como-utilizar-tapecaria-a-mao-na-decoracao-de-interiores.jpeg

Como utilizar tapeçaria à mão na decoração de interiores?

Para criar projetos de decoração cada vez mais inovadores e criativos, é preciso buscar tendências com certa frequência. No entanto, é possível contar com detalhes que já fazem parte do nosso cotidiano há mais tempo, como é o caso da tapeçaria feita à mão.

Não é preciso ir muito longe para transformar uma decoração de interiores em algo único e personalizado. Os produtos artesanais estão sendo utilizados em vários projetos, principalmente por adicionarem, além do estilo, essa autenticidade que só os produtos feitos à mão oferecem.

Neste post, você vai aprender como aplicar a tapeçaria feita à mão nos detalhes da casa, apartamento, áreas externas e até mesmo em escritórios. Confira em quais situações é permitido utilizar essa tendência!

Em esteiras e tapetes

A maneira mais tradicional de utilizar tapeçaria feita à mão é, justamente, no chão. Além dos clássicos tapetes persas e de outros modelos mais modernos, também dá para compor ambientes com esteiras artesanais — como as indígenas. Fora deixar a decoração com um toque mais personalizado, você traz protagonismo para a cultura e valoriza o trabalho de comunidades que produzem essas peças originais.

Em estofados, assentos e encostos

Além do chão, a tapeçaria feita à mão é bem-vinda nos estofados dos móveis. Elas podem cobrir peças inteiras ou participar da mobília apenas em detalhes, como nos encostos e assentos das cadeiras, poltronas, pufes e outras opções. Para variar com mais frequência a decoração, vale investir também em almofadas artesanais — com elas, fica mais fácil alternar o visual do ambiente periodicamente sem muita dificuldade.

Nas paredes

Já pensou em trocar os quadros por uma tapeçaria? Sim, é a solução alternativa para cobrir as paredes e uma forma de deixar a decoração mais irreverente, além de impedir que a peça se desgaste mais rapidamente no chão. A ideia também é válida para substituir cabeceiras e, ainda, papéis de parede inteiros.

Em franjas

Para adicionar a tapeçaria feita à mão de forma mais delicada na decoração de interiores, basta contar com a presença de franjas, tanto nos móveis quanto em peças decorativas. Uma ideia interessante e que remete ao vintage, são as luminárias clássicas com franjas ou as cortinas em um estilo mais romântico.

Porém, alguns designers vão além, como Lorenza Bozzoli, que desenvolveu uma coleção de pufes com franjas de lã feitas à mão, usando teares do início do século XVIII. Os produtos Couture Poufs Brochure, inclusive, são apenas uma das ideias da designer que apresentam a proposta: além dos pufes, ela também cria espelhos com franjas.

Na área externa

Pensar que a área externa não merece uma decoração sofisticada é coisa do passado. Hoje, o ambiente exterior também é palco de projetos decorativos incríveis, com suas peculiaridades, é claro. Para esse tipo de espaço, além de mobiliário específico — os móveis outdoor —, também é necessário utilizar tecidos próprios para resistir às intempéries.

Os tecidos náuticos são a melhor solução, pois foram desenvolvidos especialmente para resistir ao sol, à água, à maresia, entre outras adversidades climáticas. Como mantêm suas características inalteradas, é possível arriscar nas cores, estampas e texturas sem medo — das suas tramas surgem desenhos incríveis e únicos! Vale lembrar que o material é produzido à mão pelas costureiras da fábrica, o que não deixa perder o caráter artesanal desse tipo de tapeçaria.

Tecidos italianos e couros sintéticos

Capas de cadeiras, toldos, cortinas e estofados de móveis para áreas externas agora são produzidos com texturas mais suaves, com toques semelhantes a outros tecidos naturais, como o algodão, o veludo e o linho, opções italianas e até mesmo o couro natural. A tecnologia permite um acabamento impecável e impermeável, resistente e durável.

A tendência da tapeçaria feita à mão trouxe para a decoração a possibilidade de criar projetos mais autênticos e aconchegantes. Tanto em áreas internas quanto externas, você viu que é totalmente possível contar com detalhes artesanais, desde as tradicionais franjas ou tapetes até os tecidos náuticos. Basta descobrir o que cada ambiente pede e trazer a beleza natural dos produtos confeccionados de maneira humanizada.

Gostou de saber mais sobre tapeçaria feita à mão? Que tal se informar mais sobre tendências? É só nos seguir no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube. Nos vemos por lá!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply