9-dicas-para-utilizar-estantes-na-decoracao-de-sua-casa.jpeg

9 dicas para utilizar estantes na decoração de sua casa

Ter estantes na decoração é o grande diferencial para quem quer ambientes arrumados e visualmente convidativos e aconchegantes. Grandes aliadas da organização em casa, elas também são uma forma interessante de aplicar personalidade aos espaços disponíveis, uma vez que abarcam objetos e outros itens que transmitem quem realmente somos.

Você quer apostar nas estantes na decoração da sua casa? Então precisa conferir as dicas listadas abaixo. Com elas, você vai aprender a utilizar esses móveis de forma inteligente e criativa, trazendo mais personalidade para o seu lar. Vamos conferir?

Funções da estante na decoração

Nem só de beleza sobrevive uma casa, não é mesmo? Por isso é que devemos sempre pensar nas funções que uma ideia pode trazer para o espaço. No caso das estantes na decoração, o propósito é o mesmo: você precisa criar ambientes práticos e organizados, em vez de somente esteticamente bonitos.

As estantes na sua casa podem unir o útil ao agradável e serem multifuncionais. Nas dicas, você verá que é possível incluir o móvel em vários cômodos e, inclusive, dividir os espaços com ele.

Com o material que você preferir, pense no visual final e nas possibilidades de decorar a sua estante: livros, plantas, caixas decorativas, fotografias, vasos, coleções e até mesmo obras de arte.

Como usar a estante para decorar

1. Decore com objetos coloridos

Vamos começar as dicas de forma alegre? Se você acha que está precisando dar mais vida à sua sala ou outro cômodo, invista nas cores. Aqui, a ideia pode se aplicar tanto aos objetos decorativos quanto na própria tonalidade da estante.

Se o seu ambiente é todo branquinho, por exemplo, adicionar uma estante amarela, azul ou vermelha pode ser uma ótima aposta para alegrar o espaço. Mas, nesse sentido, é importante saber dosar os objetos contidos nos nichos da estante — ela já é o centro das atenções e atrai os olhares, então, não exagere nos itens, em sua quantidade, tamanhos e cores.

2. Preencha os nichos com livros

Quer uma estante mais clássica que a de livros? Essa ideia nunca sai de moda e pode ser o que faltava para você organizar sua tão sonhada biblioteca particular. Para isso, é interessante optar por estantes mais resistentes, que suportem o peso da sua coleção de livros e, o mais importante, que os deixem bem posicionados.

Se você ainda não tem muitos exemplares, tente mesclar os livros com outros itens decorativos, como bibelôs, miniaturas dos próprios personagens das histórias, entre outras ideias.

Além dos modelos tradicionais de nichos, você ainda encontra estantes bastante criativas, com formatos inusitados. Use a imaginação e decore seu canto de leitura!

3. Use estantes na cozinha para expor as louças

Você achava que a cozinha ia ficar de fora? Claro que não. Esse cômodo pede uma estante bem bonita, para apoiar os utensílios, panelas e canecas e, é claro, dispor suas louças mais sofisticadas.

Para deixar a cozinha bem elegante e organizada, opte pelas estantes vazadas, para que seus potes, quadrinhos e xícaras fiquem expostos e se tornem itens da decoração. Aqui também pode entrar a ideia dos livros — os de receita!

4. Decore a sua varanda com prateleiras

As estantes também são bem-vindas na decoração da varanda. Você pode criar um espaço gracioso, com nichos suspensos ou até mesmo transformar uma escada antiga em prateleira para dispor vasinhos ou ferramentas de jardinagem.

Além de manter tudo organizado, o seu espaço para as plantas da casa fica mais apresentável e com uma decoração personalizada.

5. Utilize estantes como organizadoras de quartos

Quem não gosta de chegar em casa no final do dia e encontrar o quarto todo organizado? Para que isso seja possível sempre, aposte em estantes como aliadas para manter tudo no seu devido lugar, além dos armários e closets.

O mesmo vale para os quartos das crianças, que merecem uma solução mais prática para que seus próprios filhos coloquem as coisas no lugar. Prateleiras abertas facilitam a tarefa, além de nichos para organizar brinquedos, material escolar e livros.

6. Divida os cômodos com estantes

Se você acha que a função de uma estante é unicamente decorativa e organizadora, está se enganando. Esse móvel também pode separar ambientes integrados de forma prática e inovadora. A solução é perfeita para quem quer um espaço mais ventilado e iluminado, por exemplo.

As estantes enquanto delimitadoras de espaços também podem aparecer de outras formas: fazendo as vezes de biombos, ocupando o espaço vazio de escadas e complementando pilastras e cantinhos inutilizados.

7. Combine iluminação e obras de arte

Além das paredes, as estantes também podem ser o lugar ideal para expor suas obras de arte e outros objetos valiosos da sua decoração. Para isso, basta apostar em iluminação embutida, para evidenciar os objetos nos nichos da sua estante.

Hoje é comum encontrar cordões de LED ou spots embutidos, mas pequenas luminárias bem distribuídas também ajudam a expor as obras, quadros e demais itens de arte.

8. Coloque plantas nos nichos

Já ouviu falar em arquitetura orgânica? Além da varanda, a natureza também pode ser distribuída em outros cômodos da casa. Uma dica bem legal é adicionar vasinhos de plantas na sua estante da sala — desde que sejam espécies próprias para ambientes internos.

Com as plantas enfeitando o ambiente na estante, você consegue criar um espaço mais leve e ainda purifica o ar da casa. Não descarte essa possibilidade!

9. Invista em caixas organizadoras

Mesmo organizando tudo na estante, o ambiente ainda está poluído visualmente? Que tal, então, investir em caixas decorativas e organizadoras para evitar aquele aspecto de bagunça causado pela grande quantidade de objetos menores?

As caixas, que são encontradas em diferentes modelos, tamanhos, texturas e materiais, tornam a sua estante mais arrumada e também deixam o ambiente melhor decorado, com a sensação de menos objetos expostos.

Independentemente da estante escolhida, o que importa é que você saiba aproveitar o melhor que esse móvel tem a oferecer para a sua casa. Com suas prateleiras e nichos, é possível transmitir a sua história e expor toda a sua personalidade. Desde livros até plantas e obras de arte, aposte no estilo que você mais gosta e transforme os cenários do seu lar com as estantes na decoração.

E aí, gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e continue a receber informações especiais para manter a sua casa linda e bem decorada. Você também pode acessar nossos conteúdos pelo Instagram, Facebook, Youtube e Pinterest.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply