como-usar-poltronas-decorativas-na-varanda-descubra-aqui.jpeg

Como usar poltronas decorativas na varanda? Descubra aqui!

Escolher poltronas decorativas para varanda é uma tarefa que exige atenção. Sinônimo de descanso e lazer, esse espaço se tornou um refúgio que contempla atividades diversas, que vão da leitura de um livro ao almoço com convidados no fim de semana, e seus móveis precisam ser — além de bonitos e confortáveis — muito resistentes.

A área externa se transformou em uma das mais valorizadas de uma residência graças à tendência das varandas gourmet, um espaço pensado para abrigar pequenas reuniões em apartamentos compactos que hoje está presente em construções de todos os estilos e tamanhos.

No post de hoje, iremos te mostrar como tornar seus projetos de varanda atraentes, acolhedores e funcionais com a utilização de poltronas decorativas:

Utilize os materiais mais adequados

Áreas externas estão sujeitas à incidência de sol, chuva e até granizo e outras intempéries em algumas localidades. Por isso, as poltronas decorativas precisam ser compostas por materiais resistentes de alta qualidade para ter sua beleza e durabilidade garantida.

Há diversas opções de materiais de base e acabamento no mercado, mas nem todos são adequados para área externa. Plástico, por exemplo, desbota, resseca e quebra com facilidade. Veja as escolhas que são mais indicadas:

Aço inox (ou aço inoxidável)

Material inicialmente utilizado na indústria bélica, foi introduzido no mobiliário domiciliar em 1925 com a icônica poltrona Wassily, criada pelo arquiteto e designer húngaro-americano Marcel Breuer, aluno da primeira geração da Bauhaus, e eternizado por um professor da mesma escola — o arquiteto germano-americano Mies van der Rohe — com a criação da poltrona Barcelona em 1929.

O aço inox é resistente à ferrugem, sendo indicado para uso em áreas externas sujeitas às variações do clima e até maresia. As peças com esse material são versáteis, elegantes, sofisticadas e com design marcante.

Alumínio

Resquícios de seus componentes foram encontrados em vasos persas com mais de sete mil anos, mas sua produção em quantidade só foi iniciada em 1869. Por mais de uma década ele ainda foi considerado um metal raro, semiprecioso, até que em 1886 estudantes de química desenvolveram a maneira de produzi-lo em larga escala.

Mais leve e com custo de produção menor que o do aço, ele chegou às residências em forma de utensílios, ferragens e esquadrias. A partir dos anos 50, ele começou a fazer parte da decoração e os móveis de alumínio passaram a brilhar (literalmente) em jardins e áreas com piscina por causa da sua resistência à corrosão.

Leve, moderno, resistente e de fácil manutenção, o alumínio também é uma ótima opção para áreas externas, devendo ser mantido seco para evitar o aparecimento de manchas.

Fibra sintética

É composta de polipropileno (plástico moldado) com adição de produtos que a protegem de descoloração e ressecamento. Por isso, é resistente ao clima, a altas temperaturas, não desbota nem mancha e um único fio aguenta mais de 10 kg de tração.

Essa resistência faz com que produtos compostos de fibras sintéticas sejam bastante duráveis e os tornam mais indicados para varandas e áreas com piscinas do que os que são feitos com fibras naturais.

Mesmo produzida artificialmente, a fibra sintética mantém um aspecto natural e consegue transmitir aconchego, conforto e personalidade aos ambientes em que é utilizada.

Madeira

Requer mais cuidados para manter suas características intactas. Móveis de madeira podem ser utilizados em ambientes externos porque recebem tratamento com produtos que os tornam resistentes à ação do clima, mas essa proteção deve ser renovada esporadicamente.

Imponentes, robustas, bonitas e duráveis, poltronas de madeira ficam perfeitas em jardins e varandas com plantas.

Tecidos e acabamentos

Também devem ser escolhidos com cuidado, pois precisam ser de alta qualidade, impermeáveis e de fácil manutenção para que não haja ressecamento e rasgos com o tempo.

Alguns dos mais indicados são:

  • tecido italiano;

  • sling;

  • fita náutica.

Acerte no tamanho das poltronas decorativas

Há uma grande diversidade de modelos, com larguras e alturas diversas. Suas escolhas devem ser de acordo com o tamanho da área disponível para não comprometer a circulação ou a abertura de portas e janelas. Se houver armadores na varanda, cuide para que os móveis não impeçam a utilização das redes.

As poltronas redondas normalmente exigem mais espaço, então, são mais indicadas para varandas espaçosas e abertas ou para jardins amplos.

Combine o estilo das peças com a decoração

A enorme variedade de modelos permite que as poltronas decorativas se harmonizem com distintos estilos de decoração.

As de aço inox, por exemplo, foram muito usadas na década de 60 e se encaixam tanto no estilo retrô quanto no moderno. As de alumínio também podem ser usadas em um ambiente vintage, mas seu visual também se encaixa nos estilos industrial e urbano.

As poltronas de fibras sintéticas e madeira têm aspecto distinto de acordo com seu acabamento: mais rústico (mogno ou imbuia), mais romântico (branco ou com tons suaves), mais natural (palha ou cor original da madeira) ou despojado com cores mais vivas.

Associe as poltronas decorativas a outros itens

Para deixar seu projeto completo, inclua — de acordo com o espaço disponível — outros itens que interajam com as poltronas e deixem o ambiente mais rico e funcional, como:

Saiba os cuidados que os móveis de varanda precisam

Para que os móveis de áreas externas mantenham suas características originais por mais tempo, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Em geral, a limpeza deve ser feita com um pano macio seco ou com detergente neutro. Produtos abrasivos devem ser evitados.

Para manutenção de acabamentos que exigem aplicação de produtos como ceras automotivas (pintura brilhante em alumínio), silicone líquido (pintura fosca em alumínio) e outros (como o verniz para madeira), siga a indicação dos fabricantes.

Varandas já são ambientes atraentes por natureza. Com um bom projeto e a escolha das poltronas decorativas corretas, então, ficam irresistíveis: um verdadeiro refúgio na rotina atribulada do cotidiano moderno.

Conseguimos acabar com suas dúvidas sobre poltronas decorativas para varandas? Entre em contato conosco que teremos a maior satisfação em contribuir com seus projetos. Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply