decoracao-com-espelhos-7-dicas-para-ampliar-o-ambiente.jpeg

Decoração com espelhos: 7 dicas para ampliar o ambiente

Na hora de decorar, os espelhos podem ser de grande ajuda para criar ambientes elegantes e sofisticados, aumentar a iluminação do cômodo e oferecer uma maior amplitude. Além disso, a decoração com espelhos ainda valoriza os objetos do ambiente, destacando-os e dando sensação de profundidade.

Quer aprender a decorar com espelhos? Então continue a leitura deste artigo e descubra algumas dicas importantes para planejar os seus ambientes.

1. Valorize os ambientes

A decoração com espelhos ajuda a ampliar o ambiente, deixando-o visualmente maior e com mais profundidade. Da mesma forma, os espelhos refletem a luz natural ou artificial, criando novos pontos de luz e aumentando a iluminação geral do cômodo.

Para isso, a dica é investir em peças grandes, que ocupem grande parte da parede ou ela por inteiro. A peça pode ser inteira ou dividida em painéis, e fica bem em qualquer cômodo. Você pode revestir a porta do guarda-roupas e os armários do banheiro, por exemplo, ou então preencher a parede toda da sala de jantar.

Aproveite a mágica do espelho para valorizar também ambientes que recebem menos atenção, como o hall de entrada. Um espelho com moldura, nesse caso, acrescenta elegância e cria um foco de atenção nesse cômodo de passagem rápida. Além disso, é conveniente para os últimos retoques na hora de sair de casa.

2. Harmonize a moldura do espelho com a decoração

Espelhos com moldura têm a vantagem de se adaptar ao estilo da decoração. Seja ela fina ou larga, moderna ou tradicional, rústica ou clássica, a moldura conversa com o restante do ambiente e completa o visual do espelho, que sempre chama muita atenção.

Assim, combine a moldura com o estilo pretendido para o cômodo. Para ambientes mais carregados e com muito uso de cores, opte por molduras com cores e formas mais discretas, para dar um contraponto. Já para ambiente sóbrios e cleans, você pode escolher tons mais vibrantes, criando um foco de atenção e um toque de descontração.

Ambientes aconchegantes e mais rústicos pedem molduras de madeira, assim como cômodos modernos e industriais harmonizam com aquelas em metal. Já para aqueles cantos que recebem menos atenção, prefira molduras de ferro ou madeira.

3. Revista os móveis com espelhos

Perfeito para casas pequenas e que não possuem muito espaço para espelhos grandes. Um armário de banheiro revestido, assim como criados-mudos no quarto ou aparadores na sala, trazem elegância e sofisticação e destacam esses elementos da decoração.

Outra ideia é posicionar espelhos no fundo de alguns móveis. Assim, a peça equilibra o peso desse móvel e acrescenta profundidade, destacando ainda os objetos que estão em frente, como adereços de viagens e livros.

Entretanto, na sala de TV, evite utilizar o espelho logo atrás da televisão. Além de refletir a luz da tela, ele tirará a atenção do que está na TV e pode cansar os olhos.

4. Observe a posição e o com o que será refletido

Para que a decoração não peque nos detalhes, é preciso muita atenção com o que será refletido no espelho na hora de pendurá-lo. Afinal, de que adianta uma decoração belíssima no quarto se o espelho atrás da cama reflete o banheiro?

Busque direcionar o espelho para peças que você quer que ganhem destaque. Como esse objeto chama muita atenção, é preciso que o que esteja na sua frente harmonize com a decoração.

Da mesma forma, no quarto, é possível que o espelho em frente à cama incomode algumas pessoas. Assim, opte por colocá-lo atrás da cabeceira, por exemplo, ou ainda sobre criados-mudos e na porta do guarda-roupa.

Outra ideia é utilizar o espelho para tirar a atenção daquilo que você não quer, como colunas e estruturas da residência. O cômodo ganha em continuidade e sofisticação.

Aproveite também para alongá-lo, posicionando-o de forma coerente com alguns móveis, como a mesa de jantar, de modo que ganhem continuidade no espelho e deem impressão de profundidade para o espaço.

5. Valorize a iluminação

Que tal aproveitar o poder de reflexão do espelho para iluminar ainda mais o cômodo? Coloque espelhos grandes em paredes em frente à janela, por exemplo. Assim, você aproveita ainda mais a luz natural e deixa o ambiente mais confortável.

O mesmo pode ser feito com fontes de luz artificial. O uso do espelho em um ambiente com um grande lustre, por exemplo, refletirá a luz fornecida pelo objeto e a espalhará pelo cômodo.

Com isso, é possível criar pontos de luz em cantos mais escuros. Cuide apenas para não refletir objetos com a lâmpada aparente, já que a reflexão pode incomodar os olhos.

6. Utilize o espelho de acordo com o ambiente

Os espelhos devem refletir também a personalidade do ambiente. Para espaços muito grandes, você pode instalar um espelho no alto da parede, com a parte de cima levemente inclinada. Assim, o espaço será refletido melhor e o ambiente ficará mais aconchegante.

Evite espelhos pequenos em paredes muito grandes, de forma que fiquem isolados. Nesse caso, prefira colocar outros espelhos e demais elementos para compor a decoração, como quadros e objetos decorativos, formando um mosaico.

Se não for possível utilizar um grande espelho ou um painel de parede inteira, opte por peças menores, mas marcantes. Outra ideia é colocar o espelho encostado no chão, em vez de pendurado. Esse detalhe traz estilo e modernidade à decoração.

Já para os espelhos grandes, prefira peças verticais para ambientes com pé-direito alto e peças horizontais para pé-direito baixo. Assim, o espelho favorecerá o comprimento do cômodo.

Atente-se também ao estilo da peça. Diferentes formatos de espelho ficam bem ambientes variados. Você pode utilizar peças quadradas para uma decoração mais sóbria e formal, retangulares para espaços pequenos e espelhos redondos para ambientes mais contemporâneos e descontraídos.

Para dar elegância ao cômodo, opte por espelhos grandes. Os pequenos podem ajudar de forma discreta, enquanto os médios também oferecem conforto. Espelhos de formato irregular dão dinamicidade à decoração e caem bem em decorações modernas.

7. Evite excessos

Embora aumentem a elegância, a amplitude e a iluminação e forneçam conforto ao ambiente, o excesso de espelhos pode incomodar a vista. Por isso, em sintonia com a decoração, utilize apenas um espelho por ambiente.

Da mesma forma, escolha uma única parede para ganhar destaque. Isso já será suficiente para garantir os benefícios dessa peça tão charmosa e democrática.

Entenda também que alguns cômodos podem não permitir o uso de espelhos. Um escritório ou sala de estudos, por exemplo, são ambientes para concentração e não precisam de um objeto que desvie o foco. Portanto, utilize os espelhos de acordo com o que o ambiente pede.

Como você pode perceber, a decoração com espelhos pode oferecer muitas vantagens para os ambientes e torná-los mais amplos do que realmente são. E agora que você já conhece essas dicas, que tal seguir a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube e garantir ainda mais informações sobre casa e decoração?

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply