8-aplicativos-para-arquitetos-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

8 aplicativos para arquitetos que você precisa conhecer

Desenvolver projetos, planejar ambientes, estruturar as demandas diárias de acordo com a relevância… A rotina de um arquiteto pode ser bastante agitada e repleta de atividades, sendo necessário ser muito organizado para lidar com maestria com todos esses deveres.

No entanto, pode ser muito difícil realizar todas essas ações por conta própria, não é mesmo? É por isso que as novas tecnologias têm se tornado grandes aliadas de todo profissional. No post de hoje, vamos compartilhar 8 aplicativos para arquitetos que você precisa ficar por dentro e passar a usá-los o quanto antes. Confira:

8 dicas incríveis de aplicativos para arquitetos

1. AutoCAD 360

O AutoCAD 360, versão mais atual do AutoCAD WS, é um dos aplicativos para arquitetos que são mais necessários. De maneira prática e eficiente, ele permite que o usuário crie, visualize e até compartilhe com outras pessoas os seus projetos.

Com diferentes ferramentas ofertadas, ele pode ser usado tanto em smartphones como também em tablets.

2. Cálculo de Materiais Gypsum Drywall

Seja no planejamento de uma sala de estar ou de uma cozinha, uma tarefa indispensável é o cálculo dos materiais que serão utilizados. Dessa forma, certamente você vai precisar do auxílio de um aplicativo como o Cálculo de Materiais Gypsum Drywall.

Por meio dele, vai ser possível se tornar mais produtivo e, também, automatizar uma série de questões do seu trabalho. Ele calcula de maneira automática — levando em consideração as condições gerais da obra — qualquer material necessário em um projeto feito em Drywall.

3. Photosynth

Antes de dar início à etapa de planejamento de um espaço, em que será definido o projeto e o que vai ser feito, é preciso conhecer cada cantinho do lugar. Dessa forma, todos os recursos serão bem aproveitados e utilizados de maneira inteligente e estratégica.

Para contribuir com o seu conhecimento sobre determinada área, temos uma sugestão bem interessante de aplicativo. O Photosynth permite que o usuário tire diversas fotografias e as transforma em uma de 360º — e o melhor de tudo: em alta resolução.

Assim, você será capaz de analisar em detalhes cada aspecto de um ambiente e ainda compartilhar o arquivo com outras pessoas envolvidas no projeto, seja via e-mail ou redes sociais.

4. Coral Visualizer

Uma dúvida recorrente e que precisa ser bem esclarecida para os clientes é a escolha dos tons para pintar a parede. O ideal é que todos os cômodos da casa/apartamento/escritório estejam em harmonia, como se cada espaço fosse um complemento do outro.

E, muitas vezes, por mais que o arquiteto esteja com tudo muito bem definido em sua cabeça ou tenha passado todas as suas ideias para o projeto em 3D, o cliente pode não se sentir seguro o suficiente para escolher um tom mais ousado, por exemplo.

Por conta disso, para evitar que ele tenha qualquer tipo de hesitação, você pode contar com o app Coral Visualizer. De forma instantânea, ele permite que um ambiente seja escaneado, por meio da realidade aumentada, e, assim, pode pintar virtualmente as paredes de qualquer cor.

Outro ponto positivo é que o app indica a referência da tinta e onde ela pode ser encontrada. Muito prático, não é mesmo?

5. MagicPlan

Assim como o Photosynth, o MagicPlan também vai ajudá-lo a conhecer melhor o espaço que você tem para desenvolver um projeto. No entanto, ele conta com algumas funções diferentes e que certamente farão toda diferença no trabalho.

Assim como o nome do app já diz, ele pode ser considerado mágico. Por meio do seu dispositivo móvel, independentemente de você estar usando um smartphone ou tablet, é possível tirar foto de um espaço e, assim, de maneira automática, obter todas as medidas.

Apesar de ser considerado confuso em um primeiro momento, após um pouco de prática e testando todas as funcionalidades, este aplicativo vai tornar mais simples o modo como você cria uma planta — não sendo necessário nem ao menos tirar os móveis do lugar para que ele funcione de forma efetiva.

Com os dados obtidos em mãos, você pode transformá-los em desenhos e exportá-los para JPG, DXF e PDF.

6. CAD Touch

Está quase na hora de enviar um projeto para um cliente ou de apresentá-lo para a sua equipe, mas você percebeu que ele poderia ser aprimorado em determinado ponto ou que apresenta alguma falha? Não se preocupe! O aplicativo CAD Touch pode ser a solução para os seus problemas!

Por meio dele é possível realizar ajustes, medir, fazer anotações e ver o resultado final do seu projeto. Também é possível enviá-lo para outras pessoas, bastando ter conexão com internet.

7. Countdown+

Este app não vai auxiliá-lo de maneira direta em suas funções como arquiteto, mas tem o intuito de auxiliá-lo a torná-las organizadas e estruturadas de maneira estratégica — sem que você deixe de realizar alguma demanda por esquecimento ou falta de tempo.

Com o Countdown+ você poderá organizar todas as suas tarefas, como reuniões, prazo de entrega de projetos, eventos, entre outras. Além disso, o app envia notificações sobre suas próximas atividades e ainda tem um contador de tempo para todos os seus compromissos.

8. Trello

Outro aplicativo que vai se mostrar muito necessário para mantê-lo organizado e com todos os compromissos e atividades em dia é o Trello. Se você é do tipo de pessoa que está sempre lidando com muitos projetos ao mesmo tempo, delegando tarefas para diferentes pessoas e tendo que controlar todas essas questões por conta própria, ele é ainda mais indicado.

Por meio dele, poderá criar todas as tarefas que serão realizadas, de modo a acompanhar cada etapa, quem as está executando. Outro ponto de destaque é que cada um dos envolvidos podem deixar anotações e comentários, facilitando o acesso a informações e dados.

Viu só como a tecnologia pode ser sua melhor amiga na hora de exercer as suas funções como arquiteto? Esperamos que esses aplicativos possam ser úteis em sua rotina e que facilitem e potencializem os resultados do seu trabalho.

Já conhecia todos os aplicativos para arquitetos que citamos neste post? Não guarde essas dicas apenas para você! Compartilhe-as em suas redes sociais e deixe que os seus amigos, que também são arquitetos, fiquem por dentro desses apps!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply