Captura de pantalla 2017-06-10 a las 1.22.05

Saiba como inovar na decoração de uma cobertura de prédio

Áreas de lazer externas são valorizadas em qualquer tipo de construção. Nos edifícios verticais, a cobertura cumpre muito bem a função de espaço aberto e pode ser aproveitada por todos os públicos, para diferentes atividades.

Com tantas possibilidades de uso, é claro que uma cobertura de prédio também merece uma decoração inovadora. Mas como atingir esse objetivo? Veja a resposta em todas as dicas deste post!

Aposte em revestimentos diferenciados

Nas áreas em que a cobertura possui telhado e paredes de vedação, a dica é usar materiais com maior brilho e detalhes, como o porcelanato, azulejo e pastilha. Os espaços abertos ficam melhor com as pedras naturais em formato irregular.

Lembre-se de que a parte superior do prédio tem contato frequente com a chuva e água da piscina e, portanto, demanda um acabamento antiderrapante no chão. Para isso, as peças texturizadas de cerâmica ou ladrilho hidráulico são ideais.

Falando da cor de piso, procure investir em revestimentos de tons claros nas áreas descobertas, de modo a refletir os raios solares e dispersar o calor gerado na cobertura.

Divida a cobertura de prédio em áreas distintas

Uma cobertura é melhor aproveitada quando sua área total se divide em diferentes espaços. A boa notícia é que você não precisar levantar novas paredes para isso, mas sim escolher os elementos que farão a delimitação dos ambientes. Algumas ideias:

  • estrutura pergolada: cria um nicho ideal para descanso e contemplação. Pode abrigar banquinhos, cadeiras e mesinha de chá;
  • divisória de cobogós: a altura é determinada pela quantidade de peças sobrepostas, podendo criar um muro baixo ou uma parede alta;
  • painéis vazados: a configuração vazada brinca com cheios e vazios e permite uma visual discreta entre os ambientes delimitados;
  • ripados ou grades: dividem ambientes com elegância e podem receber mudas de folhagens e trepadeiras;
  • cortina de fios: as cortinas pendentes do tipo móbile são ideais para delimitar espaços internos presentes na cobertura.

Procure móveis próprios para área externa

Os móveis escolhidos devem ser próprios para áreas externas, afinal, a cobertura é uma área sujeita à ação das chuvas, ventos fortes e que recebe muita poeira da cidade. Alguns fornecedores trabalham especificamente com esse tipo de mobiliário, o que garante um diferencial para quem busca peças duráveis e adaptadas às necessidades do projeto.

Trabalhe com níveis para obter volumes

Que tal quebrar a horizontalidade da cobertura de prédio com a disposição de diferentes níveis? O objetivo pode ser atingido com a instalação de decks, jardineiras e escadas em madeira. Esse material é perfeito porque mantém as novas estruturas leves e permite que sejam organizadas em configurações diferentes sempre que necessário.

Depois de pronto, aproveite para incluir pontos de iluminação nas superfícies dos novos níveis e também no seu entorno. Para isso, as luminárias do tipo spot embutido, arandela ou balizador são ideais.

Use cores nos detalhes e acessórios

Uma pintura trabalhada em tons neutros é ideal para refletir a luz solar e destacar os elementos naturais da cobertura do prédio. Se essa base é clarinha e discreta, não hesite em aplicar toques de cor em todos os detalhes, objetos decorativos e acessórios.

Aproveite a variedade de estampas e texturas para instalar redes de descanso e ombrelones ao longo da cobertura. Nas espreguiçadeiras, bancos, poltronas e cadeiras, você pode brincar com a adição de mantas ou almofadas em cores vivas e alegres.

Incorpore elementos naturais

Por fim, não poderíamos deixar de citar os elementos mais importantes de qualquer área externa: as plantas e flores. Em uma cobertura, escolha espécies resistentes ao calor e que demandem pouca manutenção.

Você pode plantar as mudas em jardineiras portáteis, suspensas ou em canteiros dispostos ao chão. A decoração do jardim ainda pode ganhar aromas e sabores com a inclusão de temperos e hortaliças.

Independentemente de seu tamanho, toda cobertura de prédio pode ser beneficiada com as dicas citadas. Para isso, é essencial que o autor do projeto disponha de criatividade e ousadia para adequar cada possibilidade às características existentes.

O post trouxe a inspiração desejada? Curta a página da Mac Design no Facebook e fique de olho em outras ideias e tendências!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply