gestao-de-tempo-saiba-como-organizar-seus-projetos-adequadamente.jpeg

Gestão de tempo: saiba como organizar seus projetos adequadamente

Projeto é sinônimo de prazo, por isso, todo profissional que trabalha nessa área sempre afirma categoricamente que preferia que o dia tivesse mais de 24 horas. É claro que isso não é possível, mas a gestão de tempo pode fazer toda a diferença para garantir o máximo de eficiência possível. Assim, cada segundo voltado aos projetos da empresa podem se tornar verdadeiros minutos.

Certamente, a gestão de projetos e a gestão de tempo andam em conjunto. Empresas que conseguem administrar bem o fluxo das tarefas garantem mais qualidade, mais eficiência na aplicação de recursos e, é claro, resultados muito maiores.

Por isso, resolvemos trazer, nesse post, algumas dicas sobre o assunto para que você organize seus projetos adequadamente. Confira!

Tenha um bom planejamento

É claro que inúmeras demandas podem surgir em cima da hora, no entanto, se o gestor já possui uma situação organizada, ele pode manejar os recursos de uma maneira muito mais satisfatória. Portanto, o primeiro passo para gerir os seus projetos é planejar e organizar com cuidado todas as demandas atuais.

É preciso separar equipes por qualificações técnicas, com uma hierarquia interna claramente estabelecida. Além disso, cada projeto precisa ter um orçamento estimado. A tarefa pode parecer difícil, mas a tecnologia pode ajudar muito. Vamos abordar esse tópico em seguida.

Conte com o apoio da tecnologia

Em primeiro lugar, é fundamental ressaltarmos a importância da tecnologia em todo o processo de gestão de tempo. Hoje, existem softwares destinados exclusivamente para a organização de projetos, por exemplo. Com eles, é possível acompanhar o progresso de cada uma das atividades, manejar equipes e controlar recursos.

É importante destacar, ainda, que a tecnologia já não é mais um diferencial para as organizações, mas uma obrigação. Até mesmo os pequenos negócios já contam com softwares para otimizar os processos, portanto, para se manter em pé de igualdade e garantir a competitividade da empresa, é preciso investir na automatização.

Defina as metas SMART

Definir metas com precisão também é uma excelente maneira para garantir bons resultados. Quando as metas são irreais, o desestimulo e a desistência entre os colaboradores serão apenas algumas das consequências.

Por isso, recomenda-se que as metas da organização sejam definidas de acordo com o padrão SMART. Basicamente, essa é uma sigla que contém todos os elementos que devem estar presentes em uma meta. SMART traz os conceitos de:

  • Especificidade (Specific);

  • Mensurabilidade (Measurable);

  • Atingibilidade (Attainable);

  • Relevância (Relevant);

  • Temporalidade (Time-based).

Crie uma cultura organizacional forte

Claro que, para fechar os projetos no prazo, é preciso contar com uma equipe que se comprometa com as tarefas. Por isso, é muito importante reforçar a cultura organizacional. Todos os colaboradores precisam estar cientes do seu papel na conclusão de cada uma das metas e dos objetivos organizacionais.

Uma boa forma para trabalhar a cultura da empresa é realizar os treinamentos comportamentais, uma capacitação que tem como objetivo exclusivo a transmissão de valores do empreendimento.

Gostou do post de hoje? Então, que tal conferir Projetos de Design: conheça o passo a passo para montar o seu!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply