mac_dez_122 copy

Como melhorar seu trabalho utilizando o feedback de clientes

Os bons arquitetos estão sempre buscando maneiras de aperfeiçoar o seu trabalho, realizando cursos de arquitetura e se mantendo atualizados com o mercado. Porém, mais próximo do que imaginam, tem uma ferramenta valiosa: o feedback de clientes.

Esses são os principais interessados em consumir o trabalho, conseguindo indicar exatamente o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Esse retorno sincero fornecerá diversos insumos para entender como o cliente se sente em relação ao que lhe foi entregue pela empresa. Além disso, é um excelente indicador de satisfação e uma fonte de sugestões para aperfeiçoamento.

Saber aproveitar todas essas informações é essencial, portanto, a seguir, você encontrará algumas dicas de como fazer isso. Confira:

Entenda o feedback de clientes como uma oportunidade

O feedback tem que ser visto como uma ferramenta para proporcionar o crescimento do profissional e da empresa. Ele não deve ser encarado apenas como mais uma reclamação ou sugestão sem fundamento, mas, sim, como a percepção do seu público-alvo.

Muitas empresas realizam pesquisas de mercado para conseguir essas informações, porém, ela pode ser obtida de forma muita mais rápida e simples, bastando ouvir o cliente.

Ouça sem criar barreiras

Receber um feedback pode não ser muito fácil, principalmente quando as questões apontadas indicam que melhorias podem ser feitas. No entanto, é preciso ouvir com atenção tudo o que está sendo dito, sem que se tente argumentar no primeiro momento, e estar aberto para receber as críticas e sugestões — ao interromper o cliente e ficar se explicando, o feedback perde a sua essência.

Não leve para o lado pessoal

Separar o lado profissional do pessoal é fundamental na hora de receber um feedback. O que está sendo dito visa proporcionar uma melhoria na empresa, expressando o que o cliente sentiu em relação ao trabalho que recebeu.

Se o cliente, por exemplo, informa que a decoração do jardim ficou péssima, não quer dizer que o decorador é ruim, apenas que não está do gosto dele e que, provavelmente, as orientações não foram seguidas.

Avalie com calma no que foi dito

Logo após receber um feedback, o profissional pode ficar estressado por não gostar do que ouviu, então, é preciso dar um tempo para que as informações sejam processadas. Quando estiver mais calmo, deve-se pensar em tudo o que foi falado e de que forma se aplica no cotidiano.

O que em um primeiro momento pode parecer uma crítica injusta, pode fazer sentido quando se analisa com cuidado. Se foi dito que o profissional está por fora das tendências, por não trabalhar com a arquitetura sustentável, isso precisa ser analisado e tentar perceber quais pontos podem ser aprimorados.

Aprimore o que foi apontado

Compreendendo que existem pontos a serem melhorados e muitas vezes com sugestões apontadas pelos próprios clientes, é hora de fazer um plano de ação. Determine o que será feito para aprimorar o serviço e como, com ações que resultem na satisfação do cliente.

O feedback de clientes é uma valiosa ferramenta, pois fornece insumos para o aprimoramento do trabalho. Ele resulta em clientes satisfeitos e que indicam esse profissional para outras pessoas, aumentando a clientela e a reputação da empresa no mercado.

Quer que outros profissionais também se destaquem e cresçam como você? Então, compartilhe esse artigo sobre feedback de clientes nas suas redes sociais!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply