movel-outdoor-7-tendencias-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

Móvel outdoor: 7 tendências que você precisa conhecer

A qualidade dos materiais escolhidos para as áreas externas deve ser ponderada tanto para os revestimentos quanto para o mobiliário — afinal, o móvel outdoor também precisa ser muito resistente à ação das variações de temperatura e condições climáticas.

No entanto, além de seguras e duráveis, as peças escolhidas para compor esses projetos devem contribuir para a criação de ambientes atuais, bonitos, interessantes e confortáveis. 

Para alcançar esse resultado, um bom profissional de arquitetura precisa se manter atualizado com as principais novidades e tendências do mercado de arquitetura e design mobiliário. Veja o que está em alta no universo da mobília para áreas externas continuando a leitura deste post.

1. Utilização de madeira 

A madeira é um material nobre e sua utilização é tendência tanto para os móveis indoor quanto para os outdoor. Ela traz imponência nobreza, elegância e personalidade ao mobiliário, podendo ser utilizada sozinha ou em conjunto a outros materiais, como aço inox, fibras sintéticas e tecidos diversos. Assim, é possível encontrar itens como sofás, poltronas, bancos, pufes, chaises, cadeiras, mesas e aparadores que façam uso desse material em um design diferenciado.

Para que as peças feitas com madeira possam ser expostas ao ar livre sem sofrer danos nem perder suas características originais, elas precisam ser previamente tratadas com produtos químicos específicos que as deixem impermeáveis e mais resistentes à ação de sol, chuva, maresia, poeira etc. Lembre-se de conferir se essa preparação foi aplicada nos itens escolhidos para os seus projetos. 

2. Escolha de peças estofadas 

Assentos revestidos deixam os sofás, poltronas, bancos e cadeiras muito mais confortáveis. Entretanto, alguns modelos integrados podem deixar o processo de limpeza mais difícil, o que compromete a vida útil do mobiliário. Por ter a manutenção dessas peças facilitada, as alternativas que apresentam os encostos e almofadas separados da estrutura ganharam espaço no mercado.  

É preciso, também, ser criterioso com a escolha dos tecidos de revestimento para que eles não ressequem com facilidade ou percam a cor com o passar do tempo. Tenha sempre em mente que os materiais têxteis mais indicados para uso exterior (por terem resistência ao ar, água, abrasão, desbotamento e raios UV) são o sling, a fita náutica, o acqua block, o sunbrella e o italiano. 

3. Presença de tramas 

A estrutura dos materiais naturais conferem mais rusticidade e aconchego ao móvel  outdoor que possui essa textura. Como a busca pelo maior contato com a natureza também é uma tendência nas grandes cidades, a procura por peças com essa característica vem aumentando bastante. No entanto, é preciso ficar atento, pois nem todas as tramas são adequadas para utilização em área externa. 

As fibras sintéticas recebem tratamentos especiais para suportar as variações de temperatura e intempéries a que os móveis ao ar livre são submetidos, então, são bem mais resistentes e duráveis do que as feitas com matéria-prima retirada diretamente do meio ambiente. 

4. Exposição de elementos decorativos 

Os espaços externos têm se tornado ainda mais multifuncionais a cada dia, reunindo finalidades como confraternização, lazer e relaxamento. Por isso, há a necessidade de que o ambiente possa ser personalizado pelos seus clientes, com áreas prontas para expor ornamentos que estejam de acordo com a decoração escolhida ou com as atividades diversas que forem realizadas no local, como uma festa de aniversário ou churrascos de fim de semana.

Dessa forma, superfícies horizontais planas como aparadores, estantes, mesas de centro e nas laterais dos assentos ganham cada vez mais destaque nos projetos. Além de servir como apoio, esses móveis agora têm a função de exibir fotografias, livros, revistas, conjuntos de velas aromáticas, vasos com tamanhos variados, esculturas, coleções diversas e outras peças de arte, decoração e valor sentimental. 

5. Conjuntos de sofás modulares 

Como citado anteriormente, a versatilidade é uma característica marcante das áreas externas — e o sofá modular é uma solução que atende muito bem a essa demanda. Com a utilização dele, é possível mudar completamente a configuração dos móveis e a dinâmica dos ambientes de maneira fácil e prática, de acordo com as necessidades de uso e aproveitamento do espaço.  

Para aplicar essa tendência em seus projetos, evite os modelos genéricos e aposte em peças com design sofisticado, que consigam empregar personalidade à decoração. Atenção, também, à escolha de materiais de boa qualidade para garantir a elegância e a durabilidade do conjunto.  

6. União de conforto e sofisticação 

A época das mesas e cadeiras de plástico empilhadas no quintal acabou. O móvel outdoor agora é sinônimo de luxo e requinte, com peças que se destacam pelo gosto refinado que resulta do encontro entre o conforto e o design moderno. Assim, é possível criar ambientes únicos, leves e aconchegantes sem deixar a elegância e a harmonia de lado. 

As desejadas daybeds, por exemplo, já podem ser encontradas em combinações variadas de formatos e materiais, o que facilita muito a inclusão delas em projetos de dimensões diferentes e com estilos de decoração diversos. Além delas, é possível incluir itens como ninhos, carrinhos de chá, chaises ou canapés para deixar o ambiente ainda mais interessante. 

7. Tendência In & Out

O refinamento das novas coleções de itens para as áreas externas também faz com que o mobiliário destinado aos espaços de lazer não se diferencie muito dos móveis dos cômodos internos das casas, principalmente no que diz respeito à beleza e à conservação das peças. Dessa forma, a separação do que seria “dentro” e “fora de casa” é suavizada a ponto de quase desaparecer.

O resultado dessa unificação na qualidade do mobiliário é uma maior integração entre os ambientes, o que aumenta a sensação de amplitude e pertencimento da residência como um todo, expandindo o alcance das atividades que são realizadas interna e externamente. 

Não é só a durabilidade e a funcionalidade que importam no processo de escolha de um móvel outdoor: esse item também é influenciado por todas as variáveis que movimentam o universo da decoração residencial. Por isso, busque por fornecedores capazes de aliar alta qualidade e design para criar projetos cada vez mais surpreendentes e impecáveis. 

Quer oferecer produtos diferenciados aos seus clientes? Entre em contato com a Mac Design agora mesmo: estamos prontos para te ajudar! Você também pode nos acompanhar no Facebook, no Youtube, no Instagram e no Pinterest para estar sempre atualizado quanto às tendências em arquitetura e design de ambientes!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply