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Presença online: 8 dicas valiosas para um arquiteto

A presença online pode auxiliar os escritórios de arquitetura na divulgação de seus produtos e/ou serviços, no crescimento dos negócios, na construção da imagem perante o público e no fortalecimento do networking. Entretanto, isso não significa apenas criar perfis em redes sociais: requer muita pesquisa, dedicação, atualização constante e disciplina.

Com um posicionamento estratégico bem planejado é possível aumentar consideravelmente o volume de clientes e vendas. Por isso, fique atento a estas 8 excelentes dicas que selecionamos para você e comece a construir uma reputação positiva e impactante na internet hoje mesmo. Boa leitura! 

1. Desenvolva uma identidade própria 

Segundo o adágio popular, “nada se cria, tudo se copia”. Embora o acompanhamento do que está em alta no mercado e das ações dos seus concorrentes seja muito importante para a construção e análise da sua estratégia de marketing, não se limite a isso. As possibilidades e a abrangência de suas ideias não devem se pautar pelo que está (ou não) sendo feito por outros profissionais de arquitetura.

O ideal é que seus clientes consigam reconhecer, sem muito esforço, o trabalho da sua empresa a partir de diferenciais relacionados a elementos como os detalhes dos projetos, o tipo de imagens compartilhadas, o estilo de comunicação adotado em textos e mensagens etc. 

2. Conheça a fundo o seu público 

Para alcançar o reconhecimento na internet e criar uma sólida presença online, é necessário que as características e objetivos da empresa sejam bem definidos, conhecidos e respeitados pelos criadores e pelos executores das ações de marketing que serão realizadas. Outro ponto importante consiste em reconhecer, ainda na etapa de planejamento, quais as qualidades que serão ressaltadas e quais as deficiências que precisam ser melhor trabalhadas.

Nesse sentido, conhecer a fundo o público-alvo é essencial para o sucesso das estratégias. Afinal, é a partir das preferências, dores e necessidades dos clientes que devem ser pautados os temas, conteúdos e informações que a sua organização compartilhará a fim de gerar resultados superiores.

3. Fale diretamente com sua persona 

As personas são personagens fictícios criados a partir do perfil e das características sociais, psicológicas e comportamentais do que seria o cliente ideal para uma empresa. Com tais elementos definidos, é possível desenvolver uma linguagem mais direta e adequada ao público-alvo da marca, permitindo que ele seja tratado como um indivíduo único.

Assim, é possível direcionar melhor a presença online do escritório para responder, com precisão, as necessidades e oferecer soluções aos problemas da persona, atendendo diretamente suas urgências e desejos. 

4. Considere o design 

Em ambientes virtuais com tantas informações e concorrência, a melhor forma de chamar a atenção para o seu conteúdo é investir em design. Para ser eficiente, ele deve transmitir os valores e as características mais significativas da sua marca, combinando-os com elementos que remetam a atributos como elegância, dinamismo, criatividade, profissionalismo, inovação, contemporaneidade ou qualquer outro que se queira associar à sua imagem.  

A representação visual (a ser utilizada tanto na estratégia on-line quanto na off-line) deve estar intimamente relacionada à identidade da marca, traduzindo em imagens toda a sua essencialidade. A proximidade do público com essas características é a grande responsável pela geração da empatia que, por sua vez, fomenta o interesse em seu conteúdo e estimula o compartilhamento. 

5. Gere uma presença online estratégica 

Uma estratégia multicanal adequada garante que sua empresa esteja presente em meios diversos, possibilitando que os clientes encontrem seus serviços, produtos, materiais e propostas mais facilmente na internet. A ideia geral consiste em disseminar seu conteúdo em formatos variados, diversificando o posicionamento de mercado do escritório e a percepção do público quanto a ele.

Dessa forma, a presença online da marca ocorre, ao mesmo tempo, no site, em um blog, nas redes sociais mais acessadas pelo público-alvo e, também, via e-mail. Essa estratégia pode, ainda, ser associada a métodos off-line como palestras, eventos, SMS, entre outros. 

6. Mantenha um cronograma de postagens 

Planejar uma linha editorial e mantê-la organizada é crucial para qualificar o gerenciamento da produção de conteúdos para as suas mídias. Não adianta estar presente em dezenas de canais e deixá-los com conteúdos desatualizados. Afinal, nenhuma empresa deseja ter sua imagem relacionada a conceitos depreciativos, tais como despreparo e falta de compromisso, não é mesmo? 

Portanto, seguir um cronograma é fundamental para manter a consistência de sua presença online, fazendo com que sua empresa esteja, sempre, na lembrança dos clientes. Além do conteúdo que será disponibilizado, é altamente recomendável esquematizar seu compartilhamento de um canal a outro. 

7. Monte uma boa lista de e-mails 

Essa é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação na internet. Os outros canais que compõem a sua presença online (como o site e o blog, principalmente) podem funcionar como uma rede para capturar e-mails de pessoas que se identificam com a marca e estão interessadas em seus produtos e/ou serviços.

Uma lista bem estruturada viabiliza, por exemplo, promover os seus conteúdos, ampliar e melhorar o relacionamento com o público-alvo, considerar a criação de um programa de afiliados e fazer pesquisas relevantes para melhorar, ainda mais, a sua estratégia. 

8. Produza conteúdos relevantes 

Uma vez que, atualmente, praticamente todos utilizam a internet para obter informações dos mais variados tipos, desde dúvidas do dia a dia até informações mais aprofundadas acerca de assuntos específicos, é simplesmente indispensável dispor de uma forte presença online.

Nesse contexto, sua empresa deve se posicionar muito além da propaganda, oferecendo o esclarecimento de incertezas e a solução de problemas, gerando os desejáveis sentimentos de confiança e gratidão por parte dos clientes.

É, justamente, a relevância do conteúdo produzido e disponibilizado pela marca que leva ao reconhecimento da organização como legítima autoridade no assunto, transformando-a em referência confiável e conceituada do segmento em questão.

Essas são algumas maneiras de garantir uma presença online eficaz para o seu escritório de arquitetura. Lembre-se de acompanhar de perto o resultado das ações, mensurando-os e buscando, constantemente, adequar suas estratégias para aumentar o engajamento do público e a satisfação dos clientes.

Gostou do artigo? Já começou a construir a imagem da sua empresa na internet? Deixe um comentário no post contando em quais canais você já está presente e qual será a primeira dica que você colocará em prática! Confira, também, nossas redes sociais: estamos no Facebook, InstagramPinterest e Youtube.

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