banquetas-na-decoracao-veja-como-usalas-em-cada-comodo.jpeg

Banquetas na decoração: veja como usá-las em cada cômodo

Usar banquetas na decoração é uma saída prática e cheia de possibilidades para levar mais conforto e funcionalidade aos ambientes residenciais. Elas são objetos versáteis e podem ajudar a compor qualquer espaço interno ou externo de uma casa, seja qual for o nível de formalidade e a tendência decorativa predominante.

Saiba como combinar as características das peças com diversos estilos, como inseri-las de maneira estética e funcional em cada cômodo e o que considerar na escolha dos itens para áreas externas neste artigo. Confira!  

Combinação de materiais, modelos e estilos

A grande variedade de modelos disponíveis no mercado possibilita que as banquetas sejam inseridas em qualquer tendência de decoração. No entanto, o estilo do ambiente deve ser definido previamente para facilitar a escolha dos itens que vão fazer parte dos seus projetos, ou haverá o risco da peça ficar deslocada da composição. Lembre-se, também, que é possível haver uma combinação entre dois ou mais estilos.

Conhecendo as características dos gêneros decorativos, será fácil encontrar a banqueta perfeita para cada caso. Algumas das que estão em alta, por exemplo, são: 

Boho

Um estilo informal e irreverente que coloca o conforto em primeiro lugar. Ambientes baseados nele são coloridos e repletos de adornos com valor sentimental, elementos da natureza e peças originais resgatadas das casas dos parentes e de brechós. 

Para combinar com essas características, as banquetas precisam ser produzidas em madeira ou fibra natural, além de serem revestidas com cores fortes — como verde-oliva, roxo ou amarelo — ou estampas. 

Escandinavo

Uma tendência mais clean que coloca muitos preceitos do minimalismo em prática. Se essa for a orientação para o projeto, os elementos principais vão ter linhas retas, limitação de paleta de cores e combinação suave de texturas naturais.

Por isso, escolha banquetas com design básico e atemporal, fabricadas em madeira ou aço e com pés retos ou no formato palito.  

Industrial

Decoração mais eclética e despojada que realça estruturas e combina uma imensa variedade de revestimentos e texturas. Permite escolher elementos com mais criatividade e ousadia, além de ser perfeita para ambientes do tipo loft (com pé-direito alto e cômodos integrados). 

Aproveite a liberdade para utilizar banquetas com design surpreendente e inusitado, como peças que combinam aço ou ferro fundido com concreto. 

Moderno

Quando o projeto pede modernidade, precisa ter elementos que exaltem a simplicidade e favoreçam a praticidade no cotidiano, priorizando a funcionalidade. Assim, minimalismo, design inteligente, acabamento perfeito e alta qualidade são essenciais.

Para usar banquetas na decoração moderna, selecione peças com linhas retas perpendiculares ou paralelas, compostas por aço inoxidável cromado ou madeira laqueada com preto, branco, bege, marrom ou cinza.

Romântico

Uma opção que nunca sai de moda, a decoração romântica combina elementos clássicos e tradicionais com cores suaves e ornamentos delicados para criar ambientes leves e aconchegantes.

Opte por modelos de madeira com pés arredondados e assento confortável pintados com tons pastel ou branco.

Uso de banquetas na decoração de cada cômodo

Após definir o estilo e, assim, escolher o modelo das peças que vão fazer parte do projeto, é hora de pensar como elas podem ser utilizadas em cada ambiente. 

Cozinha

É comum que as banquetas sejam usadas na composição das bancadas de cozinhas americanas ou nas chamadas “áreas gourmet”. Afinal, elas são leves, funcionais e não comprometem a circulação, mesmo em espaços reduzidos. Portanto, podem ser colocadas próximo ao balcão ou à mesa da copa.

Escritório

A versatilidade das banquetas também pode ser aproveitada nos espaços de estudo e trabalho, oferecendo mais opções de assento em pequenas reuniões, por exemplo. Se a quantidade de prateleiras for insuficiente, elas podem, ainda, servir de apoio para coleções de livros e revistas.  

Quartos

Substitua os criados-mudos por banquetas em projetos minimalistas ou com ar mais descontraído. Também é possível utilizar modelos mais pesados e estáveis, como degrau para alcançar as partes mais altas do guarda-roupas ou closet. 

Sala

Além do conjunto de banquetas com superfícies altas para a composição do bar, é interessante unir itens com alturas diferentes para formar um arranjo de vasos e peças decorativas (como porta-retratos e esculturas) junto à mesa lateral — ou no lugar dela. 

Para decidir se os modelos precisam de braços e encostos, avalie o espaço disponível, a forma de utilização, a média de tempo de permanência durante o uso e o nível de conforto esperado para cada caso.

Escolha de banquetas para área externa

Assim como as outras peças do mobiliário externo, a seleção das banquetas usadas nas varandas e jardim precisa ser feita com cuidado para que elas não se desgastem com facilidade. Ficar atento a algumas características na hora da seleção é uma garantia para que mantenham suas qualidades por mais tempo. 

Materiais indicados

Como elas vão ficar expostas às variações climáticas, precisam resistir à incidência de chuva, sol, vento etc. Por isso, os materiais mais indicados são o aço inoxidável, as fibras sintéticas e a madeira devidamente tratada para esse fim. 

Os tecidos usados nos revestimentos devem ter alta qualidade, pois é necessário que sejam resistentes à abrasão, aos raios UV, ao desbotamento e ao ar (boa respirabilidade), além de serem impermeáveis e de fácil limpeza e manutenção.

Com essas questões observadas, as banquetas poderão ser inseridas em todos os ambientes do projeto externo, seja próximo à churrasqueira, à piscina, no pátio ou gramado.

Cálculo da quantidade necessária para cada área

O ideal é que o número de assentos de cada cômodo seja suficiente para acomodar todos os moradores da residência. Então, considere as banquetas em conjunto com as cadeiras, poltronas, sofás e pufes disponíveis no cômodo para evitar que seja necessário deslocá-los de um lado para outro com frequência. Em áreas de lazer, busque a média de convidados que os clientes costumam receber. 

No caso das bancadas, calcule de 65 cm a 75 cm de distância entre os centros das banquetas colocadas lado a lado. Para não errar no modelo, a diferença entre as superfícies do balcão e do assento deve ser de 20 cm a 25 cm. Respeitando esse espaço, as pessoas não vão se sentir apertadas ou desconfortáveis. 

Entendeu o motivo das banquetas na decoração serem tão versáteis? Aproveite toda essa flexibilidade para criar projetos surpreendentes. Para garantir a durabilidade e a beleza dos itens escolhidos, compre móveis de empresas que produzam peças com design e boa qualidade.

Faça com que mais pessoas conheçam a multifuncionalidade das banquetas compartilhando este artigo nas suas redes sociais. Aproveite para visitar os nossos perfis no Instagram, FacebookYoutubePinterest

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply