Canapé Linha Estarvim

Onde e como usar sofás canapés na decoração?

Os sofás canapés surgiram na França do século XVIII e fizeram muito sucesso durante o reinado de Luís XV e XVI. E, por serem tão lindos, esses móveis não foram esquecidos no passado: na verdade, eles se tornaram extremamente populares nos Estados Unidos depois do século XIX.

Se você se sente encantado pelos sofás canapés, mas não sabe como incorporá-los ao seu lar, fique tranquilo. Neste post, vamos explicar como essas peças podem embelezar a sua casa. Acompanhe:

O que são os sofás canapés?

Para entender o que são os sofás canapés, é interessante fazer um resgate histórico da palavra “sofá”. O termo vem da expressão árabe suffah, que pode ser traduzido como “um banco reclinável longo”. Já a palavra “canapé” vem do francês e é usada para descrever uma peça de mobiliário confortável.

O item, normalmente, é capaz de acomodar 3 pessoas com comodidade, já que as suas costas, os seus braços e os seus assentos são revestidos com tecido. Muitas vezes, o canapé francês tem elementos de madeira esculpidos de maneira muito requintada.

É importante ressaltar que o sofá comum é mais formal e menos confortável do que um canapé e que, geralmente, acomoda apenas 2 pessoas.

Como usar os sofás canapés?

Agora que você já sabe o que são os sofás canapés, pode, finalmente, entender a melhor forma de usar esse móvel para compor a decoração da sua casa. A seguir, vamos mostrar como essa peça sofisticada pode ser usada de diferentes formas. Confira:

Em ambientes vintage

Se a sua casa ou o seu apartamento conta com um ambiente em estilo vintage, você já sabe: o destaque fica por conta dos móveis clássicos. E, nesse caso, o sofá canapé pode ser a estrela da sua sala.

Procure um modelo do móvel na sua família, afinal, é provável que os seus avôs tenham um item como esse encostado no sótão (cá entre nós, peças com uma história de família por trás são ainda mais adoráveis).

Se esse não é o seu caso, visite, então, feiras, antiquários e lojas de móveis antigos. Fique atento aos detalhes, pois peças com detalhes feitos à mão — como o crochê e o patchwork — também são de grande ajuda na hora de dar um charme a mais aos cômodos retrô.

Apenas tome cuidado para não exagerar na ambientação e criar um cenário preso ao passado. É importante ter bom senso e, na dúvida, se ater à mobília com formas arredondadas e com tons mais neutros, como rosa, branco e dourado.

Em ambientes minimalistas

Só porque se tratam de peças vintage, não significa que os sofás canapés não podem ser usados na decoração moderna. Eles caem muito bem em ambientes minimalistas se empregados como ponto focal em cômodos compostos por elementos contemporâneos. Acredite: esse casamento é muito divertido e harmonioso!

Outra opção é apostar no móvel com uma releitura oferecida pelas lojas de decoração contemporânea.

Agora que você entende melhor sobre sofás canapés, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as opções que oferecemos. Basta acessar o nosso site!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply