veja-6-dicas-de-como-usar-cores-fortes-na-decoracao.jpeg

Veja 6 dicas de como usar cores fortes na decoração

Você que é amante dos tons mais marcantes não precisa abrir mão deles para ter um estilo moderno e sofisticado em sua casa. Além de serem tendência, as cores fortes na decoração proporcionam ambientes cheios de personalidade e ousadia e, claro, com muito charme.

Engana-se quem pensa que apenas as paletas claras conferem elegância a uma decoração. Vermelho, laranja, turquesa e demais cores nesses tons também têm o seu lugar. O segredo está no equilíbrio entre cores e os demais elementos.

Para ajudá-lo a usar as cores fortes da melhor maneira, selecionamos 6 dicas incríveis. Confira cada uma e mãos à obra!

1. Entenda as cores e suas propostas

A escolha das cores é uma das fases mais importantes de todo o projeto de decoração de um espaço. Cada cor tem sua proposta e acredite, elas despertam sensações nas pessoas. Por isso, você precisa pensar em cada cômodo da casa e o seu objetivo para aquele local específico.

Por exemplo, os toaletes são ambientes de relaxamento e limpeza. Cores refrescantes como verde e branco, caem muito bem. O escritório, por sua vez, é um local de concentração e geração de ideias. É interessante, então, mesclar cores neutras a tons de amarelo, que estimulam a criatividade e a inteligência.

A chamada psicologia das cores vai ser muito útil na hora de escolher a paleta de tons ideal. E o mais importante dos critérios é que tudo esteja alinhado com seu gosto e sua personalidade.

2. Harmonize as cores

A correta combinação das cores é essencial para o equilíbrio da decoração. É esta etapa que diferencia um ambiente agradável de um ambiente poluído e sobrecarregado. Para tanto é preciso levar em conta os aspectos abaixo.

Bases neutras

Os tons neutros como bege, gelo, branco e amadeirados são ideais para serem a base de projetos visuais que pretendem ousar nas cores vibrantes. Assim, você não precisa deixar suas cores favoritas de lado e mantém a harmonia do ambiente.

É recomendado que elas estejam presentes em pontos de mais destaque, tais como a maioria das paredes e os móveis maiores. Isso garante que você possa soltar a criatividade, e as cores, em outros elementos.

Cores frias e cores quentes

As cores frias trazem uma ideia de frescor, amplidão e leveza ao ambiente. Já as cores quentes trazem movimento, acolhimento, ou seja, aquecem o clima. O ideal é que você faça combinações que contemplem as cores nesses dois tons, a fim de balancear o efeito visual.

3. Considere o tamanho do local

As dimensões do ambiente fazem toda a diferença na hora de selecionar as cores. É importante ficar atento, mais uma vez, aos efeitos que as cores geram.

Ambientes grandes

Espaços muito extensos precisam parecer mais aconchegantes e acolhedores. Para isso, as cores fortes e os tons mais escuros são perfeitos. Isso porque essas tonalidades causam a sensação de diminuir o tamanho do local.

Cuide apenas para não pesar a mão nas cores escuras, para que não tenha excesso de sobriedade e nem frieza.

Ambientes pequenos

As melhores amigas dos ambientes pequenos são as tonalidades claras. Elas promovem uma impressão de ampliação do tamanho do ambiente e o deixam mais arejado. Caso seu espaço seja pequeno, aplique as cores fortes nos detalhes (como vamos ensinar).

Como o espaço é pequeno, os tons fortes podem causar sensação de abafamento, de lugar apertado. Portanto, use essas cores de forma moderada.

4. Evite exageros no ambiente

Quando se decide usar tons marcantes na decoração é preciso livrar-se da palavra exagero. As cores estão em alta nos mais diversos estilos, desde o romântico, passando pelo vintage, até chegarmos aos estilos industrial e escandinavo, por exemplo.

Contudo, a sofisticação vem da distribuição harmoniosa das cores entre todos os elementos do projeto de decoração. Inclusive, entre a sintonia dos cômodos (sim, os cômodos precisam estar alinhados em uma mesma ideia, para que não vire uma bagunça e nem uma competição de estilos).

Desse modo, se você escolheu destacar uma parede, ou mesmo investir em um sofá ou mobiliário bem colorido, não use muitos artigos decorativos como quadros, porta-retratos, caixas, tapetes, pôsteres, papel de parede, entre outros, em um mesmo lugar. Escolha elementos curingas e verá como o visual agradece.

5. Conte com uma iluminação adequada

Os espaços que usam cores fortes em sua composição podem vir a parecer escuros. Para evitar essa impressão, será necessário contar com uma boa iluminação, para assegurar a leveza do local.

Aposte em lâmpadas em tons brancos, em vez de amarelados e se for preciso, use em mais de um ponto do ambiente. Instale também espelhos e insira objetos transparentes junto aos coloridos.

Se for possível, use e abuse da luz natural, com janelas amplas e de vidro. Além de iluminar o espaço, ainda oferece uma boa ventilação.

Aposte também nos pisos e revestimentos em tons claros, já que eles colaboram para um ambiente mais clean.

6. Dê uma chance aos detalhes

Os detalhes são pontos-chave em uma decoração que pretende utilizar cores fortes em sua paleta. Eles são excelentes opções para quem quer aplicar os tons fortes, mas sem ousar demais.

E o melhor, podem estar em harmonia com os elementos de destaque sem problema algum. Logo, se você ainda está receoso com as cores mais intensas, aposte nelas em pequenas porções.

Você pode optar por luminárias, porta-retratos, molduras de quadros e espelhos, jarros, tapetes, almofadas, mantas para sofá, adesivos, cortinas, lustres, pôsteres e mais uma infinidade de objetos.

Para os quartos, inclusive de crianças, é mais interessante que as cores mais chamativas estejam nesses pontos, a fim de não comprometer o clima de descanso do ambiente.

Com essas ideias, certamente você está ainda mais animado para usar as cores fortes na decoração da sua residência. Seja qual for o estilo do seu projeto visual, as cores fortes têm sempre um toque de charme e ousadia para acrescentar.

Elas levam vida e movimento para os ambientes. E como vimos, podem fazer parte de todos as partes da casa, desde que usadas na dose certa. Fique de olho nas tendências e aproveite para ter em sua casa aquela cor que enche seus olhos.

Gostou das nossas dicas sobre como usar as cores fortes na decoração? Então, compartilhe-as com seus amigos em suas redes sociais! Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply