aprenda-como-utilizar-aparadores-de-forma-elegante-na-area-externa.jpeg

Aprenda como utilizar aparadores de forma elegante na área externa

Eles dão um charme especial e ficam excelentes em diferentes cantos da casa. Mas hoje vamos mostrar como utilizar aparadores em projetos de exterior!

Muito versáteis e práticos, esses móveis são verdadeiros coringas na decoração e organização de ambientes. Em áreas externas eles podem ocupar um espaço decorativo repleto de plantas e flores ou mais funcional, quando usados para auxiliar no apoio do serviço daquele churrasco de final de semana com os amigos.

É possível encontrar aparadores fabricados com diversos materiais. Os mais procurados são as peças criadas em madeira. No entanto, podem ser vistos em alumínio, vidro, fibra sintética, entre outros.

No post de hoje, vamos apresentar algumas maneiras de instalá-los nos projetos da área externa, os melhores materiais de fabricação e como decorá-los de forma adequada. Continue lendo e confira!

Onde usar o aparador na área externa?

Como já comentamos, os aparadores são peças muita flexíveis e seu design facilita a adaptação em diversos ambientes. O ideal é que estejam em sintonia com o ambiente.

Levando esse fator em consideração, é possível optar por modelos que agreguem utilidade no espaço, sendo ótimas substituições de mesas de centro, bancadas e apoios para pequenos jardins ou hortas. Conheça algumas opções de uso:

Na varanda

As varandas das residências estão cada vez mais se transformando em uma extensão da sala de estar e precisam ter uma atmosfera agradável e confortável.

Nesse espaço, o aparador pode aparecer como peça multifuncional, separando ambientes ou como um bar durante confraternizações.

Em espaços compactos, pode ser fixado em uma das paredes ou bordas internas da sacada, junto com algumas cadeiras confortáveis estabelecendo um clima agradável e charmoso em um longo café da tarde com família e amigos.

No espaço gourmet

Seja como apoio de pratos e outros utensílios ou bancada durante o preparo de alimentos, a instalação de aparadores no espaço gourmet confere elegância ao ambiente.

Peças com tons claros garantem modernidade ao espaço, enquanto os móveis de madeira criam uma atmosfera mais rústica.

Escolha o estilo que combina com os moradores e invista no elemento mais eclético de uma residência. Uma dica bem descontraída, é montar um pequeno bar para receber os amigos.

Na sacada

Muitas vezes as sacadas têm espaços limitados. No entanto, isso não deve deixar sua decoração passar batida. Uma possibilidade é optar por modelos com gavetas. Essa técnica aumentar sua utilidade em espaços reduzidos.

O aparador em uma sacada pequena, possibilita a criação de ambientes verdes por meio dos vasos com plantas, flores ou cultivo de hortas. Em conjunto com uma cadeira ou banco confortável, outra alternativa é usar o aparador como mesa de trabalho. Caso sua sacada tenha uma vista extraordinária, esse será o lugar perfeito para se concentrar nas tarefas.

Quais materiais escolher?

Em geral, escolher móveis para área externa exige determinada cautela com o tipo de material escolhido. Sua aparência não deve interferir de maneira negativa na estética do ambiente a longo prazo.

Para que a vida útil das peças seja estendida, confira os melhores tipos de materiais utilizados na fabricação dos aparadores em seu projeto.

Alumínio

Com grande apelo estético, os elementos em alumínio são excelentes opções para quem busca um design contemporâneo e funcional. Sem contar que é um material muito durável!

Peças fabricadas em alumínio são resistentes e bem leves, facilitando a mobilidade. Esse tipo de material é capaz de conservar a sua aparência por longos anos e ainda não enferruja.

Sua manutenção também é outro fator importante. Pode ser lavado periodicamente com detergente neutro na remoção do acúmulo de resíduos da superfície. A recuperação do brilho, é atingida por meio de ceras automotivas. Lembre-se de ter certeza de que o móvel está completamente seco antes do polimento com cera.

Com os cuidados adequados, um aparador feito de alumínio pode durar anos!

Fibra sintética

Garantia de durabilidade, as peças fabricadas com fibra sintética são ótimas escolhas para decoração de casas de praia, pois esse material é resistente contra a maresia e calor excessivo. Também conferem um clima rústico e descontraído ao ambiente urbano.

As peças produzidas em cores suaves levam tranquilidade à varanda. Em espaços gourmet, os aparadores em tons mais escuros criam uma atmosfera moderna e descontraída. Caso a intenção seja expandir o espaço, combinar fibra sintética com tampo de vidro é uma excelente opção. Além de oferecer mais leveza visual.

Como as fibras são elaboradas por meio de polipropileno, o móvel terá um tempo de vida maior do que aqueles produzidos por meio de fibras naturais. Esse fator também ajuda a evitar seu ressecamento e descoloração. E quanto a limpeza, um pano úmido e um sabão neutro são as melhores ferramentas.

Madeira

Um projeto com toque moderno pode ter móveis de madeira em sua composição. Apesar de, muitas vezes, ser usada para complementar decorações clássicas e tradicionais, a madeira de alta qualidade e durável tem a capacidade de renovar o ambiente.

Cada tipo de madeira tem suas características. A mais utilizada em ambientes externos é a madeira cumaru. O material se destaca por resistir à ação de fungos, cupins e mudanças climáticas, como chuvas, ventos e luz natural.

É ideal na decoração de espaços verdes por criar um contraste muito belo, além de servir de apoio para vasos com plantas e flores.

Como decorar o aparador?

Os aparadores são elementos que complementam a decoração e devem ser funcionais. Por esse motivo, os itens que ficarão sobre o móvel devem refletir a personalidade dos moradores e valorizar o cômodo em que estão localizados.

Em ambientes modernos, ornamentar com itens de tamanhos diferenciados dão a sensação de movimento. Por exemplo, apoiar pratos e taças de um lado e do outro, alguns quadros em molduras no estilo vintage com fotos divertidas dos moradores.

Se o projeto for direcionado ao clássico, é interessante seguir uma linha simétrica. Esse efeito é alcançado por meio do equilíbrio entre vasos com flores de tamanhos semelhantes, jarros ou estatuetas nas extremidades, mantendo essa constância com outros elementos ao longo do móvel ou apenas duas peças.

Caso o aparador seja vazado, aproveite o espaço abaixo para decorar com folhagens, pufes, porta-revistas ou itens necessários ao espaço gourmet. O que a sua criatividade permitir.

Só não cabe inserir muitos itens desconexos sobre o aparador, pois o resultado será uma verdadeira bagunça. O essencial é que tanto o material escolhido como os itens decorativos combinem com o restante da residência e com o perfil dos moradores.

Você curtiu essas indicações sobre como utilizar aparadores na área externa? Então continue com a visita em nosso blog, complemente sua leitura com o artigo “Passo a passo: saiba como usar aparadores na decoração” e crie ambiente ainda mais elegantes! Aproveite e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply