macbc Alexandre Voigt e Rafael Santos

Quais são as características dos móveis de luxo?

Vale a pena investir em móveis de luxo? Essa é uma questão que vive na cabeça de muitas pessoas que desejam decorar um ambiente, mas que não tem certeza do custo-benefício garantido por um investimento tão alto no mobiliário.

Primeiramente, é preciso entender que os móveis de luxo têm suas especificidades. Eles são criados com materiais nobres, por exemplo — algo capaz de evocar um sentimento de requinte e sofisticação a qualquer ambiente.

Neste post, listamos 4 características que tornam esses itens tão especiais. Você vai entender por que eles dão um toque diferente na decoração e despertam uma satisfação tão grande nas pessoas. Acompanhe:

Materiais de boa qualidade

Como é de se esperar, a qualidade dos móveis de luxo é superior em relação aos demais. Você sabe por que isso acontece? A resposta é bem simples: porque as madeiras empregadas na fabricação dessas peças são “especiais”.

Em geral, os materiais são selecionados a partir de um alto rigor de qualidade e devem estar de acordo com os parâmetros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), isto é, ter uma documentação de origem florestal.

As madeiras mais usadas são as brasileiras pau-ferro e pau-santo e as francesas carvalho e meresier.

Design exclusivo

Os móveis de luxo são produzidos de uma maneira diferente dos tradicionais. Em vez de usar de muita tecnologia para a produção, as peças de luxo são feitas com técnicas tradicionais de marcenaria.

A marchetaria — arte de ornamentar superfícies com diversos materiais, como pedras, metais e marfim — é apenas um exemplo.

Além disso, boa parte dos móveis de luxo são criados por designers renomados, que assinam as suas peças. Esse tipo de atitude só torna o mobiliário ainda mais exclusivo. Muito legal, não é mesmo?

Acabamento diferenciado

Se você tem um móvel de luxo, aproxime-se dele agora mesmo e repare nos detalhes. O acabamento desses itens, muitas vezes, é feito a partir de técnicas artesanais, como o fuxico, o patchwork e o amarradinho

Como resultado, as peças são itens únicos. Isso mesmo: uma vez que o mobiliário conta com parte da sua produção realizada de forma manual (isso se todo o processo não for artesanal!), o item nunca será idêntico a outro.

Produção em pequena escala

Com tanto trabalho e cuidado envolvido, os móveis de luxo não costumam ser montados na esteira de uma fábrica. Em vez disso, eles são desenhados sob encomenda, com o objetivo de atender as necessidades de um grupo de pessoas.

É por esse mesmo motivo que os móveis de luxo costumam ficar na mira das revistas especializadas em decoração, já que essas peças costumam inovar tanto no design quanto na sua composição de materiais.

Graças a esses diferenciais, os móveis de luxo são parte obrigatória de projetos de arquitetura e de design de interiores mais sofisticados. Afinal de contas, somente um mobiliário com todas essas características é capaz de dialogar tão bem com uma bela estrutura.

Você gostou deste post sobre móveis de luxo? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply