Screen Shot 2017-11-01 at 14.41.45

Zaha Hadid: conheça sua obra e inspire-se nessa artista

No mundo da arquitetura e da arte, é fundamental conhecermos os artistas que vieram antes de nós. Eles estabeleceram as bases dos fundamentos da arquitetura e, por meio de seu trabalho e estilo, levaram a arte adiante.

Portanto, no post de hoje, você conhecerá melhor Zaha Hadid, um dos maiores ícones da arquitetura de todos os tempos. Continue a leitura, descubra a força do legado de Hadid e inspire-se no trabalho inovador e único da arquiteta. Vamos lá?

Ousada e inovadora: a mulher por trás da arte

Um dos motivos que levaram Zaha Hadid a se tornar um dos maiores nomes da arquitetura de todos os tempos foi o modo com que ela transmitia sua personalidade irreverente e ousada em seu trabalho.

A artista anglo-iraquiana faleceu em 2016, aos 65 anos. No mês anterior à sua morte, Hadid se tornou a primeira mulher a receber a Medalha de Ouro do British Architects Gold Medal, a maior honraria concedida aos arquitetos do Reino Unido. Em 2004, ela já havia feito história ao se tornar a primeira mulher a receber sozinha o Pritzker, maior prêmio da arquitetura mundial.

Audaciosa, Hadid nunca mediu a ambição em seus projetos que, assim, ganhavam formas inovadoras conquistadas por meio de grandes orçamentos. Como qualquer artista visionário, portanto, Hadid foi aclamada por muitos e criticada por tantos outros.

Sempre interessada em imbuir seus projetos de humanidade, Hadid era uma grande estudiosa das pessoas e das cidades onde suas obras seriam erguidas. Afinal, para ela, a arquitetura existe como extensão do lugar, e precisa se conectar à cidade.

Ambiciosas e visionárias: as obras de Zaha Hadid

Inesperadas formas contínuas percorrendo construções de tamanho monumental. Hadid definitivamente trabalhou firmemente para garantir que suas obras atraiam olhares ao redor do mundo, já que seus projetos ganharam vida em todos os cantos do planeta.

Mas, para a arquiteta, a obra em si não tem valor quando desconectada de seu contexto. Como é o cotidiano da cidade em que o projeto será erguido? Como as pessoas vão usá-lo no dia a dia? Como a obra afetará e complementará seus arredores?

Hadid pensava em tudo isso para entregar um trabalho capaz de sobrepor-se ao ambiente e, assim, tornar-se parte integral dele. Portanto, essa grandiosidade presente em suas obras é resultado desses estudos, e não algo que existe apenas por existir.

Modernidade e beleza: os principais projetos da arquiteta

Hadid projetou desde centros culturais até complexos empresariais. Sua obra está espalhada pelo mundo, em uma demonstração da diversidade e da complexidade de seu trabalho. A seguir, separamos algumas de suas principais obras:

Heydar Aliyev Center

Situado no Azerbaijão, o centro cultural Heydar Aliyev é o exemplo perfeito da maneira com que Hadid integrava arquitetura e cidade.

Através do uso intenso de branco, curvas e vidro, a arquiteta deu vida a um edifício tão acessível às pessoas quanto à praça em que ele se situa. Afinal, para Hadid, a arquitetura ganha significado também a partir do uso que o público faz dela.

Centro Aquático de Londres

Construído para as Olimpíadas de 2012, o Centro Aquático de Londres foi inspirado pela fluidez e movimento da água.

Elevando-se do solo como uma onda, o centro foi especialmente projetado para abrigar confortavelmente 17.500 espectadores para os Jogos Olímpicos. Após o evento, o local é capaz de receber 2.000 pessoas. Outro diferencial é a possibilidade de alterar o volume e o tamanho das piscinas, adaptando-as a cada prova.

Museu MAXXI

O Museu MAXXI trouxe nova vida a uma área nobre de Roma e, hoje, é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Construído para abrigar obras do século XXI, o próprio museu é também uma obra de arte.

Em 1999, um júri selecionou Hadid para revitalizar os antigos quartéis que ficavam no local em que atualmente é o museu. A construção demorou mais de uma década para ser finalizada e, em 2010, o MAXXI foi inaugurado.

Gostou de mergulhar no trabalho e na mente dessa artista única? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente Zaha Hadid para seus amigos e colegas!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply