a ela durante cerca de 40 anos. A construção teve que ser interrompida em 1936, por conta da Guerra Espanhola.

A igreja ainda passa por reformas e, como forma de homenagear o seu criador, a intenção é que elas sejam finalizadas em 2026, ano em que ele completaria cem anos. A mais alta de suas torres tem 170 metros e é a representação de Jesus Cristo.

Dica bônus: aproveite que você está em Barcelona e visite outras criações de Gaudí, como Parque Güell, Casa Milà e Casa Batlló.

3. Taj Mahal (Índia)

Eleito uma das novas 7 maravilhas do mundo, esse monumento mais do que merece estar presente na lista. Além de ter uma história considerada romântica por muitos, pois foi construído para ser um tributo e memorial à segunda esposa do Imperador Shah Jahan.

Todo feito de mármore branco, a construção apresenta algumas características típicas de um mausoléu, como portais, painéis esculpidos sobre as arcadas, cúpulas, decorações de lótus etc.

Seu projeto é todo simétrico e a construção se reflete de maneira bela nas águas do Yamuna, presente no jardim.

4. Nanyang Technological University (Singapura)

Chamado de Twelve Rounded Towers House, esse prédio da Universidade Tecnológica de Nanyang surpreende pela estrutura. Com 12 torres conectadas e 56 salas, ele permite uma interação maior entre alunos e professores.

Seu design é único e inovador, com átrio central e vegetação nos terraços. Além disso, por conta da forma como as torres foram estruturadas, a ventilação é natural.

5. Palácio de Inverno (Rússia)

Residência dos czares russos, o Palácio de Inverno foi construído durante os anos 1754 e 1762. É uma obra tão grandiosa, que para você ter uma ideia, tem mais de 1900 janelas e quase 1800 portas, além de ocupar um quarteirão por completo.

Hoje, ele guarda muitas das artes, estátuas e ornamentações do período barroco, mas foi planejado para fazer concorrência às obras arquitetônicas europeias.

6. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Brasil)

Não poderíamos deixar de citar uma obra de arquitetura brasileira, não é mesmo? O MAC, como também é conhecido, foi projetado pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. Ele foi inaugurado em 1996 e logo se tornou um dos pontos turísticos de Niterói.

Ele abriga obras de arte contemporânea, que vão desde 1950 até os dias atuais, com um acervo com mais de 1217 — a maioria da coleção pessoal de João Sattamini. Seu formato é muito curioso, chegando a ser comparado a um disco voador ou a um cálice.

O que achou dessas dicas de obras de arquitetura no mundo? Já conhecia todas? Quer ficar sempre por dentro das novidades e tendências que compartilhamos? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply