Atualmente, o planeta vem sofrendo com aumento da temperatura, enchentes e outros desastres naturais. Especula-se que as modificações feitas pelo homem sejam a principal causa desses efeitos na natureza. E se pudermos diminuir o impacto das nossas ações? Um passo importante é começar a construir casas sustentáveis.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é a capacidade de se manter dentro de um ambiente sem causar impactos sobre ele, ou seja, sem degradá-lo ou destruí-lo. É utilizar os recursos naturais de forma inteligente para que as gerações futuras possam usufruir desses mesmos recursos. Reciclagem do lixo, economia de água e de energia elétrica são pequenas atitudes que contribuem para a sustentabilidade. Podemos fazer mais!
Como construir casas sustentáveis?
Apesar de esse tipo de construção poder ter custo maior, as casas sustentáveis provocam menos desperdícios e gastos, gerando retorno em alguns anos.
A seguir, cinco dicas de como construir casas sustentáveis. Você também pode usá-las para adaptar a sua casa já construída.
1. Faça um estudo climático da área
Saber a direção do vendo predominante, a posição do Sol durante o ano, a quantidade de chuva e a variação da temperatura é importante para o projeto. Essas informações serão utilizadas para determinar a orientação de portas e janelas, a fim de aproveitar melhor os ventos e a luz solar, diminuindo a necessidade de iluminação e refrigeração artificiais. Também são úteis para saber se o projeto será focado no aquecimento ou no resfriamento, dependendo da região.
2. Reaproveite a água
Se a sua casa fica em região chuvosa, inclua no projeto a captação e o armazenamento de água. A água da chuva não é considerada potável para consumo humano, mas é uma água limpa, podendo ser utilizada para a limpeza da casa, de automóveis e sanitários. Existem diversos tamanhos de cisternas para o armazenamento da água da chuva, com modelos que podem ser enterrados ou não.
Outra opção é o reúso da água. Nesse processo, pode ou não haver tratamento da água, dependendo da finalidade do seu reúso. Até mesmo água de esgoto pode passar por processos de tratamento e ser utilizada para regar jardins e lavar quintais.
3. Tenha telhado verde
Telhado verde é a aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável. Esse tipo de telhado absorve parte da água da chuva, serve como isolamento térmico e até mesmo acústico, além de produzir oxigênio e melhorar a qualidade do ar das proximidades. Além disso, ele pode mudar o visual da sua casa, podendo se transformar em um lindo jardim e até mesmo em um campo de minigolfe!
4. Use energia solar
No Brasil, o sol brilha mais de três mil horas por ano, e podemos aproveitar parte dessa energia para gerar eletricidade, instalando células fotovoltaicas. Essa energia pode ser armazenada e utilizada para ligar aparelhos domésticos. Além disso, desde 2012, a Aneel permite que qualquer pessoa que gerar sua própria eletricidade pode compartilhá-la com a rede de distribuição, reduzindo a conta de luz.
Outra maneira de aproveitar a energia solar é pelo aquecimento. O aquecimento solar difere da energia solar, pois serve somente para o aquecimento da água, não para a geração de eletricidade. Essa solução é bem útil em substituição ao chuveiro elétrico.
Em conjunto, a utilização de lâmpadas de LED também ajuda na diminuição do consumo, já que elas gastam menos energia e têm vida útil de décadas.
5. Construa com materiais verdes
Materiais verdes são materiais feitos do reaproveitamento do que seria descartado ou cuja fabricação e descarte provoquem menor impacto ambiental. Exemplos desse tipo de material são:
- Tijolo ecológico: existem em diversas opções de matéria-prima, como terra-cimento e adobe (terra, água e palha). Pode ser feito in loco e não precisa ser queimado, poluindo menos.
- Madeira certificada e de demolição: a certificação garante que a madeira seja derivada de áreas de reflorestamento e que sua extração não afete o ecossistema. A madeira de demolição é feita da serragem prensada dos restos de construção, que ajuda a diminuir o entulho.
- Telhas ecológicas: fabricadas com resíduos sólidos das embalagens longa vida, são compostas de papel, plástico e alumínio, sendo totalmente recicláveis.
Em sua próxima construção ou reforma, contribua para menor desperdício e melhor aproveitamento de recursos utilizando estas dicas. O que achou? Vai utilizá-las? Deixe o seu comentário!
Leave a Reply