ludwig-mies-van-der-rohe-conheca-mais-sobre-o-importante-arquiteto.jpeg

Ludwig Mies van der Rohe: conheça mais sobre o importante arquiteto

Se você acha que o minimalismo é uma tendência atual, saiba que está muito enganado. Tal estilo já era muito apreciado e incentivado por um dos maiores nomes da arquitetura mundial: Ludwig Mies van der Rohe.

Com grande influência vanguardista, as obras desse arquiteto único eram marcadas por toques de sofisticação e simplicidade, mesclados com um ar racional e moderno. Quer conhecer melhor esse profissional de renome? Então continue a leitura deste post e confira:

Biografia de Ludwig Mies van der Rohe

Maria Ludwig Michael Mies, nome original de Ludwig Mies van der Rohe, nasceu na Alemanha, em Aaschen, no dia 27 de março de 1886. Desde jovem trabalhava na empresa de cantaria de seu pai, já demonstrando grande talento.

Por conta disso, passou a ganhar destaque em sua cidade, chamando a atenção de alguns escritórios de arquitetura locais. Aos quinze se tornou aprendiz de alguns profissionais da área, aprimorando ainda mais os seus conhecimentos — foi nessa época que ele passou a desenvolver a sua habilidade com formas lineares, que o deixariam tão famoso no futuro.

Após esse período, decidiu se mudar para Berlim, onde trabalhou com o design de interiores Bruno Paul, junto a outros nomes que se tornariam tão importantes quanto, Walter Gropius and Le Corbusier. Foi também após essa mudança que ele sentiu a necessidade de mudar o próprio nome, passando a adotar o sobrenome da mãe, van der Rohe, que tinha um ar mais nobre do que o seu nome de nascença.

Permaneceu com Paul entre 1908 e 1910, época em que observou de perto as maiores tendências do design e cultura alemã. E por conta de suas aptidões natas, ele recebia cada vez mais projetos, ganhando mais notoriedade em Berlim. Ele impressionou também um arquiteto progressista alemão, Peter Behrens, que o chamou para trabalhar com ele em seu escritório.

Tais experiências foram primordiais para que ele desse os primeiros passos sozinho. Mesmo não tendo uma formação acadêmica formal, ele passou a atuar sozinho, planejando casas para pessoas de classes mais baixas e que poderiam arcar com os seus serviços. No início de sua carreira, Karl Friedrich Schinkel era sua maior inspiração, com seu estilo medieval e neoclássico prussiano. Durante essa fase, seus projetos apostavam em proporções e volumes, além de brincar com novas estruturas e formas.

Marcas deixadas pela Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial deixou algumas marcas em Mies. Ele serviu construindo pontes e estradas na região conhecida como Balcãs. As transformações ocorridas na Alemanha também influenciaram o caminho que a sua trajetória profissional tomou.

Em 1918, ele retorna para Berlim e se junta a alguns grupos modernistas. Esse foi um período em que participou de muitas exposições, mas não teve tantos projetos construídos. O que teve maior destaque, por sinal, um memorial dedicado a Karl Liebknecht e Rosa Luxemburg, líderes comunistas assassinados, foi destruído pelos soldados nazistas.

No entanto, alguns de seus esboços, por mais que nunca tenham saído do papel, já mostravam a excelência de seu trabalho, com obras expressionistas e baseadas em construções de concreto e tijolos. Hoje, esses desenhos estão expostos no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Com o intuito de capacitar pintores, arquitetos e artesãos, Mies e Walter Gropius se juntaram novamente para criar, em 1919, a escola Bauhaus, em Weimar, na Alemanha. Ludwig Mies van der Rohe foi o último diretor da instituição, de 1930 até 1933, quando ela já tinha sede em Berlim, pois foi fechada pelos nazistas.

Ida para os Estados Unidos

Devido à crescente influência nazista na Alemanha, Mies decidiu abandonar o país em 1937 em direção aos Estados Unidos. Lá, ele se estabeleceu em Chicago, onde assumiu o cargo de diretor do Instituto de Tecnologia de Illinois.

Muitos foram os projetos desenvolvidos pelo arquiteto nesse período, como o prédio do Federal Building e o Crown Hall, edifício do Instituto de Tecnologia de Illinois. Foi por meio dele que surgiu as marcas arquitetônicas da cidade, em aço e vidro.

Foi a partir dessas novas experiências que características marcantes de Mies foram desenvolvidas, como o foco na infraestrutura dos projetos, as formas retilíneas e o minimalismo, em que ele dizia que “menos é mais”.

Grandes obras e projetos criados pelo arquiteto

Ao longo de toda a sua trajetória profissional, muitas foram as obras marcantes projetadas por Ludwig Mies van der Rohe. Entre as principais, podemos citar:

Pavilhão alemão para a Feira Mundial de Barcelona — Barcelona (1929)

O que teria de inovador em materiais tão tradicionais como o mármore, concreto e o vidro? Pois Mies foi capaz de dar um novo ar a esses apetrechos, revolucionando a arquitetura da época.

O sucesso do projeto do pavilhão foi tão grande que, mesmo tendo sido demolido após a feira, ele foi reconstruído, no mesmo local, na década de 80.

Seagram Building — Nova York (1958)

Seagram Building foi projetado em colaboração com Philip Johnson. São cerca de 157 metros de altura e 38 andares. Sua estrutura é ao mesmo tempo fascinante e imponente, com detalhes em cobre, janelas de vidro em tons de marrom, que se mesclam com um granito verde natural.

Neue Nationalgalerie — Berlim (1968)

Por incrível que pareça, o projeto de Neue Nationalgalerie foi o primeiro e o último no país de origem de Ludwig Mies van der Rohe — esta é, também, uma de suas últimas criações e uma das mais representativas de seu estilo minimalista.

Edifício-sede do Columbia Broadcasting System — Nova York (1969)

Mies morreu em Chicago, em 1969. Seu último projeto desenvolvido enquanto ainda era vivo foi o Edifício-sede do Columbia Broadcasting System. A construção, por sinal, foi concluída pouco tempo antes de sua morte. Assim como o Seagram Building, ele une materiais como vidro e aço.

Livraria Memorial Martin Luther King Jr — Washington DC (1972)

Esse projeto foi concluído quase três anos após a morte do renomado arquiteto. Sua base está nos detalhes em vidro, aço e tijolo — usados de maneira irreverente e única.

Qual a sua obra preferida de Ludwig Mies van der Rohe? Tem alguma que acha mais marcante e que já serviu de inspiração para algum dos seus projetos? Compartilhe com a gente a sua experiência e participe do debate sobre esse renomado arquiteto!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply