chaises-ou-canapes-qual-a-melhor-escolha-para-a-area-externa.jpeg

Chaises ou canapés: qual a melhor escolha para a área externa?

Muitos profissionais de arquitetura têm dificuldades em decidir qual o mobiliário mais adequado para áreas externas. Geralmente a dúvida gira em torno da escolha entre chaises e canapés na hora de projetar um belo espaço ao ar livre.

Quando usados adequadamente, esses móveis fazem do ambiente um local bastante agradável e funcional, permitindo que seus usuários usufruam ótimos momentos de lazer.

Aqui, o mais importante é entender quais os anseios dos seus clientes para fazer a escolha certa. Além disso, áreas com piscina precisam receber uma atenção diferenciada se comparadas a jardins e solários, por exemplo.

Neste artigo, você ficará sabendo quais as diferenças entre chaises e canapés e também entenderá como utilizar cada um deles em um projeto de decoração de áreas externas. Continue a leitura!

Mas afinal, qual é a diferença entre chaises e canapés?

Canapés são pequenos sofás com profundidade reduzida em relação aos sofás comuns, geralmente com dois braços para apoio. Já as chaises são, tradicionalmente, cadeiras alongadas que permitem esticar as pernas, sendo também muito utilizadas na decoração de ambientes internos.

Normalmente as chaises são usadas por uma única pessoa para descansar confortavelmente e tomar um banho de sol junto à piscina, por exemplo. Canapés costumam ser ideais para utilização por até 3 pessoas simultaneamente.

É claro que também podemos utilizar as chaises para acomodar mais pessoas, principalmente nos modelos mais modernos e espaçosos, mas a maioria delas é projetada com uma curvatura que inclusive dificulta a permanência sentado, tornando-as ideais para deitar.

Também existem chaises retas e que se parecem muito com um sofá, sendo um mobiliário mais versátil para o caso de seus clientes receberem muitas visitas na área externa do imóvel.

Como decorar a área externa usando chaises e canapés?

Independentemente da sua escolha por chaises ou canapés, lembre-se de que para selecionar móveis para as áreas externas é preciso garantir que eles sejam de material impermeável e resistente às intempéries, afinal, eles ficarão expostos ao sol, ao vento e às chuvas. No caso de áreas com piscinas, onde as pessoas se deitam molhadas sobre o mobiliário, esse cuidado precisa ser ainda maior.

Quanto ao estilo do móvel, é interessante ficar atenta à harmonização com os materiais já existentes no local. Esse item é ainda mais simples de alinhar se você for responsável pelo projeto arquitetônico e também pelo design de interiores.

Confira agora as dicas para utilização de chaises e canapés nos principais tipos de áreas externas de uma residência:

Jardins e bosques

Nessas áreas os canapés podem ser elementos de grande destaque, já que em jardins e bosques costuma-se passar um tempo agradável na companhia de familiares e amigos, necessitando, dessa maneira, de um móvel que comporte mais pessoas. Tudo vai depender, é claro, dos desejos dos seus clientes.

Quanto às chaises, há também modelos que permitem o uso por mais de uma pessoa. Elas geralmente são redondas e possuem um apoio central para tomar um chá da tarde ou um bom vinho ao ar livre.

Alguns modelos têm, inclusive, um pequeno toldo embutido para proteção em dias muito ensolarados. Nesse caso, utilize almofadas com estampas e cores interessantes que darão um toque extra de personalidade ao móvel em meio aos tons de verde da vegetação.

Chaises com estrutura de madeira natural, como o cumaru, também combinam bastante com áreas cercadas por plantas, principalmente com estofados de cores claras. Isso deixará o ambiente mais neutro, evocando uma sensação de harmonia e tranquilidade.

Outra ideia é prever uma área com pedriscos brancos e colocar uma sequência de chaises dispostas uma ao lado da outra em um tom escuro que contraste com o das pedras. Isso faz com que os móveis ganhem destaque e cria um espaço muito interessante para descansar e tomar sol.

Varandas e coberturas

Nas varandas e coberturas de um imóvel é comum a utilização de cadeiras ou poltronas, juntamente com uma mesa central para pequenas refeições ao ar livre, principalmente se estivermos falando de uma varanda gourmet com churrasqueira.

Além dessa excelente combinação de móveis, você pode prever em seu projeto uma chaise bem confortável para que seu cliente descanse depois de um dia atarefado.

Há inclusive alguns modelos que são de balanço, para relaxar ainda mais. Aqui, as chaises funcionam como se fossem redes, podendo até ser utilizadas em conjunto com elas, deixando o ambiente bem agradável e convidativo.

Dependendo da escolha estilística, é possível ousar um pouco nas cores e optar por tons mais vibrantes. Tudo vai depender, é claro, da personalidade do seu cliente e sua abertura para propostas um pouco mais chamativas.

Da mesma forma, os canapés podem estar presentes nesse ambiente, geralmente acompanhados de uma mesa de apoio e poltronas. Eles também podem ser utilizados avulsos caso a área seja grande o suficiente para dar a eles o devido destaque.

Áreas com piscina e decks

Para essas áreas, canapés e chaises podem ficar bastante sofisticados se optar por uma decoração moderna ou minimalista. Nesses casos, opte por estofados em tons mais claros, principalmente os brancos.

Aqui, as chaises funcionam muito bem para descansar um pouco após um banho de piscina e também para tomar sol. Opte por modelos reclináveis para que o usuário possa deixar o móvel totalmente na vertical exatamente para esse fim.

Há também as chaises com rodas auxiliares que são ótimas para a área do deck, já que seu design permite a fácil alteração de sua posição conforme o sol avança durante o dia.

Com relação ao estilo do mobiliário, vai depender bastante das cores e materiais empregados no projeto arquitetônico, sendo muito importante que estejam em harmonia uns com os outros.

No caso de um deck clássico com madeira escura e uma piscina com ladrilhos azuis fica muito interessante trabalhar com móveis de estrutura metálica e tecidos mais claros, mas se o deck não for escuro tente contrastar com chaises em tons de cinza para que ganhem destaque.

Agora você já sabe o que precisa levar em consideração quando for escolher entre um chaise ou canapé na decoração de uma área externa. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam entender a diferença entre chaises e canapés na decoração.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply