design-de-interiores-7-dicas-para-desenvolver-um-traco-autoral.jpeg

Design de interiores: 7 dicas para desenvolver um traço autoral

Quem segue carreira no design de interiores tem criatividade e talento de sobra. Entretanto, essas aptidões sozinhas nem sempre levam o profissional a um bom posicionamento na área de atuação.

Para você que busca espaço no mercado, listamos 7 dicas de como desenvolver um traço autoral e ganhar destaque. Confira!

1. Busque referências

Todo profissional experiente — seja ele arquiteto ou designer — já se baseou em referências na hora de fazer um projeto de interiores. Independentemente de onde veio, uma referência é valiosa porque serve de inspiração para novas criações.

Comece pensando nos temas e estilos que mais gosta e acumule imagens e arquivos descritivos de exemplo. Ao longo do tempo, você terá absorvido o que é interessante e descartado o que não se encaixa no próprio perfil.

2. Defina seu público-alvo

Não tem como desenvolver um traço autoral sem saber para quem você vai criar/produzir. Embora não pareça, o perfil do cliente tem muita relação com o tipo de trabalho que um designer desenvolve.

Considere que o traço escolhido também tem o poder de agradar ou desagradar mais pessoas pelo modo que é trabalhado. Por esse motivo, é importante também pensar no tipo de público que você quer atrair e não ignorar suas preferências.

3. Crie com materiais de qualidade

Um único traço pode ser inserido em diferentes tipos de matéria-prima, portanto, evite limitar suas criações a um material específico. É claro que você pode ter preferências e, nesse caso, a dica é escolher sempre peças com qualidade.

O resultado dessa escolha aparecerá no acabamento dos seus produtos, sejam eles objetos decorativos ou mobiliário. Após testar e obter inúmeras criações, selecione aquelas que mais têm relação com o seu perfil profissional e monte um portfólio.

4. Faça design de interiores sustentável

A sustentabilidade já foi novidade, mas hoje é quase que um item obrigatório no trabalho daqueles que se destacam no mercado. Como o designer é um profissional que mexe com diferentes materiais, deve sempre fazer uso consciente dos recursos naturais.

Hoje, você pode se inspirar nos produtos feitos com material reciclável e na adoção de técnicas mais artesanais, como o Design Handmade. Detalhes rústicos e material aparente prometem agradar públicos que valorizam a pegada mais sustentável.

5. Frequente cursos e eventos

Os profissionais que trabalham com design de interiores sempre estão de olho nas tendências, independentemente de gostarem ou não. Para acompanhá-las, nada melhor do que se especializar em cursos e frequentar eventos específicos da área.

Entenda que um traço autoral de qualidade não precisa ser limitado. Com o tempo, sua linguagem e estilo receberão a influência de novas criações, novos materiais e tecnologias que poderão torná-lo ainda melhor.

6. Crie uma rede de contatos

O designer muitas vezes é considerado um artista. Porém, ao contrário do que muitos pensam, seu trabalho não é algo que se faça de forma isolada do mundo e das pessoas. É preciso fazer networking, criar uma relação forte com fornecedores, clientes e colegas de profissão para obter ideias que ajudarão no desenvolvimento do traço autoral.

Converse, troque conhecimentos e experiências, escute as preferências das pessoas que estão ao seu redor. Isso ajudará você a criar produtos de qualidade e baseados no que há de mais novo no mercado.

7. Seja paciente

Por último, é essencial que você não seja um profissional ansioso. Com pressa para obter destaque e ser reconhecido na área, você compromete o processo criativo que é importantes para o amadurecimento como pessoa e como profissional.

Antes de tudo, busque aquilo que possa servir de fonte de inspiração e tenha paciência. Com o tempo, tenha a certeza de que será um profissional do design de interiores muito mais satisfeito.

As dicas te ajudaram? Aproveite o momento para conferir 6 tendências da arquitetura e design!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply