como-fazer-network-na-area-de-arquitetura-e-decoracao.jpeg

Como fazer network na área de arquitetura e decoração?

Muita gente ouve o termo networking e acredita se tratar de um conceito totalmente novo. Se você trabalha na área da arquitetura e decoração, sabe que essa ferramenta sempre fez parte da carreira e é crucial para a criação de boas redes de relacionamento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, até os profissionais que sabem como fazer network podem encontrar dificuldades na aquisição de novos contatos. Também é o seu caso? Então, confira as dicas do post e garanta sucesso nessa missão!

4 dicas de como fazer network em arquitetura e decoração

Todo designer ou arquiteto sabe que precisa se relacionar constantemente com grupos variados de pessoas. No entanto, aproveitar cada um desses momentos para conquistar a confiança de novos fornecedores, clientes e parceiros demanda preparo pessoal e muita força de vontade.

Para ajudá-lo, listamos 4 dicas para aplicar no seu network:

1. Compareça a eventos da área

Muita gente não percebe, mas parte do sucesso da vida profissional é gerado a partir de redes de contato de qualidade. Ao manter relações próximas com outras pessoas que atuam na área da arquitetura e design, você aumenta as chances de encontrar trabalhos de destaque e contatar novos clientes.

Se você ainda não tem um grupo com o qual se identifica, pode começar participando ativamente dos eventos de design e decoração. Até mesmo as pequenas feiras de móveis, exposições de artesanato e concursos de projetos dão acesso a uma infinidade de contatos que podem vir a se tornar ótimas parcerias no futuro.

2. Faça parcerias com engenheiros

Tanto arquitetos quanto designers podem se beneficiar das parcerias com profissionais da área da engenharia. Muito mais do que unir o conhecimento de técnicas construtivas com o paisagismo e a decoração de interiores, esse tipo de relação mais próxima amplia muito a rede de contatos dos envolvidos.

Ligar seu nome ao escritório de profissionais que atuam diretamente com projetos pode levá-lo a participar da criação de outros trabalhos. Quanto mais puder se envolver e participar dessas oportunidades, maiores as suas chances de construir uma carreira sólida e contatar fornecedores ou clientes em potencial.

3. Realize cursos e workshops

Uma das melhores formas de entrar em contato com profissionais da mesma área de atuação é fazer cursos e workshops de arquitetura ou design. A vantagem é que, além de conhecer, dialogar e trocar experiências com os colegas, você também adquire conhecimentos que complementam a vida profissional.

Além dos cursos específicos, procure consumir também outras formas de arte e cultura presentes nas mais simples atividades. Frequente o cinema, teatro, leia as notícias e se torne uma pessoa mais interessante aos olhos dos contatos recentes.

4. Mergulhe nas tendências

Um bom profissional conhece os principais estilos e movimentos que ocorreram na história da arquitetura e do design. Embora esta seja uma base de conhecimento interessante, ela não é suficiente para que você ganhe destaque como profissional.

Entenda que grandes eventos podem abordar inúmeros assuntos, mas muitos deles são voltados aos últimos lançamentos e tendências do universo da arquitetura e decoração. Nessas condições, o profissional que mostra conhecimento abrangente do que está em alta leva a preferência na hora de fazer contatos e parcerias.

Por fim, atualize-se e mantenha a mente aberta para absorver novos conhecimentos e apresentar-se como uma pessoa antenada e que possui opinião.

Agora que você sabe como fazer network com eficiência, não perca tempo e prepare-se para trocar diálogos e experiências ricas na área. Não se esqueça também de marcar presença em locais que possam te conectar com novas oportunidades.

Quer mais dicas sobre o mundo da decoração e arquitetura? Assine a Newsletter da Mac Design e fique por dentro das novidades!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply