06 - Solarium

Afinal, como os projetos 3D estão revolucionando o design de interiores?

No design de interiores, algo fundamental é a criação de plantas e esboços do projeto arquitetônico. Por isso, visando garantir a satisfação do cliente, os projetos em 3D têm ganhado cada vez mais destaque. Isso porque, ao contrário dos esboços em 2D, eles reproduzem o resultado final de uma forma muito mais detalhada e realista.

Mas você conhece todos os benefícios que essa ferramenta vem trazendo para o design de interiores? Caso não saiba, fique tranquilo, estamos aqui para ajudar. Basta acompanhar o post para descobrir!

Menores custos no projeto

Em projetos muito complexos, é bastante comum que ocorram diversas alterações antes de se chegar ao resultado final. Em geral, isso ocorre devido à insatisfação do cliente em relação a algum detalhe do projeto. O problema disso é que alterações exigem retrabalho, o que significa desperdício de tempo e dinheiro.

No entanto, com os projetos em 3D, esse inconveniente não ocorre com tanta frequência. Afinal, o cliente tem acesso aos detalhes do design antes que a obra seja iniciada. Assim, qualquer alteração necessária pode ser feita em poucas horas e sem grandes custos — algo que seria impossível caso a obra já estivesse finalizada ou em andamento.

Visualização de detalhes

Para o cliente, é extremamente frustrante quando ele aprova um projeto que lhe agradou, porém, o resultado final não condiz com o esperado. Isso pode ocorrer com os projetos em 2D, pois eles não apresentam tantos detalhes e acabam não sendo um esboço fiel da realidade.

O modelo em 3D garante muito mais fidelidade, uma vez que ele apresenta um excelente nível de detalhamento — sendo possível obter uma visualização aprimorada das texturas dos materiais escolhidos e da forma como o ambiente ficará após a finalização da obra. Assim, consegue-se suprir as expectativas geradas e evita-se o desapontamento do cliente.

Várias opções de layout e possibilidade de alterações

Outro benefício gerado pelo uso dos projetos em 3D é a facilidade para criar inúmeras opções de layout. Isso se deve aos recursos fornecidos pelos softwares utilizados nesse processo. Com eles, é possível mudar cores, materiais, acabamentos e a disposição de elementos facilmente, permitindo que as alterações desejadas sejam feitas de forma rápida e eficaz.

Isso é bastante interessante tanto para o cliente quanto para o arquiteto. Afinal, é possível criar diversas combinações e possibilidades até encontrar a mais adequada ao gosto e às necessidades do cliente.

Mais tranquilidade durante o desenvolvimento do modelo

Um ponto fundamental durante a implementação de um projeto de design é garantir a tranquilidade do cliente. Afinal, muitos se sentem perdidos durante o processo, visto que, a maioria, não tem muitos conhecimentos sobre essa área.

Porém, quando o arquiteto conta com o auxílio dos projetos em 3D, o cliente se sente mais incluído no trabalho, já que ele consegue entender melhor o que está sendo elaborado e pode dar sugestões mais adequadas. Assim, o processo se torna bem mais tranquilo e a única preocupação do cliente será curtir seu novo ambiente quando o projeto estiver finalizado.

Mais qualidade no trabalho e confiança no profissional

Por fim, os projetos em 3D também garantem muito mais qualidade para o trabalho do arquiteto. Como eles permitem a visualização dos detalhes, a realização de testes e a facilidade para gerenciar alterações, o projeto certamente ficará muito mais alinhado e bem elaborado.

Assim, o cliente ganha muito mais confiança no profissional, pois ele consegue perceber não só a qualidade do serviço prestado, mas também a preocupação do arquiteto em garantir que o resultado final seja exatamente o que ele desejava.

Como você pôde perceber, usar projetos em 3D garante diversas vantagens para o arquiteto e para o cliente. Saiba também que existem vários softwares que você pode utilizar nesse processo, como AutoCAD, Sketchup, 3Ds Max, Solid Works e Rhinoceros. Além deles, também temos o V-Ray e o Lumion, que são usados na pós-produção da modelagem 3D para realizar o acréscimo de texturas e o aprimoramento da imagem, chegando o mais próximo possível de uma foto realística.

E aí, gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais. Para acompanhar nossas novidades, aproveite e também nos siga no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply