voce-conhece-a-decoracao-clean-aprenda-como-aplicala-no-ambiente.jpeg

Você conhece a decoração clean? Aprenda como aplicá-la no ambiente

Tonalidades neutras e visual minimalista são os atributos essenciais na decoração clean. Esse estilo é uma forte tendência nos projetos arquitetônicos atuais, levando sofisticação e elegância a todos os ambientes da residência.

Conhecido pela praticidade em contar com elementos funcionais na composição do layout, o design oferece um aspecto agradável aos moradores e cria a sensação de amplitude em qualquer cômodo.

Para complementar o seu projeto de decoração, neste post apresentamos algumas dicas fundamentais para aliar conforto e modernidade por meio da decoração clean. Confira!

Aplique as cores certas

Os tons suaves e claros são investimentos perfeitos aos estilos de projetos decorativos neutros, pois facilitam na harmonização com qualquer cor. Ainda que pareça controverso, criar contrastes por meio de uma paleta de cores equilibrada faz parte do estilo clean; isso evita que o ambiente tenha uma atmosfera monótona.

Assim como a cor preta, as tonalidades vibrantes podem ser muito bem utilizados em pontos estratégicos para marcar a decoração. Seja nos acessórios de iluminação, poltronas, almofadas, tapetes ou pequenos nichos para auxiliar na organização, as cores que fogem do neutro criam mais movimento ao olhar, sendo ótimos complementos ao projeto.

Utilize tons claros nas paredes

Nem só de branco vive o clean, não é mesmo? O uso das cores nas paredes é capaz de transmitir variadas sensações. No caso desse estilo de decoração, a vantagem de optar pelos tons claros é que eles colaboram com a iluminação e facilitam a harmonização com o restante do ambiente, podendo ser combinados com pisos de madeira escura ou porcelanato claro. Confira as melhores opções de tonalidades para as paredes.

Branco

Independentemente do estilo de decoração, o branco é uma das cores mais escolhidas na pintura das paredes internas. Ainda que transmita pureza e paz, esse tom tende a ampliar os ambientes de maneira natural e agregar elegância.

Cinza

Se o projeto tem como base a decoração minimalista com um aspecto mais sério, nada melhor do que o cinza para reproduzir a personalidade dos moradores. Como possui diferentes tonalidades, é bom lembrar que as paredes claras são as melhores opções para manter a sofisticação.

Gelo

O gelo é uma solução espetacular para fugir do branco tradicional! Ele evita que o ambiente fique pálido e frio como quando pintamos as paredes de branco. Além disso, essa cor possibilita a instalação de móveis brancos sem que o cômodo se torne um local apático e sem vida. Utilize alguns elementos coloridos como pontos focais, assim como nas outras opções.

Crie um bom projeto de iluminação

A iluminação é o componente fundamental em todo projeto de decoração clean. Aproveite a luz natural por meio de janelas amplas com cortinas produzidas em tecido fino e tons claros. No caso dos quartos e sala de TV, é possível aplicar os modelos duplos que impedem a passagem da luz solar quando necessário.

Uma dica interessante para casas e apartamentos pequenos é a utilização de espelhos em locais estratégicos. Ao lado oposto às janelas ou em frente a uma parede tão charmosa como o próprio espelho, esse item ampliará o tamanho do cômodo e dará mais destaque ao elemento refletido.

Quanto à iluminação artificial, ela deve proporcionar funcionalidade, beleza e sustentabilidade ao espaço. Contudo, considerando que cada cômodo tem sua função, os princípios relacionados à temperatura de cor das lâmpadas são muito válidos nos projetos de decoração clean.

Por exemplo, as lâmpadas amarelas favorecem o relaxamento e a sensação de acolhimento e, por conta do seu aspecto quente, são ótimas para serem instaladas em quartos, salas de estar e de jantar. Já as luzes brancas, são frias e estimulam a concentração, sendo excelentes quando acrescentadas nas cozinhas e home office.

Invista em mobiliários modernos

O bom resultado de um projeto decorativo mais clean é a preferência por móveis multifuncionais, sofisticados e sem muitos detalhes. Com relação às cores, é possível estabelecer a base do design em tons neutros e criar elementos focais com tonalidade mais vibrante, como vermelho, roxo, amarelo ou turquesa. Contudo, cuidado com os excessos, pois os pontos coloridos não devem descaracterizar a atmosfera minimalista.

Para uma composição mais acolhedora, uma alternativa interessante são as mobílias feitas em madeira, principalmente quando a matéria-prima é aplicada em mesas de canto, armários de cozinha, mesa e cadeiras de jantar, cabeceiras de cama ou qualquer outro móvel do qual mereça um destaque no design.

Componha o cenário com flores e plantas

Além de colorir e deixar o ambiente mais agradável, as plantas criam a sensação de leveza, primordial para a decoração clean. Nessa situação, é recomendado escolher plantas e flores que se adaptem ao espaço interno para que elas se desenvolvam com saúde.

Para destacar ainda mais a presença da natureza, priorize os vasos que combinem com os elementos do local. Os modelos fabricados em cimento queimado são possibilidades que se integram muito bem ao ambiente moderno que a decoração oferece.

Aposte nos acessórios de vidro

O vidro se ajusta perfeitamente com esse estilo de projeto, oferecendo um aspecto sofisticado ao local. Para isso, prefira aplicar esse material em peças decorativas grandes, como mesa de jantar, mesa de centro, vasos, aparadores ou criado-mudo. Os objetos pequenos são encarados como itens sobressalentes, portanto, evite-os nesse estilo de design.

Opte por tapetes claros

Os modelos podem ser felpudos, de fibras naturais ou qualquer outro modelo que exista no mercado, o essencial é que sejam claros para não desequilibrar o restante da decoração. As melhores alternativas são os tapetes com poucos detalhes e em formatos quadrados ou retangulares para facilitar a combinação com os móveis de linhas retas.

O design minimalista proporciona muitos benefícios para uma casa ou apartamento. Como dispensa muitos detalhes, é perfeito para pessoas práticas e que admiram um lar organizado. Por conta do estilo exigir móveis lineares, a limpeza fica muito mais simples.

Você curtiu este post sobre decoração clean? Tem outra recomendação interessante para sugerir? Então deixe um comentário neste conteúdo e compartilhe a sua opinião sobre o assunto com todo mundo. Além disso, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Pinterest!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply