Como_será_a_arquitetura_do_futuro.jpg.jpeg

Como será a arquitetura do futuro?

Um mundo em constantes transformações certamente influencia e sofre as influências dos mais diversos projetos arquitetônicos, conduzindo arquitetos de vários estilos a refletir sobre novas formas de planejar o design e os espaços onde o homem habita. Pensando nisso, trouxemos algumas previsões sobre como será a arquitetura do futuro, quais serão as tendências em destaque e as maiores preocupações. Confira!

O que estará em alta no futuro?

Preocupação com a qualidade de vida das pessoas

 

Como será a arquitetura do futuro?
Prédio na Áustria exibe área verde que substitui a calçada. (Photo: Hertha Hurnaus)

 

Muito mais do que simplesmente projetar espaços para que o homem ocupe, o futuro da arquitetura indica sinais de uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, muitas correntes da arquitetura moderna mencionam a concepção de projetos que contemplem formas de oferecer uma vida plena e saudável dentro dessas novas edificações. Espaços voltados para o cultivo de hortas, para prática de exercícios físicos e ambientes que respeitem não apenas as emoções das pessoas que habitam o local, mas também as particularidades de suas fases de vida, são exemplos de algumas das preocupações da arquitetura do futuro.

Valorização da sustentabilidade

 

Como será a arquitetura do futuro?
Em Curacaví, região central do Chile, uma casa se estende pelas árvores em um terreno acidentado. A alguns metros do chão, a chamada Casa Quebrada é sustentada por pilotis e se “quebra” para seguir as formas de uma passarela alinhada ao chão. A construção foi pensada e executada pelo escritório UnArquitectura e traz uma linha de construção moderna para a aconchegante área, em meio às árvores. (Via Hypeness)

 

As novas tendências de arquiteturas vêm aliadas a conceitos de sustentabilidade e trazem a integração de projetos arquitetônicos ao meio ambiente. Encontrar formas de melhor aproveitar os recursos naturais, utilizar novos produtos feitos de matéria-prima reaproveitada e buscar tornar os projetos verdadeiros “organismos vivos” em prol de um mundo mais saudável e desenvolvido é uma das previsões da arquitetura para os próximo anos.

Um exemplo prático que ilustra esses novos conceitos

 

Como será a arquitetura do futuro?
Vista do projeto arquitetônico do Complexo Social Alcabideche, concluído em 2012. (Photo: Architizer)

 

O Complexo Social de Alcabideche, em Lisboa, voltado para pessoas idosas, é um exemplo de arquitetura do futuro.

Casas com um design mais geométrico, que lembram caixotes, com lateral e telhado em um branco translúcido, são acompanhadas por áreas externas e jardins que integram todas as construções em espaços verdes e praças,o que torna as extensões um grande “organismo vivo”.

A iluminação das residências acende ao cair da noite, facilitando a mobilidade dos moradores já idosos que, em casos de emergência, podem acionar um dispositivo que diferencia a sua casa por meio de uma luz vermelha. É importante também ressaltar, nesse projeto, a existência de uma cobertura térmica e o reaproveitamento de água nos jardins. Esses são alguns sinais de que a arquitetura vem acompanhado as necessidades das pessoas e oferecendo um estilo de vida mais saudável e pleno.

Como estar preparado para essas mudanças?

Pensar “fora da caixa”, buscando experimentar novas ideias em seus projetos e cruzando o design funcional com a arquitetura, certamente é um bom começo para estar por dentro dessas novas tendências.

Isso pode ser desenvolvido procurando maneiras de tornar edifícios parte da paisagem urbana, com projetos artísticos que valorizem a estética sem abrir mão da funcionalidade. É preciso estar atento ao meio ambiente e às necessidades das pessoas, considerando cada contexto diferente.

Para fornecer instrumentos para os arquitetos do futuro, novas ferramentas tecnológicas são lançadas com o passar do tempo, como softwares específicos para a área de criação, proporcionando novas experiências na elaboração de projetos e na interação com os clientes.

Essas foram algumas das previsões da arquitetura para os próximos anos. Aliar design e sofisticação em projetos que atendam às necessidades dos clientes em prol de princípios de sustentabilidade e integração ao meio ambiente são algumas das maiores tendências de uma arquitetura voltada para o futuro. Se você gostou do texto, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply