mac_design_inverno_jardim-min

Como montar uma linda decoração de inverno para área externa

Temperaturas baixas sempre pedem um toque a mais de requinte e aconchego. Por isso, nada melhor que considerar essas características na hora de planejar uma decoração de inverno para área externa. O cuidado na escolha de cada elemento gera bons resultados e contribui para a criação de um ambiente agradável.

No post de hoje vamos mostrar como compor um projeto de qualidade em espaços ao ar livre, que podem ou não trazer algum tipo de cobertura. Acompanhe as soluções e se inspire!

Faça uso de materiais naturais

Os recursos obtidos na natureza são excelentes para montar um ambiente bonito e, ao mesmo tempo, acolhedor. Matérias-primas, como madeira, bambu e palha, são conhecidas como materiais quentes e, portanto, se tornam mais agradáveis ao toque.

Experimente tirar proveito dessas opções ao pensar em revestimentos para diferentes superfícies da área externa. Um piso ou deck de madeira, por exemplo, tem tudo a ver com a proposta de um espaço adaptado para dias gelados.

Já as pedras podem ser aproveitadas para cobrir paredes ou muros. Apesar de serem frias, elas trazem um toque rústico que é bem-vindo no inverno. Para potencializar esse efeito, prefira rochas com cortes irregulares — como são encontradas naturalmente.

Trabalhe com cores quentes

Como o próprio nome entrega, são cores que transmitem sensação de calor e que por isso conseguem “aquecer” visualmente um ambiente. Vermelho, laranja, amarelo-vivo e suas variações (bordô, salmão, mostarda) são apenas alguns exemplos.

Essas tonalidades podem ser trabalhadas em diferentes elementos, como paredes, detalhes do mobiliário, tecidos e até acessórios. É possível, ainda, combinar diferentes nuances para criar contrastes ou equilibrar a decoração de inverno para área externa.

Apenas tome cuidado com o tipo de pintura, afinal, superfícies expostas às intempéries demandam produtos específicos. Nesses casos, a tinta acrílica é a mais indicada e apresenta várias opções de acabamento (fosco, semibrilho e acetinado).

Crie diferentes nichos de estar

Espaços amplos são valorizados no verão porque permitem que o ar circule e refresque qualquer canto da casa. No inverno ocorre o contrário: as pessoas procuram abrigo em lugares menores, pois tendem a ficar mais quentes e remetem ao aconchego.

Pensando nisso, você deve avaliar a metragem disponível antes de planejar a disposição dos elementos. O local pode conter piscina, jardim, varanda, quiosque coberto etc., e cada um desses espaços precisa ser trabalhado individualmente.

Para delimitar áreas sem criar barreiras visuais, instale divisórias permeáveis, como ripados, grades, painéis vazados ou biombos. Essas estruturas podem ser colocadas e removidas facilmente, e são ótimas para criar nichos de estar intimistas.

Pense na luz diurna e noturna

Todo mundo gosta de pegar um solzinho nos meses mais frios do ano, certo? Melhor ainda se isso puder ser feito no próprio local de moradia. Pense na possibilidade e procure tirar proveito da luz natural ao montar a decoração de espaços ao ar livre.

Em áreas cobertas, as aberturas (janelas, vão da sacada etc.) devem ficar livres de itens com grandes dimensões ou de materiais que possam barrar a entrada do sol — ele aquece o espaço e cria um ambiente propício para o cultivo de plantas.

Para que o local continue agradável no período da noite, aposte em equipamentos de iluminação artificial, como refletores, arandelas e luminárias. A luz amarelada é a mais indicada no inverno porque aquece e traz sensação de bem-estar.

Priorize móveis confortáveis

O mobiliário tem papel importante na decoração de inverno para área externa. Nessa época, peças ergonômicas e que proporcionem conforto são essenciais. Há vários modelos de chaises, bancoscanapés, pufes e até sofás para incorporar ao projeto.

Sobre os materiais utilizados na fabricação, vale a mesma dica apresentada no primeiro tópico: opte pelos naturais. É possível encontrar peças diferenciadas, com excelente qualidade e design autoral. Muitas delas, inclusive, são concebidas especialmente para uso em espaços externos.

Caso opte por móveis feitos com materiais duros e frios, como aço inox e alumínio, o ideal é que eles tragam pelo menos um detalhe estofado no assento ou encosto. O acabamento em fibra sintética também deixa a peça mais confortável ao toque.

Aproveite a textura dos tecidos

Os tecidos e suas diferentes cores, estampas e texturas oferecem inúmeras possibilidades para você decorar com bom gosto. Isso sem falar o óbvio: são materiais que aquecem e que jamais devem faltar na composição de áreas externas.

Varandas e sacadas, por exemplo, podem ter suas aberturas enfeitadas com belas cortinas. Já os tapetes e passadeiras se tornam indispensáveis nos pisos, especialmente aqueles revestidos com cerâmicas, porcelanatos e outros materiais frios.

Para ir além, invista em mantas coloridas (lembre-se dos tons quentes) para alegrar dias cinzentos e gelados. Elas podem ser dispostas sobre poltronas e até redes de descanso. Capas de almofadas e futons também devem ser escolhidas com carinho.

Incorpore itens para aquecimento

As temperaturas caem e as pessoas logo tiram seus aquecedores das caixas ou armários. Apesar de ser útil na hora de manter as residências quentinhas, esse tipo de aparelho não traz um visual interessante para a decoração.

É claro que alguns modelos são pequenos e podem ficar escondidos sob os móveis ou no canto de uma parede. Ainda assim, nada supera o poder de aquecimento e a beleza do tradicional fogão à lenha ou de uma lareira.

Se o cliente gostar da ideia, você pode incluir algum desses equipamentos no projeto. Dependendo da área disponível e da função do espaço, é possível construir uma churrasqueira ou até mesmo um forno para preparar assados.

O benefício vem em dobro: o ambiente se mantém aquecido e as pessoas podem degustar várias delícias no conforto do lar, como carnes, pães e pizzas artesanais. Vai ser difícil resistir a tudo isso acompanhado de um bom vinho.

Viu como é rica a decoração de inverno para área externa? Perceba que muitas das dicas podem ser adotadas em um único projeto para que o efeito de calor e aconchego seja potencializado.

Agora, se você acredita que o post tem informações relevantes para outras pessoas, compartilhe-o nas redes sociais. Também não deixe de acompanhar o nosso trabalho nos seguintes espaços: Youtube, Facebook, Instagram e Pinterest. Aguardamos sua visita!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply