Arquitetos_brasileiros_Conheça_os_arquitetos_brasileiros_famosos.jpeg.jpeg

Arquitetos brasileiros: Conheça os arquitetos brasileiros famosos

Quando o assunto é referência em arquitetura, não tem para ninguém: Oscar Niemeyer é sempre o mais aclamado e reverenciado — tanto no Brasil quanto internacionalmente. Não apenas pelo conjunto da premiada obra (de arte) que abrange, dentre outras, as curvas do Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte e do Palácio do Planalto, em Brasília. Mas pela contribuição do Niemeyer intelectual para áreas que extrapolam maquetes e projeções.

No entanto, engana-se quem pensa que a arquitetura brasileira se resume a esse grande nome do século XX. A seguir, conheça 5 outros grandes e consagrados arquitetos brasileiros e suas principais contribuições!

João Filgueiras Lima, Lelé

José Filgueiras Lima, Lelé

O carioca Lelé entrou para a história da arquitetura brasileira ao projetar os seus primeiros edifícios hospitalares, na década de 30 e posteriormente as “fábricas de hospitais” da rede Sarah Kubistcheck.

Hospital Sarah Kubitschek, Lago Norte, DF
Hospital Sarah Kubitschek, Lago Norte, DF (foto: atelier paralelo)

Mudou-se para Brasília enquanto ela estava sendo construída, onde foi o responsável pela residência da embaixada da África do Sul, além de sedes de várias montadoras internacionais de automóveis.

Memorial Darcy Ribeiro, DF
Memorial Darcy Ribeiro, DF

Lina Bo Bardi

A arquiteta ítalo-brasileira (Imagem de capa. Fonte: bit.ly/644.ref) encantava não só pela beleza, mas pela resiliência com que conquistou seu espaço em meio a uma sociedade machista, deixando um pequeno — porém histórico — legado de menos que dez obras no Brasil, hoje alçadas a símbolos máximos do Modernismo, como é o caso do charmoso MASP, Museu de Arte de São Paulo, localizado no coração da Avenida Paulista.

MASP, Museu de Arte de São Paulo
MASP, Museu de Arte de São Paulo

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha é um dos grandes nomes que marcaram a chamada Escola Paulista de Arquitetura Contemporânea Brasileira, vindo a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1961, até ser afastado do cargo por causa do AI-5.

Entre as obras mais famosas, está a sua própria casa, hoje objeto de estudo em função do experimentalismo que o arquiteto adotou em sua construção.

Residência do Paulo Mendes da Rocha
Residência de Paulo Mendes da Rocha (foto: archdaily)

Residência do Paulo Mendes da Rocha2

Residência de Paulo Mendes da Rocha

Roberto Burle Marx

Burle-Marx-photo

Mestre do paisagismo mundial, o paulista Burle Marx consagrou projetos que inovaram na integração entre áreas verdes e urbanas, como o Parque Ecológico de Recife, construído na cidade natal de sua mãe, o paisagismo do Eixo Monumental de Brasília e a praça Ademar de Barros, localizada em Águas de Lindoia, em São Paulo.

Jardim do Eixo Monumental
Jardim do Eixo Monumental em Brasília
Praça Adhemar de Barros em Águas de Lindoia-SP
Praça Adhemar de Barros em Águas de Lindoia-SP

Severiano Mário Porto

severiano-890x395_c

Fora do eixo Rio-São Paulo, temos o arquiteto mineiro Severiano Mário Porto, um dos primeiros a desenvolver obras de grande porte para a Amazônia, contando apenas com estruturas e matéria-prima extraídas da própria região — o que leva a crer que Severiano foi pioneiro no conceito de construções sustentáveis, como o Restaurante Chapéu de Palha, que chegou a ser premiado pela IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Restaurante Chapéu de Palha em Manaus
Restaurante Chapéu de Palha em Manaus

Restaurante Chapéu de Palha em Manaus

Para quem já embarcou nessa profissão fascinante ou ainda está nos bancos da faculdade, ter personalidades desse quilate como referências da arquitetura brasileira é, sem dúvida, inspirador. Não só pela inteligência e ousadia que imprimiam em cada obra, traduzindo, com estilo próprio, influências europeias para a realidade brasileira. Mas pela postura visionária com que transformaram um país que engatinhava em termos de Modernismo num canteiro de obras que hoje faz parte da história da arte do nosso país.

E então, o que achou da lista? Na sua opinião, qual outro grande arquiteto brasileiro não poderia ter ficado de fora? Deixe seu comentário!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply