voce-sabe-como-usar-a-mesa-de-centro-na-decoracao.jpeg

Você sabe como usar a mesa de centro na decoração?

A mesa de centro é um dos móveis mais estratégicos para a decoração de um ambiente. Aliás, o seu próprio nome já dá pistas da sua relevância no espaço: ficando no centro de tudo, é natural que chame a atenção e diga muito sobre o estilo de decoração e até mesmo a personalidade dos donos da casa.

Neste artigo, vamos entender como utilizar a mesa de centro na decoração: falar dos estilos possíveis para o móvel, da importância de se acertar nas medidas, de como os objetos de decoração podem ser utilizados na mesa e os cuidados diários. Acompanhe a leitura e acerte na escolha!

O estilo

Para escolher o estilo adequado da mesa de centro, é preciso levar em consideração toda a decoração do cômodo em questão. É possível harmonizar por contraste ou por complemento.

Por exemplo: se a sala seguir uma decoração clássica e tradicional, a mesa de centro pode estar dentro da mesma linha, trazendo um conjunto harmonioso e coerente. Porém, para aqueles que são um pouco mais ousados, a mesa pode também ser moderna, colorida, em um estilo contemporâneo e inovador. Nesse caso, ela vai ser o ponto de destaque da decoração, o que pode funcionar muito bem.

O mesmo vale para um ambiente minimalista, que pode funcionar com uma mesa nesse estilo ou com algum móvel bem complexo e barroco. 

Então, o importante na hora de se escolher o estilo do móvel — se ele será mais clássico ou moderno, com desenho mais elaborado (como madeira entalhada) ou traços retos e minimalistas — é o objetivo a ser alcançado.

Por isso, pense no ambiente como um conjunto, avalie o estilo dos outros móveis e busque aquela solução que fique harmoniosa, encantadora e cheia de estilo. E, claro, antes de tomar a decisão, é importante pesquisar referências e conhecer as inúmeras possibilidades disponíveis no mercado. Certamente você encontrará algo ideal para o que está buscando!

O formato adequado

É importante saber que a escolha do melhor formato de mesa de centro pode fazer toda a diferença na impressão geral do ambiente e mesmo na praticidade de uso no dia a dia.

Assim, se o ambiente for muito pequeno e com dimensões mais proporcionais, a mesa deve ser igualmente quadrada ou redonda para que traga equilíbrio e harmonia para o espaço.

Por outro lado, se a sala for estreita e retangular, vale a pena apostar em mesas retangulares e ovais, que vão tornar o conjunto mais funcional e o aspecto geral mais elegante.

Em ambientes muito grandes, vale ousar e utilizar não uma, mas um conjunto de mesas de centro. Quatro mesas assimétricas, de materiais diferentes, mas com desenhos parecidos, podem ser um ótimo caminho para ocupar o espaço central com elegância e bom gosto. Que tal experimentar?

As medidas perfeitas

Independentemente do estilo ou do formato escolhidos, algumas regrinhas são fundamentais no momento de escolha da mesa de centro. É preciso lembrar que a circulação de pessoas no ambiente acontece, inevitavelmente, em volta desse móvel e, por isso, as medidas devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

Recomenda-se que exista pelo menos 60 centímetros entre a mesa e o sofá (ou qualquer outro móvel) para que seja possível circular com conforto. Portanto, antes de fazer a escolha, não deixe de tirar as medidas da sala e dos outros móveis instalados ali.

Além disso, lembre-se de que a altura da mesa de centro deve ser sempre igual ou inferior à altura do sofá. Uma mesa de centro muito alta acaba se tornando desconfortável e muito pouco prática, sobretudo porque o esperado é que a mesa sirva como base para objetos de decoração ou de uso no dia a dia.

No caso dos objetos de decoração, uma mesa alta pode fazer com que o conjunto atrapalhe a visibilidade, seja da televisão ou das pessoas que estão do outro lado. E para a utilização de objetos (copos, controle remoto, etc.), a mesa alta dificulta o acesso. Por isso, lembre-se sempre de que a altura do sofá é o limite.

Os itens de decoração

Escolher os objetos que serão dispostos na mesa de centro tem muito mais a ver com a personalidade dos donos da casa do que com regras preestabelecidas. É claro que existem algumas tendências que geram resultados ótimos, com conjuntos elegantes e charmosos. No entanto, essas escolhas devem ser feitas com base no estilo de cada um, que deve optar por aquilo que mais tem a ver com as suas preferências.

Colocar alguns dos seus livros preferidos na mesa de centro é sempre uma ótima opção, enfeitando o ambiente e permitindo que os convidados conheçam um pouco mais de você.

O mesmo vale para lembranças de viagem, objetos antigos, velas e até álbuns de retrato. Aqui, vale pensar no conjunto: procure escolher aqueles objetos que combinem entre si, seja pelas cores, pelo formato ou pelos materiais.

Lembre-se também de não colocar objetos muito altos, que podem atrapalhar na visibilidade, como já mencionado anteriormente.

O uso diário

Pensar na decoração e no impacto visual na hora de escolher a mesa de centro ideal é fundamental. Entretanto, não é possível se descuidar da sua utilização no dia a dia.

Assim, deve-se sempre pensar nos moradores da casa e em como eles vão interagir com esse móvel. Em uma casa com crianças ou idosos, vale evitar mesas com tampo de vidro ou espelho, que podem se quebrar com o impacto, trazendo grande risco.

Da mesma forma, uma mesa de centro para a sala de televisão tem um uso completamente diferente de uma mesa para a sala de estar. Por exemplo, na televisão, vale fugir da madeira para que não haja preocupação com manchas a cada vez que alguém apoiar um copo ali. Pense sempre no uso antes de tomar uma decisão.

Acertar na escolha da mesa de centro pode ser bem simples. Basta estar atento às características do cômodo, ao estilo dos moradores da casa e, claro, às tendências do mercado.

São muitas as possibilidades de escolha, e não tenha dúvidas de que a mesa de centro ideal vai fazer toda a diferença no espaço. Para acompanhar essas e muitas outras tendências de decoração, assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo de qualidade, com as melhores referências nacionais e internacionais de design e decoração!

 

Você gostou deste post sobre mesas de centro? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply